Exercícios sobre Segunda Guerra Mundial

Teste seus conhecimentos por meio desta lista de exercícios sobre Segunda Guerra Mundial, um dos conflitos mais importantes da história da humanidade.

Publicado por: Daniel Neves Silva

Questões

  1. Questão 1

    (Enem)

    Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.

    SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n. 23, 1999 (adaptado).

    A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a)

    A) ataque feito pelos japoneses à base militar americana de Pearl Harbor.

    B) desencadeamento da Guerra Fria e de novas rivalidades entre nações.

    C) morte de milhões de soldados nos combates da Segunda Guerra Mundial.

    D) execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas.

    E) lançamento de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelas forças norte-americanas.

  2. Questão 2

    (Enem)

    A participação da África na Segunda Guerra Mundial deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários demônios. O seu engajamento não foi um processo de colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra uma forma de hegemonia ainda mais perigosa.

    MAZRUI, A. “Procurai primeiramente o reino do político…” In: MAZRUI, A., WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1925. Brasília: Unesco, 2010.

    Para o autor, a “forma de hegemonia” e uma de suas características que explicam o engajamento dos africanos no processo analisado foram:

    A) comunismo / rejeição da democracia liberal.

    B) capitalismo / devastação do ambiente natural.

    C) fascismo / adoção do determinismo biológico.

    D) socialismo / planificação da economia nacional.

    E) colonialismo / imposição da missão civilizatória.

  3. Questão 3

    Antes mesmo que a Segunda Guerra Mundial se iniciasse, japoneses e soviéticos estiveram em batalha durante os meses de maio e agosto de 1939, no que ficou conhecido como Batalha de Khalkhin Gol. Uma das consequências dessa batalha foi:

    A) alertou Stalin acerca das fragilidades das defesas de fronteira da União Soviética.

    B) ampliou os expurgos promovidos no Exército Vermelho por Stalin.

    C) fortaleceu a corrente no governo japonês que defendia um ataque contra os EUA no sul do Pacífico.

    D) incentivou o deslocamento das indústrias soviéticas para o oeste, na fronteira com a Polônia.

    E) incentivou o esvaziamento da Manchúria por parte do exército japonês.

  4. Questão 4

    O cenário de guerra na União Soviética ficou marcado por batalhas extremamente violentas. À medida que os alemães avançavam pelo território soviético, um rastro de destruição e morte era deixado. Uma das cidades soviéticas foi literalmente cercada pelas tropas alemãs, que estabeleceram uma estratégia para matar a população de fome. Estamos falando de:

    A) Stalingrado.

    B) Leningrado.

    C) Moscou.

    D) Kiev.

    E) Minsk.

  5. Questão 5

    Um dos elementos centrais para que os nazistas estabelecessem o seu poder nos locais conquistados era o colaboracionismo. Por onde passaram, os nazistas se aliavam com indivíduos locais que se voltaram contra o seu próprio país e apoiaram os alemães nazistas. A ideia de invasão da Noruega, inclusive, foi gestada por um colaboracionista chamado:

    A) Vidkun Quisling.

    B) Erich Raeder.

    C) Josef Terboven.

    D) Curt Bräuer.

    E) Haakon VII da Noruega.

  6. Questão 6

    Na década de 1940, os Estados Unidos investiram consideravelmente no desenvolvimento das relações diplomáticas com as nações latino-americanas, inclusive o Brasil. Nesse momento foi negociada uma aproximação do Brasil com o Eixo, e os termos alcançados fizeram o Brasil romper relações diplomáticas com as nações do Eixo em 1942. Isso gerou uma resposta alemã, e embarcações brasileiras foram atacadas por submarinos da Alemanha, o que mobilizou a opinião pública e levou o Brasil a declarar guerra contra a Alemanha.

    A força brasileira enviada para lutar na Segunda Guerra Mundial ficou conhecida como:

    A) Força Armada do Brasil.

    B) Grupo de soldados do Brasil.

    C) Exército Verde e Amarelo.

    D) Força Expedicionária Brasileira.

    E) Tropas Especiais do Brasil.

  7. Questão 7

    Em 19 de setembro de 1941, o Grupo de Exércitos do Sul da Wehrmacht tomou Kiev […]. Em 24 de setembro, uma série de bombas e minas explodiram, destruindo prédios do centro de Kiev, onde os alemães haviam instalado seus escritórios do regime de ocupação. Alguns desses explosivos tinham sido regulados antes de as forças soviéticas se retirarem da cidade, mas alguns parecem ter sido detonados por homens do NKVD (serviço secreto soviético) que permaneceram em Kiev.

