Exercícios sobre o arianismo

Com estes exercícios sobre o arianismo, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a heresia que dividiu a Igreja Primitiva no século IV.

Publicado por: Daniel Neves Silva

Questões

  1. Questão 1

    “Ário afirmava a existência de um único Deus, o Pai, eterno, absoluto, imutável, incorruptível. Este Ser Supremo e Absoluto, não pode comunicar, segundo sua concepção seu Ser nem mesmo parcelas dele, nem por criação, nem por geração. Se Deus não é corpo, não pode ser composto, divisível. Assim, é impossível a Deus gerar um filho. Tudo o que está fora dele, portanto, foi criado do nada. Tudo o que existe fora de Deus Absoluto, eterno, incriado, incomunicável, são meras criaturas”.

    FRANGIOTTI, Roque. História das heresias – séculos I-VII: conflitos ideológicos dentro do cristianismo. São Paulo: Paulus, 1995, p.86-87.

    O trecho faz menção ao Arianismo, doutrina criada por Ário, no século IV, que negava a existência:

    a) de Cristo

    b) do pecado original

    c) da Trindade

    d) do diabo

    e) da Bíblia

  2. Questão 2

    Quem foi a primeira personalidade eclesiástica a confrontar as doutrinas difundidas por Ário?

    a) Alexandre, bispo de Alexandria

    b) Imperador Constantino

    c) Santo Atanásio

    d) Eusébio de Nicomédia

    e) Bispo Osório de Córdoba

  3. Questão 3

    “Com a intenção de resolver de vez a controvérsia, Constantino, juntamente com Ósio e Alexandre e com outros bispos ortodoxos, concluíram que se impunha um concílio geral, ecumênico. A ideia viera, talvez da assembleia dos bispos reunidos em Antioquia ou proposta por Ósio a Constantino. O fato é que o executor do projeto foi o próprio imperador. Encarregou-se desde a convocação até a providenciar viagens, transportes, alimentação e alojamento dos bispos participantes Está presente nas assembleias na qualidade de juiz das decisões. Foi um concílio tenso, com discussões apaixonadas, ardentes”.

    FRANGIOTTI, Roque. História das heresias – séculos I-VII: conflitos ideológicos dentro do cristianismo. São Paulo: Paulus, 1995, p.92-93.

    O imperador Constantino, preocupado com a escalada na violência causada entre os defensores do arianismo e seus críticos, convocou um concílio para debater a doutrina ariana. Esse concílio ficou conhecido como:

    a) Concílio de Jerusalém

    b) Concílio de Constantinopla

    c) Concílio de Sárdica

    d) Concílio de Córdoba

    e) Concílio de Niceia

  4. Questão 4

    Discípulo de Alexandre, bispo de Alexandria, lutou contra o crescimento do arianismo e foi perseguido por isso, tendo sido excomungado e exilado por várias vezes. Estamos falando de:

    a) Santo Atanásio

    b) Eusébio de Nicomédia

    c) Ário

    d) Papa Libério

    e) Constantino