Exercícios sobre a religiosidade medieval

Nestes exercícios sobre a religiosidade medieval, é possível testar seus conhecimentos a respeito da importância da religião no seio da vida na Idade Média.

Publicado por: Cláudio Fernandes

Questões

  1. Questão 1

    (Puccamp) Preparando seu livro sobre o imperador Adriano, Marguerite Yourcenar encontrou numa carta de Flaubert esta frase: "Quando os deuses tinham deixado de existir e o Cristo ainda não viera, houve um momento único na história, entre Cícero e Marco Aurélio, em que o homem ficou sozinho". Os deuses pagãos nunca deixaram de existir, mesmo com o triunfo cristão, e Roma não era o mundo, mas no breve momento de solidão flagrado por Flaubert o homem ocidental se viu livre da metafísica - e não gostou, claro. Quem quer ficar sozinho num mundo que não domina e mal compreende, sem o apoio e o consolo de uma teologia, qualquer teologia? (Luiz Fernando Veríssimo. Banquete com os deuses).

    A compreensão do mundo por meio da religião é uma disposição que traduz o pensamento medieval, cujo pressuposto é:

    a) o antropocentrismo: a valorização do homem como centro do Universo e a crença no caráter divino da natureza humana.

    b) a escolástica: a busca da salvação através do conhecimento da filosofia clássica e da assimilação do paganismo.

    c) o panteísmo: a defesa da convivência harmônica de fé e razão, uma vez que o Universo, infinito, é parte da substância divina.

    d) o positivismo: submissão do homem aos dogmas instituídos pela Igreja e não questionamento das leis divinas.

    e) o teocentrismo: concepção predominante na produção intelectual e artística medieval, que considera Deus o centro do Universo.

  2. Questão 2

    (Puccamp) Valendo-se de sua crescente influência religiosa, a Igreja passou a exercer importante papel em diversos setores da vida medieval:

    a) como por exemplo nas Universidades, onde disseminaram o cultivo das línguas nacionais.

    b) inclusive estimulando o avanço da ciência, sobretudo da medicina.

    c) impedindo a divulgação de conhecimentos científicos através do estabelecimento do Index.

    d) pois, enriquecida com as grandes doações de terras feitas pela burguesia, passou a se omitir, não se preocupando mais com a construção de Igrejas e Mosteiros.

    e) servindo como instrumento de homogeneização cultural diante da fragmentação política da sociedade feudal.

  3. Questão 3

    Leia o texto a seguir:

    “A Igreja era, com frequência, o único edifício de pedra em toda a redondeza; era a única grande construção em muitas léguas, e seu campanário era um ponto de referência. Aos domingos e durante o culto, todos os habitantes podiam encontrar-se ali, e o contraste entre o edifício grandioso, com suas pinturas, talhas e esculturas, e as casas humildes em que as pessoas viviam, era esmagador.” (Adaptado de E. H. Gombrich. História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1993, p. 126.)

    Neste texto, o grande historiador da arte, E. Gombrich, ressalta:

    a) a importância central da religião cristã para a vida nas cidades medievais, expressa sobretudo na imponência do edifício da Igreja, se comparada com as casas comuns.

    b) a indignação dos habitantes ao ver a construção da Igreja, tão imponente, em contraste com as suas casas humildes.

    c) a importância do culto aos domingos, que era ecumênico e agregava cristãos, muçulmanos e judeus.

    d) que a Igreja era construída com pedras porque era a forma mais fácil de construção.

    e) que as pessoas humildes não queriam saber de religião, e sim das pinturas e esculturas que compunham a Igreja.

  4. Questão 4

    Leia o texto e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:

    “[...] Pouco a pouco, a Europa inteira vai e põe-se a venerar os santos, 'esses mortos muito especiais' […], cuja vida exemplar e a perfeição heroica transformam os restos corporais (as relíquias) em um depósito de sacralidade, um canal privilegiado de comunicação com a divindade e uma garantia de proteção celeste, até mesmo de eficácia miraculosa. Cada diocese tem, doravante, o seu santo padroeiro: mártir ou bispo fundador mais ou menos lendário, ele é um patronus, no sentido que esta palavra tinha na sociedade romana, ou seja, um poderoso protetor capaz de cuidar de sua clientela, um personagem influente na corte celeste [...]”. (Baschet, J. A civilização feudal. Do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006, p. 63-64.).

    a) o texto ressalta o caráter nocivo dos santos e bispos durante a Europa medieval, já que eles exerciam um poder exacerbado sobre sua clientela.

    b) a sacralidade dos restos mortais dos santos, segundo o autor, dava a imortalidade a quem as tivesse.

    c) O santo padroeiro das dioceses, segundo o autor, era uma espécie de chefe policial, que zelava pela segurança dos membros da comunidade.

    d) o texto fala da autoridade espiritual dos santos, bispos e mártires da Igreja, que acabavam se tornando protetores de suas comunidades.

    e) segundo o texto, o título pratronus não fazia sentido no contexto da Idade Média.