Exercícios sobre o Macartismo

Caracterizado como um verdadeiro “caça às bruxas” nos EUA, o macartismo tinha por objetivo investigar os suspeitos de comunismo.

Publicado por: Tales dos Santos Pinto

Questões

  1. Questão 1

    (FGV-SP) Podemos definir o macartismo como:

    a) Uma dura campanha de investigações dirigida por parlamentares norte-americanos, voltada a quem fosse considerado suspeito de subversão ou colaboração com os países comunistas.

    b) Uma campanha antissemita que se estabeleceu nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial e que investigava as vinculações entre os judeus e os dirigentes soviéticos.

    c) Uma campanha de investigações que se voltou contra sindicalistas, intelectuais e cientistas e poupou os artistas de Hollywood, os diretores de cinema e os escritores norte-americanos.

    d) Uma campanha publicitária que procurava enaltecer o senador Joseph McCarthy, candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos da América e que era profundamente anticomunista.

    e) Uma política de aproximação entre os EUA e a União Soviética liderada, na década de 1940, pelo socialista Joseph McCarthy, em virtude da necessidade de derrotar o nazifascismo.

  2. Questão 2

    (Fatec) O macartismo na década de 1950 nos Estados Unidos foi um movimento que visava:

    a) conceder oportunidades de igualdades às minorias negras norte-americanas.

    b) afastar de cargos públicos e de posições importantes na economia e na sociedade elementos que pudessem ter simpatias pelo regime soviético.

    c) levar à presidência o senador Douglas McArthur, o comandante-em-chefe das forças aliadas no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial.

    d) impedir a integração racial nos Estados do Sul dos Estados Unidos durante a presidência do general Eisenhower.

    e) conter o expansionismo soviético através de uma delimitação clara das zonas de influência norte-americana.

  3. Questão 3

    Leia o trecho abaixo:

    “[...] telefonou-me um comissário da polícia federal; segundo ordem que recebera, avisava-me que eu devia aguardar convocação para comparecer, em Washington, perante a Comissão de Atividades Antiamericanas. Éramos dezenove notificados. […] passei telegrama aos convocadores, acentuando que tinha em suspenso uma vasta empresa, com prejuízos sensíveis […]. Contudo – concluí –, como declaração prévia, posso desde logo adiantar que não sou comunista, nem jamais me inscrevi em qualquer partido ou organização política, sendo apenas o que se chama 'um pacifista'. Espero que isso não chocará (sic) a Comissão.

    Atenciosamente, Charles Chaplin.”

    CHAPLIN, Charles. Minha Vida. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.

    A investigação de pessoas envolvidas com “atividades antiamericanas” atingiu diversos setores da sociedade estadunidense durante a década de 1950, inclusive os grupos artísticos de Hollywood. No contexto da Guerra Fria, essas investigações e perseguições deflagradas pelo macartismo associavam o antiamericanismo ao:

    a) fascismo.

    b) nazismo.

    c) nacionalismo.

    d) comunismo.

    e) liberalismo

  4. Questão 4

    O panfleto macartista reproduzido abaixo é o exemplo de uma campanha contra o que supostamente seria a influência dos vermelhos (reds, comunistas) na produção de entretenimento da indústria cultural estadunidense.

    Panfleto macartista fazendo denúncia das ações comunistas

    Segundo as perspectivas divulgadas pelos macartistas, a influência dos vermelhos, principalmente em Hollywood, pretendia, dentre outros objetivos:

    a) utilizar as produções de Hollywood e da Broadway para a propaganda comunista.

    b) disseminar a necessidade de formação de um Partido Comunista dos EUA.

    c) realizar a propaganda contra o nazismo.

    d) influenciar as crianças contra o liberalismo.

    e) divulgar pelo mundo posições anticomunistas.