Exercícios sobre o Cisma do Oriente

Por meio da resolução destes exercícios sobre o Cisma do Oriente, você pode testar o que aprendeu sobre esse momento importante da Idade Média.

Publicado por: Cláudio Fernandes

Questões

  1. Questão 1

    (Fuvest) Do Grande Cisma sofrido pelo cristianismo no século XI, resultou:

    a) o estabelecimento dos tribunais da Inquisição pela Igreja católica.

    b) a Reforma protestante, que levou à quebra da unidade da Igreja católica na Europa Ocidental.

    c) a heresia dos albigenses, condenada pelo papa Inocêncio II.

    d) a divisão da Igreja em católica romana e ortodoxa grega.

    e) a Querela das Investiduras, que proibia a investidura de clérigos por leigos.

  2. Questão 2

    A ocorrência do Cisma entre a Igreja do Oriente e a Igreja Católica (ou a do Ocidente) resultou de uma série de divergências políticas e teológicas. Entre essas últimas, estava:

    a) a ausência do ritual litúrgico da missa na Igreja do Oriente.

    b) a não aceitação do Novo Testamento pela Igreja do Ocidente.

    c) a não aceitação do Antigo Testamento pela Igreja do Oriente.

    d) a forma de se conceber a criação do mundo por Deus.

    e) a forma de se compreender a emanação do Espírito Santo.

  3. Questão 3

    (Mackenzie) O ano de 1054 foi marcado pelo "Cisma do Oriente". Após um longo processo de conflitos, ocorreu a ruptura entre o papado romano e o patriarca de Constantinopla, ocasionando:

    a) a criação da igreja Cristã Ortodoxa Grega.

    b) a transferência da sede do papado para a cidade de Avignon.

    c) o conflito denominado Querela das Investiduras.

    d) a fundação da Igreja Cristã Protestante.

    e) a divisão do Clero em secular ortodoxo e regular monástico.

  4. Questão 4

    No que se refere a aspectos políticos, a Igreja Ortodoxa Oriental possuía uma forma de encarar o poder político que divergia essencialmente da Igreja Católica. O principal ponto de divergência estava:

    a) na fundamentação de que o imperador também era Deus e devia ser cultuado junto à figura do Deus Cristão.

    b) na não delimitação exata entre poder secular e poder espiritual, que ficou marcada pelo fenômeno do cesaropapismo.

    c) na ideia de que Constantinopla deveria ser o centro político e religioso mundial.

    d) na ideia de que a Igreja Católica Romana não possuía nenhum repertório de noções de administrações, de modo que devia ser auxiliada pela Igreja Ortodoxa.

    e) na ideia defendida por Santo Agostinho de que os poderes secular e espiritual deveriam ser fundidos em um só poder.