Enem: lista de exercícios sobre interpretação de texto em Inglês

Com esta lista de exercícios, você testa suas habilidades em interpretar textos para a prova de Inglês do Enem.

Publicado por: Richard Gomes Firmino

Questões

  1. Questão 1

    (Enem PPL 2014)

    Campanha publicitária intitulada “If you can’t read it, why eat it?”, que traz uma reflexão sobre o consumo de alimentos.

    Implementar políticas adequadas de alimentação e nutrição é uma meta prioritária em vários países do mundo. A partir da campanha If you can’t read it, why eat it?, os leitores são alertados para o perigo de

    a) acessarem informações equivocadas sobre a formulação química de alimentos empacotados.

    b) consumirem alimentos industrializados sem o interesse em conhecer a sua composição.

    c) desenvolverem problemas de saúde pela falta de conhecimento a respeito do teor dos alimentos.

    d) incentivarem crianças a ingerirem grande quantidade de alimentos processados e com conservantes.

    e) ignorarem o aumento constante da obesidade causada pela má alimentação na fase de desenvolvimento da criança.

  2. Questão 2

    Tennessee Mountain Properties

    Description

    Own a renovated house for less than $290 per month!!!!!!!! New windows, siding, flooring (laminate throughout and tile in entry way and bathroom), kitchen cabinets, counter top, back door, fresh paint and laundry on main floor. Heat bills are very low due to a good solid house and an energy efficient furnace.

    Disponível em: www.freerealestaeads.net. Acesso em: 30 nov. 2011 (adaptado).

    Em jornais, há diversos anúncios que servem aos leitores. O conteúdo do anúncio veiculado por este texto interessará a alguém que esteja procurando

    a) emprego no setor imobiliário.

    b) imóvel residencial para compra.

    c) serviço de reparos em domicílio.

    d) pessoa para trabalho doméstico.

    e) curso de decorador de interiores.

  3. Questão 3

    (Enem PPL 2013)

     Tirinha em inglês sobre a semelhança entre pais e filhos em enunciado de questão do Enem

    Tirinhas são construídas a partir de contextos sociais e podem promover reflexões diversas. Essa tirinha provoca no leitor uma reflexão acerca da

    a) divisão de espaço com os pais.

    b) perda da atenção dos pais.

    c) submissão aos pais.

    d) ausência dos pais.

    e) semelhança com os pais.

  4. Questão 4

     (Enem PPL 2011)

    Charge sobre relação entre Matemática e blues em enunciado de questão do Enem

    Ao estabelecer uma relação entre a Matemática e o blues a partir da opinião pessoal de um dos rapazes, a charge sugere que

    a) as canções iniciadas com a contagem de 1 a 4 fazem lembrar o blues.

    b) o blues, com seu ritmo depressivo, alivia o sentimento causado pela Matemática.

    c) as canções devem se iniciar com a contagem de 1 a 4 para se tornarem tristes.

    d) o blues, assim como a Matemática, consegue despertar um sentimento inspirador.

    e) o sentimento despertado pela Matemática serve como motivação para o blues.

  5. Questão 5

    (Enem 2019)

    Charge sobre uso de livro em ambiente escolar em enunciado de questão do Enem

    No cartum, o estudante faz uma pergunta usando turn this thing on por

    a) suspeitar que o colega está com seu material por engano.

    b) duvidar que o colega possa se tornar um bom aluno.

    c) desconfiar que o livro levado é de outra matéria.

    d) entender como desligada a postura do colega.

    e) desconhecer como usar um livro impresso.

  6. Questão 6

    (Enem 2018)

     Charge em inglês acerca da exigência de maturidade para adolescente em enunciado de questão do Enem 2018

    No cartum, a crítica está no fato de a sociedade exigir do adolescente que

    a) se aposente prematuramente.

    b) amadureça precocemente.

    c) estude aplicadamente.

    d) se forme rapidamente.

    e) ouça atentamente.

  7. Questão 7

    (Enem 2013)

    Tirinha Calvin em Hobbes, em inglês, em enunciado de questão do Enem.

    A partir da leitura dessa tirinha, infere-se que o discurso de Calvin teve um efeito diferente do pretendido, uma vez que ele

    a) decide tirar a neve do quintal para convencer seu pai sobre seu discurso.

    b) culpa o pai por exercer influência negativa na formação de sua personalidade.

    c) comenta que suas discussões com o pai não correspondem às suas expectativas.

    d) conclui que os acontecimentos ruins não fazem falta para a sociedade.

    e) reclama que é vítima de valores que o levam a atitudes inadequadas.

