Exercícios sobre a invasão da Polônia e o início da Segunda Guerra Mundial

Com estes exercícios, teste seus conhecimentos sobre a invasão da Polônia e o início da Segunda Guerra Mundial.

Publicado por: Daniel Neves Silva

Questões

  1. Questão 1

    (UTFPR) Em 1935, a Alemanha havia reiniciado a produção de armamentos e restabelecido o serviço militar obrigatório, contrariando o Tratado de Versalhes. Em 1938, anexou a Áustria; logo em seguida, incorporou a região dos Sudetos, que abrigava minorias alemãs na Tchecoslováquia, e assinou um acordo de não agressão e neutralidade com a União Soviética. Estava plantada a semente da Segunda Guerra Mundial, que eclodiu em 1º de setembro de 1939, com o (a):

    a) participação efetiva de tropas nazistas na Guerra Civil Espanhola, por meio da invasão de Madri.

    b) invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.

    c) rompimento do Pacto Germano-Soviético com a invasão do território russo por tropas nazistas.

    d) saída dos invasores alemães do território dos Sudetos, na Tchecoslováquia, para invadir a Hungria.

    e) tomada do “corredor polonês”, que desembocava na cidade livre de Dantzig, pelos aliados nazistas, principalmente italianos.

  2. Questão 2

    A Wehrmacht era muito mais bem armada e blindada do que seus inimigos. A Polônia era um país pobre, com apenas poucos milhares de caminhões militares e civis; seu orçamento nacional era menor do que o da cidade de Berlim.

    HASTINGS, Max. O mundo em guerra 1939-1945. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012, p. 27.

    O trecho faz menção ao despreparo do exército polonês durante a invasão de seu território pelas tropas alemãs em setembro de 1939. Além disso, existia outro fator fundamental, em termos táticos, para entender a vitória alemã, que foi:

    a) a invasão russa no leste polonês, que foi fundamental para desmobilizar as forças que seriam enviadas para lutar contra os alemães.

    b) a tática de guerra empregada pelos alemães, que consistia em coordenar ataques simultâneos das várias forças, a blitzkrieg.

    c) o pouco engajamento da população com a luta, uma vez que havia um grande número de alemães étnicos no exército polonês.

    d) não houve outro elemento decisivo para o conflito além desse.

    e) a utilização da cavalaria, o que garantia melhor locomoção às tropas alemãs nas batalhas contra os poloneses.

  3. Questão 3

    Para Hitler, a conquista da Polônia era parte importante na construção do lebensraum. Esse conceito foi desenvolvido por ele em seu livro “Minha Luta”, escrito entre 1924 e 1925, no cárcere. Defina o que era o lebensraum:

    a) instituição do alemão como língua oficial de toda a Europa.

    b) anexação das tropas polonesas ao exército alemão para aumentar as fileiras nazistas.

    c) fundação de uma filial nazista no leste europeu que seria fundamental para a propagação dos ideais nazistas em contraposição ao bolchevismo.

    d) construção do chamado “espaço vital”, onde seria desenvolvido o novo Reich alemão.

    e) projeto de cooperação com a União Soviética no qual ambos comprometiam-se a perseguir os judeus no leste europeu.

  4. Questão 4

    Em março de 1939, os governos britânico e francês deram garantias, formalizadas em tratados subsequentes, de que lutariam caso houvesse agressão alemã contra a Polônia. Se o pior acontecesse, a França prometeu à cúpula militar, em Varsóvia, que seu exército atacaria a linha Siegfried de Hitler em até treze dias depois da mobilização. A Grã-Bretanha prometeu uma ofensiva imediata com aviões de bombardeio contra a Alemanha. As garantias oferecidas pelas potências refletiam cinismo, pois nenhuma delas tinha a menor intenção de cumpri-las: destinavam-se a deter Hitler mais do que a fornecer assistência militar verdadeira à Polônia.

    HASTINGS, Max. O mundo em guerra 1939-1945. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012, p. 16.

    A prometida ajuda de Reino Unido e França limitou-se a uma pequena movimentação do exército francês por oito quilômetros em território alemão. Como mencionado no trecho acima, ambas as nações não possuíam nenhuma intenção de ajudar os poloneses, e a declaração de guerra contra a Alemanha só foi emitida no dia 3 de setembro de 1939. Se essas nações não tinham a real intenção de lutar contra a Alemanha, qual foi, então, a real estratégia com a declaração de guerra?

    a) A declaração de guerra anglo-francesa era uma espécie de blefe com o qual esperavam forçar o recuo de Hitler por temor a um conflito contra as duas nações.

    b) Forçar a entrada dos EUA na guerra para garantir os acordos de cooperação militares assinados entre o Reino Unido e os EUA em 1938.

    c) Forçar a entrada da União Soviética no conflito ao demonstrar o comprometimento na defesa do povo eslavo.

    d) Promover a insatisfação popular na Alemanha, uma vez que era notório, na época, que a população alemã era contrária à guerra.

    e) A declaração de guerra foi utilizada por Neville e Chamberlain com o objetivo de autopromoção, uma vez que as eleições para primeiro-ministro aproximavam-se nos dois países.