Exercícios sobre Reforma Gregoriana

Nestes exercícios sobre Reforma Gregoriana, você poderá testar os seus conhecimentos a respeito desse tema que é crucial para o entendimento da história da Igreja.

Publicado por: Cláudio Fernandes

Questões

  1. Questão 1

    (FGV – SP) “De um lado a Igreja. Do outro lado, os poderes laicos, nomeadamente o do Império Romano Germânico, herdeiro parcial de Carlos Magno. Esses dois poderes são distintos, mas defrontam-se vivamente para assegurarem a preeminência de um sobre o outro. A aspiração à reforma da Igreja corresponde portanto a uma velha exigência: libertar a Igreja do seu enfeudamento ao temporal. Esse movimento assume uma importância excepcional com a reforma gregoriana, que Gregório VII, papa de 1073 a 1085, simboliza. Reforma que se realiza ao longo de todo o século XII.” (LE GOFF, Jacques. Em busca da Idade Média. Trad., Lisboa, Teorema, 2003, p. 61.)

    A respeito da Reforma Gregoriana, é correto afirmar:

    a) Significou o rompimento dos poderes eclesiásticos com as estruturas feudais e uma defesa das transformações econômicas e políticas que levariam ao capitalismo.

    b) Caracterizou-se pela tentativa de demarcar as fronteiras entre clérigos e leigos com a recomendação enérgica do celibato clerical e a afirmação da superioridade dos poderes espirituais sobre os temporais.

    c) Foi marcada por uma profunda reorientação religiosa que condenava o culto aos santos, a devoção às relíquias, às práticas de peregrinação e sustentava a infalibilidade das Escrituras Sagradas.

    d) Permitiu uma reaproximação com a Igreja de Constantinopla baseada na proibição da devoção às imagens e uma convivência mais tolerante com judeus e muçulmanos.

    e) Representou o reconhecimento das autoridades temporais, sobretudo do Império Romano Germânico, como a única instituição de caráter universal no seio da cristandade.

  2. Questão 2

    (FUVEST/SP) Alguns séculos antes da grande Reforma do século XVI, o catolicismo medieval sofreu uma série de reformas que visavam à restauração das Instituições da Igreja, a fim de fazê-las retornarem ao anterior estado de pureza. O primeiro desses movimentos reformadores foi desencadeado pelos religiosos do Mosteiro de Cluny, fundado em 910, e visava, originalmente:

    a) à reforma do monasticismo, com a consequente purificação da vida conventual e à libertação da dominação da ordem dominicana;

    b) ao estabelecimento de costumes mais ascéticos entre os religiosos e à libertação da dominação da ordem cartuxa;

    c) à reforma do monasticismo, com a consequente purificação da vida conventual e à libertação da dominação feudal;

    d) ao estabelecimento de costumes mais ascéticos entre os religiosos e à libertação da dominação burguesa;

    e) à reforma do monasticismo, com os consequentes ataques à simonia e à libertação da ordem franciscana.

  3. Questão 3

    O principal documento que instituiu as bases da Reforma Gregoriana, tornando-a efetiva, foi:

    a) Rerum Novarum

    b) Pascendi Dominici Gregis

    c) Dictatus Papae

    d) Ratio et Fidei

    e) Quo Primum Tempore

  4. Questão 4

    A chamada Querela das Investiduras começou na época em que o Papa Gregório VII procurava instituir suas diretrizes reformistas na Igreja. As pretensões do rei Henrique IV rivalizavam com o projeto do papa no que se refere:

    a) ao fato de o rei também querer exercer o título de papa, como ocorria no Império Bizantino.

    b) à questão da atribuição de cargos eclesiásticos a membros da igreja.

    c) ao fato de uma das pautas da reforma do papa abolir o celibato clerical.

    d) à diretriz sugerida pelo rei de que os clérigos deveriam se recusar a obedecer ao papa.

    e) ao grande poder militar que o papa teria quando fosse aplicada a reforma.