Exercícios sobre o Período Clássico

Estes exercícios testarão seus conhecimentos sobre o Período Clássico, o qual é considerado o período auge da civilização grega na Antiguidade.

Publicado por: Cláudio Fernandes

Questões

  1. Questão 1

    (FGV) Torna-se evidente que devemos começar por orientar o nosso estudo para o cidadão, visto que uma cidade é, por assim dizer, um composto de cidadãos. Nesse sentido, cabe-nos considerar, então, quem deveria ser chamado de cidadão e o que é um cidadão. Não há acordo geral, de fato, em torno de uma definição única de cidadão.

    ARISTÓTELES, Política, Vega, 1998, p. 185. Adaptado.

    Assinale a opção que identifica corretamente aspectos relacionados à categoria de cidadão em Atenas, entre os períodos arcaico e clássico.

    a) A reforma draconiana definia como cidadão ateniense apenas os membros da aristocracia urbana.

    b) A reforma de Sólon permitia que escravos fossem compreendidos como cidadãos com direitos limitados.

    c) A tirania de Pisístrato ampliava a participação popular, incluindo os estrangeiros como cidadãos de Atenas.

    d) As reformas de Clístenes instauravam a democracia plena, concedendo o direito à participação política aos metecos.

    e) Apesar da evolução do regime democrático, a categoria cidadão englobava apenas descendentes homens de pais atenienses.

     

  2. Questão 2

    (Creative Group – adaptado) Sobre a mitologia na Grécia Antiga, é INCORRETO afirmar que:

    a) Os mitos gregos só se conhecem nos dias de hoje através da forma escrita e das obras de arte que representam personagens e episódios mitológicos.

    b) Representava apenas um aspecto religioso do cotidiano da antiguidade clássica.

    c) Trata-se também de um sistema de comunicação característico da sociedade grega na antiguidade.

    d) Ligava, de maneira significativa, literatura, arte figurativa e religião.

    e) Muitos podem ser entendidos como mitos de origem e que procuram dar uma explicação aos fenômenos da natureza.

  3. Questão 3

    (FGV) Leia a reconstituição elaborada por Tucídides de um discurso de Péricles, um importante líder político de Atenas no século V a.C.:

    A nossa constituição política não segue as leis de outras cidades, antes lhes serve de exemplo. O nosso governo chama-se democracia, porque a administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria. De acordo com as nossas leis, somos todos iguais no que se refere aos negócios privados.

    Quanto à participação na sua vida pública, porém, cada qual obtém a consideração de acordo com os seus méritos e mais importante é o valor pessoal do que a classe a que se pertence; isto quer dizer que ninguém sente o obstáculo da sua pobreza ou da condição social inferior, quando o seu valor o capacite a prestar serviços à cidade.

    Adaptado de Tucídides. História da Guerra do Peloponeso, Livro II, § 36 a 42.

    Com base no trecho, é correto afirmar que Péricles:

    a) qualificou numericamente a maioria para indicar que todos os homens adultos votavam, independentemente da nacionalidade.

    b) enfatizou a igualdade dos cidadãos atenienses perante a lei, independentemente de sua condição socioeconômica.

    c) defendeu a isonomia do regime aristocrático vigente em Atenas e em outras cidades-Estado gregas.

    d) sustentou o critério meritocrático e censitário de participação na vida pública, aplicado a todos os habitantes da Ática.

    e) definiu a constituição ateniense de democracia, pois todos os cidadãos e cidadãs tinham o direito de participar da vida política.

  4. Questão 4

    Leia as alternativas abaixo e marque a opção ERRADA sobre a Grécia Antiga.

    a) A maioria da população era de não cidadãos, que não gozavam de direitos políticos, a exemplo das mulheres, dos escravos e dos estrangeiros (metecos).

    b) Os gregos eram politeístas e adeptos do antropomorfismo. Sob a forma humana, os deuses eram representados em absoluta perfeição.

    c) A Grécia foi o berço da democracia, já que as medidas administrativas eram discutidas e aprovadas pelo conjunto de cidadãos.

    d) A sociedade grega se fixou na Península Balcânica, o que favoreceu a formação de comunidades independentes umas das outras no aspecto político, militar e econômico.

    e) Na Grécia Antiga, a sociedade era formada basicamente por três classes sociais: os patrícios, os plebeus e os escravos.

  5. Questão 5

    Qual o grande destaque do Período Clássico na história dos gregos?

    a) Auge dos gregos em vários aspectos, como os culturais, econômicos, políticos, artísticos, filosóficos, entre outros.

    b) Formação do povo grego com as migrações de indo-europeus.

    c) Período em que a civilização grega perdeu sua autonomia para os romanos.

    d) Fase de recuo civilizacional após uma série de conflitos.

    e) Auge das civilizações que caracterizaram esse período: micênicos e cretenses.

  6. Questão 6

    Nas Guerras Médicas, os gregos lutaram contra:

    a) os hititas.

    b) os romanos.

    c) os macedônios.

    d) os persas.

    e) os trácios.

  7. Questão 7

    A Guerra do Peloponeso colocou duas grandes cidades gregas em conflito. Estamos falando de:

    a) Atenas e Esparta.

    b) Corinto e Tessalônica.

    c) Argos e Tebas.

    d) Micenas e Olímpia.

    e) Mégara e Mileto.

  8. Questão 8

    Os periecos e os hilotas eram grupos sociais associados à qual cidade grega?

    a) Atenas.

    b) Corinto.

    c) Olímpia.

    d) Tebas.

    e) Esparta.

  9. Questão 9

    Intelectual grego do Período Clássico que é considerado o pai da História:

    a) Sócrates.

    b) Heródoto.

    c) Ptolomeu.

    d) Homero.

    e) Xenofonte.

  10. Questão 10

    Ésquilo e Sófocles são duas personalidades gregas do Período Clássico que se relacionam com:

    a) a medicina.

    b) a filosofia

    c) o teatro.

    d) a guerra.

    e) a matemática.

  11. Questão 11

    Eclésia representava qual instituição política do Período Clássico na Grécia Antiga?

    a) o templo de Zeus em Olímpia.

    b) a assembleia dos esparciatas em Atenas.

    c) a academia militar de Tebas.

    d) a assembleia dos cidadãos de Atenas.

    e) nenhuma das alternativas acima.

  12. Questão 12

    O enfraquecimento dos gregos permitiu que eles fossem conquistados, em 338 a.C., por Filipe, rei da:

    a) Macedônia.

    b) Pérsia.

    c) Roma.

    d) Trácia.

    e) Egito.