Exercícios sobre Darwinismo Social

Com estes exercícios sobre Darwinismo Social, você poderá avaliar os seus conhecimentos sobre essa ideologia que teve muita repercussão durante os séculos XIX e XX.

Publicado por: Cláudio Fernandes

Questões

  1. Questão 1

    (UNESP) Ao final do século passado, a dominação e a espoliação assumiam características novas nas áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcavam o auge da hegemonia europeia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo esforço para justificar interesses imperialistas.

    a) A humilhação sofrida pela China, durante um século e meio, é algo inimaginável para os ocidentais.

    b) A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pode nascer espontaneamente.

    c) A invasão de tecidos de algodão do Lancashire desferiu sério golpe no artesanato indiano.

    d) A diplomacia do canhão e do fuzil, a ação dos missionários e dos viajantes naturalistas contribuíram para quebrar a resistência cultural das populações africanas, asiáticas e latino-americanas.

    e) O mapa das comunicações nos ensina: as estradas de ferro colocavam os portos das áreas colonizadas em contato com o mundo exterior.

  2. Questão 2

    O Darwinismo Social pode ser definido corretamente como:

    a) o estudo da vida biológica em sociedade, como as sociedades das abelhas, das formigas etc.

    b) a tentativa de igualar, a nível de organização social, os animais superiores, como os mamíferos, e a sociedade dos homens.

    c) o período da atividade intelectual de Charles Darwin em que o naturalista inglês dedicou-se à criação da Sociologia, ao lado de nomes como August Comte.

    d) a transposição da teoria da evolução das espécies e da seleção natural do terreno da ciência natural para a realidade sociocultural.

    e) a tentativa de estabelecer relação entre o comportamento animal e o comportamento humano a partir de experimentos psicológicos.

  3. Questão 3

    (FGV) Leia atentamente o texto abaixo e depois assinale a alternativa correta:

    "As bases de inspiração dessas novas elites eram as correntes cientificistas, o darwinismo social do inglês Spencer, o monismo alemão e o positivismo francês de Auguste Comte. Sua principal base de apoio econômico e político procedia da recente riqueza gerada pela expansão da cultura cafeeira no Sudeste do país, em decorrência das crescentes demandas de substâncias estimulantes por parte das sociedades que experimentavam a intensificação do ritmo de vida e da cadência do trabalho" (SEVCENKO, N. “Introdução”. In: História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia das Letra, 1998, p. 14).

    a) A difusão das teorias cientificistas e evolucionistas ao longo do século XIX forneceram argumentos para a crítica das práticas neocolonialistas, favorecendo o processo de descolonização. b) A influência das teorias cientificistas no Brasil é exemplificada, principalmente, pela formação de uma elite que estabeleceu uma plataforma de modernização que tinha como base o desenvolvimento comercial e agrícola do país.

    c) Apesar de o consumo do café estar adequado à aceleração do ritmo social no século XIX, a industrialização brasileira processou-se independentemente do complexo cafeeiro.

    d) A incorporação do positivismo pelos militares brasileiros foi impedida pelas definições de Comte sobre o tipo militar como característico do regime teológico, marcado pelo domínio da força, da guerra e do comando irracional, ao contrário do tipo industrial que se manifestava na cooperação, na livre produção e na aceitação racional.

    e) A adoção do ideário cientificista favoreceu a separação da Igreja e do Estado, bem como repercutiu no projeto de modernização conservadora das elites brasileiras no período republicano.

  4. Questão 4

    Podemos dizer que uma das consequências da doutrina do Darwinismo Social, elaborada no século XIX, foi:

    a) o aperfeiçoamento das sociedades democráticas e a evolução tecnológica ocidental.

    b) as lutas pelos direitos civis e pela “igualdade racial”.

    c) as políticas de segregação racial do século XX.

    d) as leis de segregação racial implementadas no Brasil durante o período republicano.

    e) a dessegregação racial nos Estados Unidos na primeira metade do século XX.