    SNYDER, Timothy. Terras de Sangue: a Europa entre Hitler e Stalin. Rio de Janeiro: Record, 2012, p. 251.

    O trecho em questão fala de um ataque que as forças alemãs sofreram em Kiev após conquistar a cidade em setembro de 1941. A represália alemã a esse ataque resultou no:

    A) Massacre de Katyn.

    B) Massacre de Babi Yar.

    C) Operação Azul.

    D) Operação Urano.

    E) Nenhuma das alternativas acima.

  8. Questão 8

    O dia 9 de agosto de 1945 ficou marcado na história da Segunda Guerra Mundial como o dia em que os Estados Unidos lançaram sua segunda bomba atômica sobre o Japão, dessa vez contra a cidade de Nagasaki. Esse acontecimento foi determinante para a rendição japonesa, mas outro acontecimento também foi crucial para que o Japão se rendesse. Estamos falando:

    A) da invasão da Manchúria.

    B) um acordo ratificado com os EUA.

    C) o anúncio do presidente americano de que uma terceira bomba seria lançada.

    D) o incêndio de Tóquio.

    E) um terremoto que ampliou a destruição da infraestrutura japonesa.

  9. Questão 9

    Qual foi o grupo que ficou responsável pelo fuzilamento de judeus nas regiões ocupadas pelos alemães?

    A) Sturmabteilung

    B) Schutzstaffel

    C) Gestapo

    D) Kriegsmarine

    E) Einsatzgruppen

  10. Questão 10

    Em janeiro de 1943, as lideranças dos Aliados se reuniram em um evento que ficou conhecido como Conferência de Casablanca, realizado no Marrocos, ainda uma colônia francesa. Nesse encontro, os Aliados discutiram novas estratégias para a guerra, e um dos desdobramentos dessa conferência foi:

    A) Dia D.

    B) Batalha de Kursk.

    C) Desembarque de tropas na Sicília.

    D) Batalha das Ardenas.

    E) Cerco de Bastogne.

  11. Questão 11

    Unidade japonesa responsável por cometer atrocidades contra a população japonesa, incluindo o desenvolvimento de armas biológicas:

    A) Exército Kwantung

    B) Unidade 731

    C) Kempeitai

    D) Exército Imperial

    E) Nenhuma das alternativas acima

  12. Questão 12

    A respeito do Dia D, qual das alternativas abaixo não corresponde ao nome de uma praia de desembarque estabelecida pelos Aliados?

    A) Sword

    B) Eagle

    C) Juno

    D) Omaha

    E) Gold

  13. Questão 13

    (Inaz do Pará)

    “O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram organizados pelo partido nazista alemão, liderado por Adolf Hitler. Os judeus foram o principal alvo dos nazistas. Quase sete em cada 10 judeus na Europa na época foram assassinados por causa de sua identidade”.

    Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cd189gdr7l5o. Acesso em: 24 nov. 2024.

    A partir dessas informações assinale a alternativa abaixo que contém, respectivamente, um argumento usado na época para justificar esse ato e um evento de mesma natureza, registrado pela História após 1945.

    A) Os judeus e outros grupos, como os ciganos, eram considerados povos inferiores – A limpeza étnica ocorrida nos Bálcãs nos anos de 1990.

    B) Os judeus foram acusados de controlar a economia global, os bancos, a mídia e os governos – A invasão do Iraque pelos Estados Unidos em 2003.

    C) Os judeus eram descritos como uma ameaça à raça pura ariana – A longa ocupação do Afeganistão pelos Estados Unidos a partir de 2001.

    D) Os judeus foram apontados como os responsáveis pela crise econômica da Alemanha – O massacre promovido pelo Império Otomano contra a população de etnia armênia.

    E) A prática de atentados terroristas na Alemanha por grupos radicais judeus – o massacre de minorias curdas no Iraque durante a ditadura de Saddam Hussein.

  14. Questão 14

    (Fepese) Durante a Segunda Guerra Mundial, o partido nazista que governava a Alemanha buscou soluções para tratar a “questão judaica” (Endlösung der Judenfrage). Assinale a alternativa que indica corretamente a solução encontrada.

    A) A realocação dos judeus dos territórios ocupados em campos de trabalho assalariado na Polônia e na Rússia.

    B) O genocídio da população judia nos territórios ocupados pela Alemanha (Holocausto).

