Exercícios sobre o poder da Igreja Católica no mundo feudal

Com estes exercícios sobre o poder da Igreja Católica no mundo feudal, você pode ficar mais afiado com um dos principais temas do conteúdo de Idade Média.

Publicado por: Cláudio Fernandes

Questões

  1. Questão 1

    (UFSCAR) O Quarto Concílio de Latrão, em 1215, decretou medidas contra os senhores seculares caso protegessem heresias em seus territórios, ameaçando-os até com a perda dos domínios. Já antes do Concílio e como consequência dele, as autoridades laicas decretaram a pena de morte para evitar a disseminação de heresias em seus territórios, a começar por Aragão em 1197, Lombardia em 1224, França em 1229, Roma em 1230, Sicília em 1231 e Alemanha em 1232. (Nachman Falbel. Heresias medievais, 1976.)

    A respeito das heresias medievais, é correto afirmar que:

    a) o termo heresia designava uma doutrina contrária aos princípios da fé oficialmente declarada pela Igreja Católica.

    b) os heréticos eram filósofos e teólogos que debatiam racionalmente a natureza divina e humana da Trindade no século XIII.

    c) a Igreja tinha atitudes tolerantes com os hereges de origem popular, que propunham uma nova visão ética da instituição eclesiástica.

    d) os primeiros heréticos apareceram nos séculos XII e XIII e defendiam antigas doutrinas difundidas pelo império otomano.

    e) a heresia era conciliável com o poder temporal do Papa, mas provocou a ruptura das relações entre a Igreja e o Estado.

  2. Questão 2

    Leia o trecho a seguir:

    A regra transferia o ideal helênico da pólis como comunidade autossuficiente para uma comunidade cristã. O mosteiro deveria ficar isolado, cercado por terras e muros; deveria ter extensão suficiente para satisfazer as necessidades materiais e espirituais do grupo, mediante a divisão e a cooperação. A vida cotidiana era equilibrada entre o trabalho, o serviço religioso e o estudo”. “[...] A pólis espiritual de São Bento, como parte do Império Cristão, é o símbolo da transição da antiga civilização mediterrânica para a civilização ocidental: da pólis para o império territorial (e, mais tarde, o estado territorial); da civilização urbana para a civilização agrícola feudal; do mito pagão para o espírito de Cristo”. (VOEGELIN, Eric. História das Ideias Políticas (vol. II). São Paulo: É Realizações, 2012. p. 75.)

    Sobre o papel da Regra de São Bento para o mundo medieval, é correto afirmar, levando em consideração o texto de Eric Voegelin, que:

    a) teve importância secundária no contexto da transição da Idade Antiga para a Idade Média.

    b) ofereceu um modelo de construção civilizacional para a Idade Média.

    c) desenvolveu uma consciência crítica nos monges, que se rebelaram contra o papado.

    d) impediu que os monges estudassem e cumprissem suas atividades sacerdotais.

    e) não teve nenhuma importância.

  3. Questão 3

    (MACKENZIE) “O conflito entre o tempo da igreja e o tempo dos mercadores afirma-se pois, em plena Idade Média, como um dos acontecimentos maiores da história mental destes séculos, durante os quais se elabora a ideologia do mundo moderno, sob a pressão da alteração das estruturas e das práticas econômicas.” Jacques Le Goff - Para um novo conceito de Idade Média.

    Entre as diferenças de concepções mentais entre burgueses e clérigos durante a Idade Média, podemos destacar que:

    a) o tempo foi considerado pelos homens como uma mercadoria que pertencia a Deus e, portanto, não cabia aos burgueses atribuir a ele um valor econômico. Tal concepção era antagônica ao pensamento da igreja medieval, que privilegiava a prática da usura.

    b) diante de uma intensa ruralização da vida social e econômica, coube aos mercadores os papéis de preservar e difundir os conhecimentos da civilização ocidental cristã, enquanto aos clérigos coube a função de manter a coesão social.

    c) o tempo da burguesia era o dos negócios e do trabalho, repleto de significados práticos. O tempo dos clérigos era marcado por significados místicos, relacionados com a memória do Salvador, reafirmando o sentido salvítico da história da humanidade.

    d) o comércio, que durante muito tempo teve o papel de principal atividade econômica do período, foi duramente reprimido pela Igreja, apesar dos esforços dos burgueses para obter o apoio dos reis a fim de institucionalizar as práticas mercantilistas.

    e) a Igreja considerava que o homem foi condenado à danação eterna por causa do pecado original de Adão, não cabendo à humanidade a possibilidade de remissão de seus pecados. Já a burguesia considerava que as boas ações serviam de base para a busca da Salvação.

  4. Questão 4

    Na Idade Média e também na Idade Moderna, o Sacro Império Romano-Germânico deu unidade política à Europa. Essa unidade estava intimamente articulada com a Igreja Católica e o papado, que detinham a autoridade espiritual. No que diz respeito à relação da Igreja com a estrutura do Sacro Império, podemos dizer que uma das consequências foi:

    a) a ditadura clerical de Gregório VII.

    b) o cesaropapismo ocidental.

    c) a Querela das Investiduras.

    d) o fim das indulgências.

    e) o fim da ordenação de sacerdotes.