Exercícios sobre a propaganda nazista

A propaganda nazista era um dos principais meios de difusão da ideologia do Partido Nacional Socialista.

Publicado por: Tales dos Santos Pinto

Questões

  1. Questão 1

    Assinale a alternativa que indica quem foi o principal propagandista do governo nazista.

    a)      Heinrich Himmler.

    b)      Adolf Hitler.

    c)      Joseph Goebbels.

    d)     Carl Schmitt.

  2. Questão 2

    Considerado como criador do mito do “füher”, Joseph Goebbels utilizou principalmente o cinema como meio de propaganda das ideias nazistas. De acordo com as características do cinema propagandístico nazista, descritos no texto A Propaganda Nazista, aponte a alternativa incorreta:

    a)      Internacionalismo.

    b)      Xenofobia.

    c)      Arianismo.

    d)     Antissemitismo.

    e)      Nacionalismo.

  3. Questão 3

    (UFRJ) Somos uma raça superior e devemos governar com dureza [...]. Arrancarei deste país tudo que puder. Não vim para espalhar bem-aventurança [...]. A população deve trabalhar sempre [...]. Não viemos para distribuir o maná [vantagens], viemos para criar as bases da vitória. Somos uma raça superior que precisa lembrar que o mais humilde operário alemão é, racial e biologicamente, mais valioso que a população daqui.

    KOCH, Erich. Comissário do Reich na Ucrânia, mar. 1943. In: SHIRER, William L. Ascensão e queda do III Reich. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967, v. 4. Adaptado.

    O texto permite identificar alguns valores que permearam a ação alemã na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Identifique dois destes valores como componentes da ideologia nazista.

  4. Questão 4

    (PUC-Minas) A máquina de propaganda nazista procurava sensibilizar os diversos segmentos da sociedade alemã utilizando os mais diferentes apelos emocionais. Abaixo estão reproduzidos slogans utilizados pelos nazistas.

    Para o homem: “Arbeit macht frei” – É o trabalho que te faz livre.

    Para a mulher: “Kinder, Küche, Kirche” – Crianças, cozinha, igreja.

    A análise e integração desses slogans no conjunto ideológico/doutrinário do nazismo permitem concluir, exceto:

    a)      A questão do trabalho foi intensamente utilizada, tendo em vista que a população alemã tinha fresca, em sua memória, a lembrança do desemprego.

    b)      A ideologia nazista pregava a igualdade entre os sexos, asseguradas por meio do trabalho, fator de nivelamento de todos os cidadãos.

    c)      Os valores tradicionais da família, do trabalho e da religião representavam um apelo muito forte, pois quem poderia se opor a ideias tão sadias?

    d)     O lócus social da mulher era reforçado a partir do enaltecimento das funções tidas como eminentemente femininas.