  8. Questão 8

    (Enem 2014)

    PARIS — It happens all the time: during an airport delay the man to the left, a Korean perhaps, starts talking to the man opposite, who might be Colombian, and soon they are chatting away in what seems to be English. But the native English speaker sitting between them cannot understand a word.

    They don’t know it, but the Korean and the Colombian are speaking Globish, the latest addition to the 6,800 languages that are said to be spoken across the world. Not that its inventor, Jean-Paul Nerrière, considers it a proper language.

    “It is not a language, it is a tool,” he says. “A language is the vehicle of a culture. Globish doesn’t want to be that at all. It is a means of communication.”

    Nerrière doesn’t see Globish in the same light as utopian efforts such as Kosmos, Volapuk, Novial or staunch Esperanto. Nor should it be confused with barbaric Algol (for Algorithmic language). It is a sort of English lite: a means of simplifying the language and giving it rules so it can be understood by all.

    BLUME, M. Disponível em: www.nytimes.com. Acesso em: 28 out. 2013 (fragmento).

    Considerando as ideias apresentadas no texto, o Globish (Global English) é uma variedade da língua inglesa que

    a) tem status de língua por refletir uma cultura global.

    b) facilita o entendimento entre o falante nativo e o não nativo.

    c) tem as mesmas características de projetos utópicos como o esperanto.

    d) altera a estrutura do idioma para possibilitar a comunicação internacional.

    e) apresenta padrões de fala idênticos aos da variedade usada pelos falantes nativos.

  9. Questão 9

    (Enem 2013)

    National Geographic News

    Christine Dell’Amore

    Published April 26, 2010

    Our bodies produce a small steady amount of natural morphine, a new study suggests. Traces of the chemical are often found in mouse and human urine, leading scientists to wonder whether the drug is being made naturally or being delivered by something the subjects consumed. The new research shows that mice produce the “incredible painkiller” – and that humans and other mammals possess the same chemical road map for making it, said study co-author Meinhart Zenk, who studies plant-based pharmaceuticals at the Donald Danforth Plant Science Center in St. Louis, Missouri.

    Disponível em: www.nationalgeographic.com. Acesso em: 27 jul. 2010.

    Ao ler a matéria publicada na National Geographic para a realização de um trabalho escolar, um estudante descobriu que:

    a) os compostos químicos da morfina, produzidos por humanos, são manipulados no Missouri.

    b) os ratos e os humanos possuem a mesma via metabólica para produção de morfina.

    c) a produção de morfina em grande quantidade minimiza a dor em ratos e humanos.

    d) os seres humanos têm uma predisposição genética para inibir a dor.

    e) a produção de morfina é um traço incomum entre os animais.

  10. Questão 10

    (Enem 2012)

    Leia.

    Quotes of the Day

    Friday, Sep. 02, 2011

    “There probably was a shortage of not just respect and boundaries but also love. But you do need, when they cross the line and break the law, to be very tough.”

    British Prime Minister DAVID CAMERON, arguing that those involved in the recent riots in England need “tough love” as he vows to “get to grips” with the country’s problem families.

    Disponível em: www.time.com. Acesso em: 5 nov. 2011 (adaptado).

    A respeito dos tumultos causados na Inglaterra em agosto de 2011, as palavras de alerta de David Cameron têm como foco principal

    a) enfatizar a discriminação contra os jovens britânicos e suas famílias.

    b) criticar as ações agressivas demonstradas nos tumultos pelos jovens.

    c) estabelecer relação entre a falta de limites dos jovens e o excesso de amor.

    d) reforçar a ideia de que os jovens precisam de amor, mas também de firmeza.

    e) descrever o tipo de amor que gera problemas às famílias de jovens britânicos.

  11. Questão 11

     (Enem 2012)

    23 February 2012 Last update at 16:53 GMT

    BBC World Service

    J. K. Rowling to pen first novel for adults

    J.K. Rowling

    Author J. K. Rowling has announced plans to publish her first novel for adults, which will be “very different” from the Harry Potter books she is famous for.

    The book will be published worldwide although no date or title has yet been released. “The freedom to explore new territory is a gift that Harry’s success has brought me,” Rowling said.

    All the Potter books were published by Bloomsbury, but Rowling has chosen a new publisher for her debut into adult fiction. “Although I’ve enjoyed writing it every bit as much, my next book will be very different to the Harry Potter series, which has been published so brilliantly by Bloomsbury and my other publishers around the world,” she said, in a statement. “I’m delighted to have a second publishing home in Little, Brown, and a publishing team that will be a great partner in this new phase of my writing life.”

    Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado).

