Exercícios sobre a Constituição de 1937

Por meio destes exercícios sobre a Constituição de 1937, você pode testar os seus conhecimentos sobre o texto constitucional que deu legitimidade à ditadura do Estado Novo.

Publicado por: Cláudio Fernandes

Questões

  1. Questão 1

    (UNIR/RO) A Constituição de 1937 estabeleceu que: "O ensino pré-vocacional profissional destinado às classes menos favorecidas é em matéria de educação o primeiro dever de Estado. Cumpre-lhe dar execução a esse dever, fundando institutos de ensino profissional e subsidiando os de iniciativa dos Estados, dos Municípios e dos indivíduos ou associações particulares e profissionais". (CAMPANHOLE, Adriano & CAMPANHOLE, Hilton Lobo. Constituições do Brasil. São Paulo: Atlas, 1981).

    A partir do conhecimento e da análise do texto da Constituição, é possível afirmar que a política educacional do Estado Novo:

    a) reconhece o direito universal ao acesso à educação e a prática democrática de fornecer a todos os cidadãos uma formação baseada nos princípios da igualdade social.

    b) pode ser considerada democrática, uma vez que as decisões relacionadas à educação escolar resultavam da ampla discussão que o governo fazia com educadores.

    c) previa a criação de um sistema educacional público, igualitário e permanente para os cidadãos brasileiros independente de sua condição na estrutura social.

    d) deu um salto qualitativo ao determinar que o Estado tinha o dever de garantir o direito à educação pública de qualidade a todas as crianças, jovens e adultos do país.

    e) institucionalizou uma visão preconceituosa que reforçava as diferenças entre trabalho intelectual e manual, separação que marcou as relações sociais desde a época da escravidão.

  2. Questão 2

    A Constituição Federal de 1937 consolidou o Estado Novo varguista, que conservou uma estrutura de poder autoritária até o seu último ano, em 1945. Essa Constituição ficou conhecida, à época, como “polaca”, pois:

    a) legalizava a prostituição no Brasil (as prostitutas eram conhecidas como “polacas” nessa época).

    b) levava em conta a política de imigração polonesa para o Brasil.

    c) incluía em seus artigos a criação de um Estado Polonês no território do Rio Grande do Sul.

    d) assemelhava-se à Constituição Polonesa de 1935, que continha um viés autoritário.

    e) impedia que poloneses católicos pudessem instalar-se no Brasil.

  3. Questão 3

    (UFPE) Viver a democracia era o desejo de muitos grupos políticos existentes no Brasil dos anos 1930. No entanto, o governo de Getúlio Vargas seguia outros caminhos, enfrentando as oposições. Com a Constituição de 1937, Getúlio Vargas:

    a) centralizou mais ainda o poder político, firmando o autoritarismo.

    b) procurou modernizar a sociedade, multiplicando os partidos políticos.

    c) refez a legislação sindical, garantindo as reivindicações operárias.

    d) fortaleceu normas liberais, sem, contudo, deixar seu poder de centralizador.

    e) trouxe ideias sociais mais avançadas, imitando modelos europeus.

  4. Questão 4

    Ao contrário da grande maioria das constituições democráticas modernas, a Constituição de 1937 não foi elaborada por uma constituinte, isto é, por uma agremiação de parlamentares, mas foi escrita por uma só pessoa e aprovada pelo presidente Getúlio Vargas. Quem foi o redator dessa Constituição?

    a) Gustavo Capanema

    b) Felinto Müller

    c) Francisco Campos

    d) Plínio Salgado

    e) Pontes de Miranda