Exercícios sobre a invasão nazista da França

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a invasão da França pelo exército nazista, realizada a partir de maio de 1940, na Segunda Guerra Mundial.

Publicado por: Daniel Neves Silva

Questões

  1. Questão 1

    Pouco antes da invasão da França ser iniciada, Hitler havia invadido outro país da Europa em razão do adiamento desses planos de incursão ao território francês. A invasão desse país foi considerada estratégica, pois garantia acesso à produção de minério da Suécia e daria à Alemanha importantes bases aéreas para atacar a Inglaterra. Estamos falando da:

    a) Suécia.

    b) Noruega.

    c) Polônia.

    d) Finlândia.

    e) Iugoslávia.

  2. Questão 2

    A importante linha defensiva francesa que reunia quilômetros de fortificações ao longo da fronteira da França com a Alemanha chamava-se:

    a) Linha Maginot.

    b) Linha Daladier.

    c) Linha Ardenas.

    d) Linha Meuse.

    c) Forte de Eben Emael.

  3. Questão 3

    (Enem cancelado-2009) O objetivo de tomar Paris marchando em direção ao Oeste era, para Hitler, uma forma de consolidar sua liderança no continente. Com esse intuito, entre abril e junho de 1940, ele invadiu a Dinamarca, a Noruega, a Bélgica e a Holanda. As tropas francesas posicionaram-se na Linha Maginot, uma linha de defesa com trincheiras, na tentativa de conter a invasão alemã.

    Para a Alemanha, o resultado dessa invasão foi:

    a) a ocupação de todo o território francês, usando-o como base para a conquista da Suíça e da Espanha durante a segunda fase da guerra.

    b) a tomada do território francês, que foi, então, usado como base para a ocupação nazista da África do Norte, durante a guerra de trincheiras.

    c) a posse de apenas parte do território, por causa da resistência armada do exército francês na Linha Maginot.

    d) a vitória parcial, já que, após o avanço inicial, teve de recuar em razão da resistência dos blindados do general De Gaulle, em 1940.

    e) a vitória militar, com ocupação de parte da França, enquanto outra parte ficou sob controle do governo colaboracionista francês.

  4. Questão 4

    A estratégia de guerra da Alemanha durante a invasão da França foi crucial para determinar a vitória que resultou na conquista do país pelos alemães em 46 dias. Essa estratégia alemã consistia em:

    a) forçar um ataque pela Bélgica, por meio da guerra de trincheiras, assim como havia ocorrido na Primeira Guerra Mundial.

    b) forçar um ataque à Linha Maginot para destruir as fortificações francesas e, assim, marchar até a direção de Paris.

    c) atacar os franceses em três frentes, principalmente onde eles menos esperavam (Ardenas) e, a partir disso, realizar um movimento de pinça e cercar os exércitos franceses que lutavam na fronteira da Bélgica.

    d) promover o desembarque de soldados alemães nas praias da Normandia e usar a região como base para iniciar a conquista até Paris.

    e) promover um ataque pesado contra as defesas e bases aéreas para neutralizar a aviação de guerra dos franceses e, assim, a partir da utilização de paraquedistas, promover a conquista de Paris.