    J. K. Rowling tornou-se famosa por seus livros sobre o bruxo Harry Potter e suas aventuras, adaptados para o cinema. Esse texto, que aborda a trajetória da escritora britânica, tem por objetivo

    a) informar que a famosa série Harry Potter será adaptada para o público adulto.

    b) divulgar a publicação do romance por J. K. Rowling inteiramente para adultos.

    c) promover a nova editora que irá publicar os próximos livros de J. K. Rowling.

    d) informar que a autora de Harry Potter agora pretende escrever para adultos.

    e) anunciar um novo livro da série Harry Potter publicado por editora diferente.

  12. Questão 12

    (Enem 2010)

    THE DEATH OF THE PC

    The days of paying for costly software upgrades are numbered. The PC will soon be obsolete. And BusinessWeek reports 70% of Americans are already using the technology that will replace it. Merrill Lynch calls it “a $160 billion tsunami”. Computing giants including IBM, Yahoo!, and Amazon are racing to be the first to cash in on this PC-killing revolution.

    Yet, two little-known companies have a huge head start. Get their names in a free report from The Motley Fool called, “The Two Words Bill Gates Doesn’t Want You to Hear…”

    Click here for instant access to this FREE report!

    BROUGHT TO YOU BY THE MOTLEY FOOL
    Disponível em: http://www.fool.com. Acesso em: 21 jul. 2010.

    Ao optar por ler a reportagem completa sobre o assunto anunciado, tem-se acesso a duas palavras que Bill Gates não quer que o leitor conheça e que se referem

    a) aos responsáveis pela divulgação desta informação na internet.

    b) às marcas mais importantes de microcomputadores do mercado.

    c) aos nomes dos americanos que inventaram a suposta tecnologia.

    d) aos sites da internet pelos quais o produto já pode ser conhecido.

    e) às empresas que levam vantagem para serem suas concorrentes.

  13. Questão 13

    (Enem 2018)

    Don't write in English, they said,

    English is not your mother tongue...

    ...The language I speak

    Becomes mine, its distortions, its queerness

    All mine, mine alone, it is half English, half

    Indian, funny perhaps, but it is honest,

    It is as human as I am human...

    ...It voices my joys, my longings my

    Hopes...

    (Kamala Das, 1965:10)

    GARGESH. R. South Asian Englishes. In: KACHRU. B. B.; KACHRU. Y.; NELSON, C. L. (Eds). The Handbook of World Englishes. Singapore: Blackwell. 2006.

    A poetisa Kamala Das, como muitos escritores indianos, escreve suas obras em inglês, apesar de essa não ser sua primeira língua. Nesses versos, ela

    a) usa a língua inglesa com efeito humorístico.

    b) recorre a vozes de vários escritores ingleses.

    c) adverte sobre o uso distorcido da língua inglesa.

    d) demonstra consciência de sua identidade linguística.

    e) reconhece a incompreensão na sua maneira de falar inglês.

  14. Questão 14

    (Enem 2014)

    The Road Not Taken (by Robert Frost)

    Two roads diverged in a wood, and I —

    I took the one less traveled by,

    And that has made all the difference.

    Disponível em: www.poetryfoundation.org. Acesso em: 29 nov. 2011 (fragmento).

    Estes são os versos finais do famoso poema The Road Not Taken, do poeta americano Robert Frost. Levando-se em consideração que a vida é comumente metaforizada como uma viagem, esses versos indicam que o autor

    a) festeja o fato de ter sido ousado na escolha que fez em sua vida.

    b) lamenta por ter sido um viajante que encontrou muitas bifurcações.

    c) viaja muito pouco e que essa escolha fez toda a diferença em sua vida.

    d) reconhece que as dificuldades em sua vida foram todas superadas.

    e) percorre várias estradas durante as diferentes fases de sua vida.

  15. Questão 15

    (Enem 2012)

    Leia.

    I, too

    I, too, sing America.

    I am the darker brother.

    They send me to eat in the kitchen

    When company comes,

    But I laugh,

    And eat well,

    And grow strong.

    Tomorrow,

    I’ll be at the table

    When company comes.

    Nobody’ll dare

    Say to me,

    “Eat in the kitchen,”

    Then.

    Besides,

    They’ll see how beautiful I am

    And be ashamed

    I, too, am America.

    HUGHES, L. In: RAMPERSAD, A.; ROESSEL, D. (Ed.) The collected poems of Langston Hughes. New York: Knopf, 1994.

    Langston Hughes foi um poeta negro americano que viveu no século XX e escreveu I, too em 1932. No poema, a personagem descreve uma prática racista que provoca nela um sentimento de

    a) coragem, pela superação.

    b) vergonha, pelo retraimento.

    c) compreensão, pela aceitação.

    d) superioridade, pela arrogância.

    e) resignação, pela submissão.

