Exercícios sobre Arquitetura Medieval

Por meio destes exercícios sobre Arquitetura Medieval, você pode averiguar seus conhecimentos a respeito dessa composição artística típica da Baixa Idade Média.

Publicado por: Cláudio Fernandes

Questões

  1. Questão 1

    (Unesp) A vida cultural europeia, na Baixa Idade Média (do XI ao XV séculos), pode ser caracterizada pelo(a):

    a) esforço de Ptolomeu para estruturar os conceitos geográficos.

    b) multiplicação das Universidades e difusão da arquitetura gótica.

    c) deslocamento, de Córdoba para Paris, do centro de gravidade da cultura muçulmana.

    d) difusão do dogma escolástico baseado na negação da união entre a fé e a razão para a busca da verdade.

    e) decadência do ensino urbano seguido de sua ruralização.

  2. Questão 2

    (Fuvest) Já se observou que, enquanto a arquitetura medieval prega a humildade cristã, a arquitetura clássica e a do Renascimento proclamam a dignidade do homem. Sobre esse contraste pode-se afirmar que:

    a) corresponde, em termos de visão de mundo, ao que se conhece como teocentrismo e antropocentrismo;

    b) aparece no conjunto das artes plásticas, mas não nas demais atividades culturais e religiosas decorrentes do humanismo;

    c) surge também em todas as demais atividades artísticas, exprimindo as mudanças culturais promovidas pela escolástica;

    d) corresponde a uma mudança de estilo na arquitetura, sem que a arte medieval como um todo tenha sido abandonada no Renascimento;

    e) foi insuficiente para quebrar a continuidade existente entre a arquitetura medieval e a renascentista.

  3. Questão 3

    Leia o texto a seguir: “A planta da igreja gótica era em forma de cruz latina. Sua implantação era feita de forma que a nave e a capela-mor se situassem no braço longitudinal no sentido Leste-Oeste. Assim o altar-mor ficaria a Leste, onde nasce o sol, o que costumou-se chamar de cabeceira. A fachada ocidental ficaria preferencialmente a Oeste, onde o sol se põe, numa nítida alusão à necessidade do homem de percorrer um longo caminho para chegar até Deus. Desta forma, o braço do transepto ficaria no sentido Norte-Sul, sendo o lado do Evangelho para o Norte e o lado da Epístola para o Sul. A parte inferior do braço longitudinal da cruz era normalmente dividida em três naves, sendo a central maior que as outras duas, tanto em altura quanto em largura”. (MAIOLINO, C. F. A arquitetura religiosa neogótica em Curitiba entre os anos de 1889 e 1930. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS, 2007. p.12)

    A partir da descrição do plano arquitetônico de uma catedral gótica, como está expresso no trecho acima, é possível:

    a) negar que as doutrinas católicas tenham influenciado em qualquer sentido a construção das catedrais.

    b) negar que haja elementos sofisticados da arte arquitetural nas construções das catedrais.

    c) afirmar que havia um conhecimento precário de orientação geográfica e de geometria na cultura medieval.

    d) afirmar que havia uma forte influência pagã esotérica na composição das catedrais góticas.

    e) afirmar que a liturgia católica (ritos e símbolos sagrados) orientava toda a construção das catedrais.

  4. Questão 4

    Leia o texto a seguir: “Em geral, a educação espiritual deslocou-se das escolas monásticas para instituições mais urbanas que rurais, de caráter antes cosmopolita que regionalista e, por assim dizer, apenas semieclesiásticas, a saber: as escolas, catedrais, as universidades e as studia das novas ordens mendicantes que surgiram quase todas no século XIII e cujos membros desempenharam papel de crescente importância mesmo nas universidades.” (PANOFSKY, E. A arquitetura gótica e escolástica: sobre a analogia entre a arte, filosofia e teologia na Idade Média. Trad. Wolfe Höernke. São Paulo: Martins Fontes, 1991. p. 15.)

    Nesse trecho, o estudioso de arte E. Panofsky descreve a atmosfera urbana que surgiu no período conhecido como Baixa Idade Média e também o ambiente cultural que nela se formou. Sobre a relação entre arquitetura das catedrais góticas e a filosofia escolástica, é possível afirmar que:

    a) não possuíam qualquer relação.

    b) possuíam uma relação mínima, haja vista que os escolásticos não se interessavam pela cultura cristã.

    c) possuíam uma relação de total completude. O pensamento de S. Tomás de Aquino, inclusive, é comparado com uma catedral gótica.

    d) não havia uma relação direta porque as catedrais eram feitas exclusivamente para a população pobre e iletrada.

    e) havia apenas uma relação parcial, já que os filósofos escolásticos só se interessavam pela forma como as catedrais eram construídas.