Exercícios sobre o Renascimento

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre o Renascimento e veja a resolução comentada.

Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa

Questões

  1. Questão 1

    Leia este trecho, em que se faz referência à construção do mundo moderno:

    “... os modernos são os primeiros a demonstrar que o conhecimento verdadeiro só pode nascer do trabalho interior realizado pela razão, graças a seu próprio esforço, sem aceitar dogmas religiosos, preconceitos sociais, censuras políticas e os dados imediatos fornecidos pelos sentidos”. (CHAUÍ, Marilena. "Primeira filosofia". 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 80.)

    A leitura do trecho nos permite identificar características do Renascimento. Assinale a afirmativa que contém essas características.

    a) nova postura com relação ao conhecimento, a qual transforma o modo de entendimento do mundo e do próprio homem.

    b) ruptura com as concepções antropocêntricas, a qual modifica as relações hierárquicas senhoriais.

    c) ruptura com o mundo antigo, a qual caracteriza um distanciamento do homem face aos diversos movimentos religiosos.

    d) adaptações do pensamento contemplativo, as quais reafirmam a primazia do conhecimento da natureza em relação ao homem.

  2. Questão 2

    (Enem)

    (...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos. (COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)

    Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas. (VINCI, Leonardo da. Carnets)

    O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é

    a) a fé como guia das descobertas.

    b) o senso crítico para se chegar a Deus.

    c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.

    d) a importância da experiência e da observação.

    e) o princípio da autoridade e da tradição.
     

  3. Questão 3

    (Uneb-BA)

    Leia atentamente os relatos a seguir:

    "O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento".
    “Experiência, mãe de toda a certeza”

    “Só o pintor universal tem valor”

    São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:

    a) Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.

    b) Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.

    c) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.

    d) Confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.

    e) Escolasticismo, dado que admitia a fé como única fonte de conhecimento. 

  4. Questão 4

    (UEL)

    O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que:

    a) o racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.

    b) houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.

    c) nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.

    d) o humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.

    e) os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.  
     

  5. Questão 5

    (PUC-MG)

    O Renascimento, enquanto fenômeno cultural observado na Europa Ocidental no início da Idade Moderna, encontra-se inserido no processo de transição do feudalismo para o capitalismo, expressando o pensamento e a visão de mundos próprios de uma sociedade mercantil e, portanto, mais aberta e dinâmica.  Manifestando-se principalmente através das artes e da filosofia, o movimento renascentista tinha como eixo

    a) a sabedoria popular e o domínio da maioria, como mecanismo de combate ao poder aristocrático e de oposição aos novos segmentos sociais em ascensão.

    b) a oposição a todas as religiões organizadas, pois os princípios religiosos impediam a liberdade de opinião e tornavam o homem alienado. A igualdade jurídica de todos os indivíduos, suprimindo-se os privilégios de classe e equiparando os direitos e obrigações dos cidadãos.

    c) a liberdade de trabalho inerente a qualquer pessoa, como instrumento capaz de possibilitar a criação e o crescimento do ser humano, sendo necessário abolir as corporações de ofício.

    d) a valorização do homem por sua razão e por suas criações, difundindo a confiança nas potencialidades humanas e superando o misticismo dominante no período medieval.

    e) o Racionalismo e o Geocentrismo (convicção de que tudo pode ser explicado pela razão e pela ciência; concepção de que a Terra é o centro do universo).