  16. Questão 16

    (Enem PPL 2019)

    Englishman in New York

    I don't drink coffee I take tea my dear
    I like my toast done on one side
    And you can hear it in my accent when I talk
    I’m an Englishman in New York

    See me walking down Fifth Avenue
    A walking cane here at my side
    I take it everywhere I walk
    I’m an Englishman in New York

    […]

    I’m an alien, I’m a legal alien
    I’m an Englishman in New York
    I’m an alien, I’m a legal alien
    I’m an Englishman in New York

    Modesty, propriety can lead to notoriety
    You could end up as the only one
    Gentleness, sobriety are rare in this society
    At night a candle’s brighter than the sun

    STING. Nothing Like the Sun. Studio Album. United States: A&M Records, 1987 (fragmento).

    Na letra da canção Englishman in New York, a fala do eu lírico evidencia uma atitude de

    a) exaltação dos hábitos de um outro povo.

    b) dificuldade de adaptação à cultura alheia.

    c) valorização da diversidade de costumes.

    d) disponibilidade para aprender coisas novas.

    e) predisposição a um comportamento solitário.

  17. Questão 17

    (Enem PPL 2017)

    If You’re Out There

    If you hear this message
    Wherever you stand
    I’m calling every woman
    Calling every man

    We’re the generation
    We can’t afford to wait
    The future started yesterday
    And we’re already late

    We’ve been looking for a song to sing
    Searched for a melody
    Searched for someone to lead
    We’ve been looking for the world to change
    If you feel the same, we’ll go on and say

    If you’re out there
    Sing along with me if you’re out there
    I’m dying to believe that you’re out there
    Stand up and say it loud if you’re out there
    Tomorrow’s starting now...now...now […]

    We can destroy Hunger
    We can conquer Hate
    Put down the arms and raise your voice
    We’re joining hands today […]

    LEGEND, J. Evolver. Los Angeles: Sony Music, 2008 (fragmento).

    O trecho da letra de If You’re Out There revela que essa canção, lançada em 2008, é um(a)

    a) convocação à luta armada.

    b) apelo ao engajamento social.

    c) atitude saudosista.

    d) crítica a atitudes impensadas.

    e) elogio à capacidade de aceitação.

  18. Questão 18

    (Enem PPL 2010)

    Crystal Ball

    Come see your life in my crystal glass —

    Twenty-five cents is all you pay

    Let me look into your past —

    Here’s what you had for lunch today:

    Tuna salad and mashed potatoes,

    Collard greens pea soup and apple juice,

    Chocolate milk and lemon mousse.

    You admit I’ve got told it all?

    Well, I know it, I confess,

    Not by looking, in my ball,

    But just by looking at your dress.

    SILVERSTEIN, S. Falling up. New York: Harper Collins Publishers, 1996.

    A curiosidade a respeito do futuro pode exercer um fascínio peculiar sobre algumas pessoas, a ponto de colocá-las em situações inusitadas. Na letra da música Crystal Ball, essa situação fica evidente quando é revelado à pessoa que ela

    a) recebeu uma boa notícia.

    b) ganhou um colar de pedras.

    c) se sujou durante o almoço.

    d) comprou vestidos novos.

    e) encontrou uma moeda.

  19. Questão 19

    (Enem 2012)

    Mãos seguram papel onde consta trecho de texto de Jimi Hendrix.

    Aproveitando-se de seu status social e da possível influência sobre seus fãs, o famoso músico Jimi Hendrix associa, em seu texto, os termos love, power e peace para justificar sua opinião de que

    a) a paz tem o poder de aumentar o amor entre os homens.

    b) o amor pelo poder dever ser menor do que o poder do amor.

    c) o poder deve ser compartilhado entre aqueles que se amam.

    d) o amor pelo poder é capaz de desunir cada vez mais as pessoas.

    e) a paz será alcançada quando a busca pelo poder deixar de existir.

  20. Questão 20

    (Enem PPL 2011)

    Last Monday was a really awful day. I got to school late because I had missed the bus. Then I had a Math test and did badly because I hadn’t studied for it. Things went from bad to worse: while I was waiting for the bus home I realized I had lost my money so I had to walk home. I really wanted to go to the cinema with my parents that evening but by the time I got home they had already gone out. I put my dinner in the oven, went to watch TV and fell asleep. When I woke up an hour later, there was a terrible smell and smoke coming up the stairs: I had forgotten to take my dinner out of the oven.

    ACEVEDO, A.; GOWER, M. High Flyer. Longman, 1996.

    A intenção do narrador, nesse texto, é

    a) descrever o incidente na cozinha.

    b) justificar a perda de uma prova.

    c) lamentar a perda da aula.

    d) reclamar do atraso do ônibus.

    e) relatar um dia de problemas.