Exercícios sobre as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki

Com esta lista de exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos acerca do lançamento das bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

Publicado por: Daniel Neves Silva

Questões

  1. Questão 1

    (PUC-SP-2000/adaptado) Leia atentamente:

    “No caso de Hiroshima, trata-se da catástrofe mais concentrada que já se abateu sobre os homens. Numa passagem de seu diário, o dr. Hachiya [que testemunhou o fato] pensa em Pompeia. Mas nem mesmo essa oferece termo de comparação. Sobre Hiroshima abateu-se uma catástrofe que foi planejada e executada com a maior precisão por seres humanos. A ‘natureza’ está fora do jogo.”

    (Canetti, Elias. A Consciência das Palavras. SP: companhia das Letras, 1990).

    O texto refere-se à explosão atômica:

    a) com a qual os EUA conseguiram a capitulação dos japoneses, último núcleo de resistência do Eixo ao fim do conflito mundial ocorrido entre 1939-45.

    b) que funcionou como demonstração do poder militar americano para intimidar a China, que havia aderido ao bloco comunista no fim da Segunda Guerra.

    c) cujo objetivo foi colocar fim ao conflito dos EUA com o Vietnã, onde os guerrilheiros locais impunham derrotas sistemáticas aos soldados americanos.

    d) que resultou de acidente aéreo envolvendo caças americanos e soviéticos, quando realizavam operações conjuntas com arsenal nuclear no Oceano Pacífico.

    e) resultante do bombardeio promovido pelos EUA, durante o Segundo Conflito Mundial, a Pearl Harbor, base militar japonesa onde era desenvolvida a bomba de hidrogênio.

  2. Questão 2

    (Mackenzie-2003/adaptado) Para os norte-americanos, a decisão de usar as armas nucleares foi descrita em termos puramente humanitários e militares. Nas palavras do então secretário da guerra, Henry L. Stimson, os artefatos foram usados “a fim de terminar com a guerra no menor prazo possível e evitar as enormes perdas de vidas humanas que, de outra forma, teríamos de enfrentar”. Provavelmente, se os Estados Unidos tivessem sido derrotados na guerra, o general Leslei Groves, responsável pelo projeto que criou a nova arma, o coronel-aviador Paul Tibbetts, comandante do avião Enola Gay que lançou a bomba e os físicos chefiados por Oppenheimer certamente seriam julgados por crimes contra a humanidade.

    Sobre o evento citado no texto, é incorreto afirmar que:

    a) no início de agosto, a vitória americana no Pacífico já estava clara. Era apenas uma questão de tempo até a rendição do Japão; o governo dos EUA justificou-se, alegando que essa era a forma mais rápida de encerrar, de uma vez por todas, a guerra.

    b) a primeira bomba atômica explodiu na cidade japonesa de Hiroshima. Três dias depois, outra cidade japonesa, Nagasaki, conheceu o poder da bomba atômica.

    c) coube ao vice-presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, comandante de todas as forças armadas dos EUA, a responsabilidade de tomar a decisão de lançar as bombas atômicas sobre o Japão.

    d) a bomba atômica, lançada sobre a cidade de Hiroshima em 1945, foi um dos fatores que desencadearam, nos anos seguintes à Guerra Fria, um verdadeiro festival de explosões americanas e russas, que poluíram com radiação quase todos os espaços da terra.

    e) para muitos analistas militares, historiadores, o uso das bombas foi um crime de guerra dos EUA, destinado a impressionar a URSS e a marcar sua força política, tendo em vista a nova ordem internacional do pós-guerra.

  3. Questão 3

    As bombas atômicas que foram lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki foram construídas a partir da ordem dada pelo então presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt. O projeto de construção das bombas atômicas ficou conhecido como:

    a) Projeto Pearl Harbor

    b) Projeto Potsdam

    c) Projeto Roosevelt

    d) Projeto Manhattan

    e) Projeto Einstein

  4. Questão 4

    Muito atrás do avião de Tibbets, em Tóquio, o doutor Yashio Nishina e Eizo Tajima já estavam tentando convencer o Ministro da Guerra, Anami, de que a abrupta e simultânea interrupção de toda a comunicação por rádio e telefone com Hiroshima era compatível com uma bomba atômica. Mesmo depois de o prefeito Nishioka conseguir uma linha com os subúrbios, confirmar a avaliação do doutor Nishina com seu próprio relato de testemunha ocular, e ter a carta de Alvarez em suas mãos, Anami não acreditaria. Mesmo depois de o presidente norte-americano revelar o segredo ao mundo, algumas horas mais tarde […], o Ministro da Guerra recusava-se a acreditar.

    PELLEGRINO, Charles R. O último trem de Hiroshima: os sobreviventes olham para trás. São Paulo: Leya, 2010, p. 87-88.

    O trecho acima retrata:

    a) a insistência de alguns membros da cúpula japonesa em não aceitar a derrota e a render-se na guerra, o que levou a um segundo ataque atômico, dessa vez sobre Nagasaki.

    b) o desconhecimento do que o ataque havia representado.

    c) os conflitos pessoais que haviam entre os membros da cúpula japonesa.

    d) a dificuldade da comunicação e das informações, o que levou a uma demora na decisão.

    e) a decepção do ministro da guerra pelo fato de o Japão não ter atacado os Estados Unidos com armas atômicas.