Exercícios sobre a União Ibérica

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a União Ibérica e veja a resolução comentada.

Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa

Questões

  1. Questão 1

    Qual problema aconteceu na monarquia portuguesa após o desaparecimento do rei Dom Sebastião?

  2. Questão 2

    Quais os interesses do rei espanhol Filipe II com a união entre as coroas portuguesa e espanhola?

  3. Questão 3

    Produza um pequeno texto relacionando a consolidação da União Ibérica e a ocorrência das invasões holandesas ao Brasil.

  4. Questão 4

    Aponte as motivações que incentivaram os portugueses a darem fim à União Ibérica, no ano de 1640.

  5. Questão 5

    (Unicamp-SP)

    Entre 1580 e 1640, Portugal enfrentou uma delicada situação política: de um lado, passou a pertencer à União Ibérica e, de outro, viu os holandeses dominarem Pernambuco, através da Companhia das Índias Ocidentais, a partir de 1630.

    a) O que foi a União Ibérica?

    b) Dê três motivos para a invasão holandesa no Brasil.
     

  6. Questão 6

    (Fuvest)

    A dominação espanhola (1580-1640) provocou mudanças no império colonial português; por isto mesmo, D. João IV, que subiu ao trono com a Restauração ocorrida em 1640, teria dito que "o Brasil é a vaca leiteira de Portugal".

    a) Quais mudanças do império derivaram da dominação espanhola?

    b) Que relação há entre as mudanças e a ideia de que o Brasil se tornou a "vaca leiteira" de Portugal?

  7. Questão 7

    (Fuvest-SP)

    Entre as mudanças ocorridas no Brasil Colônia durante a União Ibérica (1580 - 1640), destacam-se:

    a) a introdução do tráfico negreiro, a invasão dos holandeses no Nordeste e o início da produção de tabaco no Recôncavo Baiano.

    b) a expansão da economia açucareira no Nordeste, o estreitamento das relações com a Inglaterra e a expulsão dos jesuítas.

    c) a incorporação do Extremo-Sul, o início da exploração do ouro em Minas Gerais e a reordenação administrativa do território.

    d) a expulsão dos holandeses do Nordeste, a intensificação da escravização indígena e a introdução das companhias de comércio monopolistas.

    e) a expansão da ocupação interna pela pecuária, a expulsão dos franceses e o incremento do bandeirismo.
     

  8. Questão 8

    (UFRJ-Adaptado)

    "(...) Por esse tempo, agitava-se importante controvérsia entre os dirigentes da Companhia (Cia. Das Índias Ocidentais), a qual se travou principalmente entre as câmaras da Holanda e da Zelândia. Versava sobre se seria proveitoso à Companhia franquear o Brasil ao comércio privado, ou se devia competir a ela tudo o que se referisse ao comércio e às necessidades dos habitantes daquela região. Cada um dos partidos sustentava o seu parecer. Os propugnadores do monopólio escudavam-se com o exemplo da Cia. Ocidental, usando o argumento de que se esperariam maiores lucros, se apenas a Cia. comerciasse, porque, com o tráfico livre, dispersar-se-ia o ganho entre muitos, barateando as mercadorias pela concorrência."

     

    In: BARLÉU, Gaspar. História dos feitos recentemente praticados durante oito anos no Brasil. São Paulo, Ed. Itatiaia, 1974, p. 90

    Ao longo dos séculos XVI, XVII e início do XVIII, várias potências europeias invadiram a América Portuguesa. Houve breves invasões e atos de pirataria ao longo do litoral no início do século XVI. Posteriormente, outras invasões adquiriram características diferenciadas. As formas de invasão e ocupação, assim como estratégias e interesses econômicos seriam diversos.

    Com base nas informações oferecidas, identifique o principal interesse da Cia. das Índias Ocidentais na invasão de Pernambuco, em 1634.