    C) A criação de colônias judaicas na África e no sul da América do Sul que, no entanto, não puderam ser instaladas em face da eminente derrota alemã.

    D) A criação do Estado de Israel para acolher os judeus de toda a Europa.

    E) A concessão de vistos de saída da Alemanha e dos países ocupados para todos os judeus que assim o desejassem, provocando um grande processo migratório, principalmente nos Estados Unidos.

  15. Questão 15

    (Consulpam – adaptado) A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi um dos conflitos mais devastadores da história. Sobre este período, assinale a alternativa CORRETA:

    A) A Segunda Guerra Mundial teve início com a invasão da Polônia pela União Soviética.

    B) O ataque a Pearl Harbor pelos japoneses, em 1941, levou os Estados Unidos a entrarem na guerra.

    C) A Conferência de Potsdam, realizada em 1943, resultou na rendição incondicional da Alemanha.

    D) A bomba atômica foi utilizada pela primeira vez na batalha de Stalingrado, em 1942.

    E) A Batalha de Kursk foi a maior batalha da Segunda Guerra Mundial, rendendo uma vitória estratégica para a Alemanha, em 1943.

  16. Questão 16

    (Itame – adaptado) Com o término da Segunda Guerra Mundial, o cenário global passou por diversas transformações que alteraram sua estrutura geopolítica. A demonstração da capacidade tecnológica, combinada com o uso de armamentos de grande poder destrutivo, revelou à humanidade o impacto que o conhecimento científico pode ter ao expandir as possibilidades dentro de um conflito. Nesse contexto da segunda metade do século XX, dois grandes blocos antagônicos se formaram, cada um com suas próprias ideologias socioeconômicas e políticas, desencadeando um conflito cujas principais características se manifestaram na:

    A) promoção da integralização interna e regional.

    B) constituição de um mundo polarizado.

    C) oposição a regimes totalitários e ditatoriais.

    D) combate às ideologias nacionalistas.

    E) luta pela expansão ilimitada do colonialismo.

  17. Questão 17

    (Consulplan – adaptado) Lançado em 2023, o filme “Oppenheimer” fez o mundo lembrar de toda a engenhosidade, as controvérsias, os desafios e os perigos envolvidos no processo de criação e uso das armas nucleares. O programa responsável pelo desenvolvimento de armas nucleares durante a Segunda Guerra Mundial foi:

    A) Projeto Apollo.

    B) Plano Marshall.

    C) Operação Condor.

    D) Projeto Manhattan.

    E) Programa New Deal.

  18. Questão 18

    (Cetrede) Na segunda fase da 2ª Guerra Mundial, o quadro começa a ser alterado a partir do(da)

    A) aumento de poder de guerra dos japoneses.

    B) derrota dos norte-americanos.

    C) vitória dos países do Eixo.

    D) declínio do poder de guerra dos alemães.

    E) vitória da Alemanha na Batalha de Stalingrado.

  19. Questão 19

    (Funcab – adaptado) Com a ocupação dos seringais da Malásia por tropas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os Estados Unidos e a Inglaterra buscaram matéria-prima para equipamentos bélicos na importação de borracha brasileira. Para tanto, foi necessária a assinatura de acordos entre os Estados Unidos e o Brasil. Esses acordos, assinados em março de 1942, foram chamados de:

    A) Acordos da Amazônia

    B) Acordos Brasileiros

    C) Acordos de Washington

    D) Acordos da Borracha

    E) Acordos Ingleses

  20. Questão 20

    (Fundatec) – Considerando os principais acontecimentos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A França foi dividida em duas partes: ao Sul ficava a zona livre, com sede na cidade de Vichy e governada por Henry Pétain; o Norte, incluindo Paris, ficou sob o controle dos alemães.

    B) A Blitzkrieg, estratégia de ataque dos alemães, garantiu a rápida expansão nazista sobre a Europa, anexando, até junho de 1940, todos os países da Península Balcânica.

    C) A invasão da URSS, em junho de 1941, rompeu o pacto de não agressão e significou uma nova fase da guerra; a Operação Barbarossa acabou forçando a entrada da URSS no conflito.

    D) O ataque à base aérea norte-americana de Pearl Harbor pelos japoneses provocou a entrada dos Estados Unidos na guerra, reforçando o bloco dos países aliados.

    E) Apesar dos esforços e das investidas aéreas através da Luftwaffe, o plano de invasão da Alemanha contra a Grã-Bretanha acabou fracassando.