Exercícios sobre romantismo no Brasil

Esta lista de exercícios sobre romantismo no Brasil explora as principais características, temas, autores e obras desse movimento e suas três fases existentes.

Publicado por: Talliandre Matos

Questões

  1. Questão 1

    (PROMUN - 2025) Sobre o romantismo, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A natureza é um dos elementos mais importantes da estética romântica.

    B) Nesse período, os sentimentos tornam-se mais importantes do que a racionalidade.

    C) O romantismo brasileiro apresenta um culto apenas ao futuro, pois a dor do passado não permeia a literatura dessa época, uma vez que seus autores o repudiam.

    D) A inconformidade do artista romântico com o “mundo cruel” faz com que ele crie procedimentos de fuga, como a fantasia.

  2. Questão 2

    (FUNDATEC - 2025) Analise o trecho a seguir:

    “Estão agora sozinhos e, como Adão e Eva, no começo do mundo, prontos para o amor. Eis, então, que uma grande enxurrada os surpreende ([...] está atento aos preconceitos de seus leitores). O casal refugia-se em cima de uma palmeira, mas as águas continuam subindo. Em um último gesto heroico, [...] arranca a palmeira (incluindo raízes e tudo), transformando-a em canoa. O índio e a jovem branca são arrastados então pela correnteza” (Gonzaga, 2012).

    O autor do trecho analisa uma obra do movimento indianista do romantismo brasileiro, que apresenta o indígena como herói da nascente nacionalidade pós-colonial, em uma tentativa de desenhar um passado heroico para o país. Assinale a alternativa que apresenta a obra à qual o trecho acima se refere.

    A) Inocência, de Visconde de Taunay.

    B) Iracema, de José de Alencar.

    C) A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo.

    D) O filho do pescador, de Teixeira e Souza.

    E) O Guarani, de José de Alencar.

  3. Questão 3

    (SELECON- 2024) Leia o poema a seguir, de Gonçalves de Magalhães:

    Adeus à Europa

    Adeus, oh terras da Europa!
    Adeus, França, adeus, Paris!
    Volto a ver terras da Pátria,
    vou morrer no meu país.

    Qual ave errante, sem ninho,
    oculto peregrinando,
    visitei vossas cidades,
    sempre na Pátria pensando.

    De saudade consumido,
    dos velhos pais tão distante,
    gotas de fel azedavam
    o meu mais suave instante.

    As cordas de minha lira
    longo tempo suspiraram,
    mas alfim frouxas, cansadas
    de suspirar, se quebraram.

    Oh lira do meu exílio,
    da Europa as plagas deixemos;
    eu te darei novas cordas,
    novos hinos cantaremos.

    Adeus, oh terras da Europa!
    Adeus, França, adeus, Paris!
    Volto a ver terras da Pátria,
    vou morrer no meu país.

    Fonte: https://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/suspiros-poeticos-e-saudades--0/html/. Acesso em 14/10/2024

    Esse poema é representativo da:

    A) primeira geração do romantismo brasileiro.

    B) segunda geração do romantismo brasileiro.

    C) terceira geração do romantismo brasileiro.

    D) primeira fase do modernismo brasileiro.

  4. Questão 4

    (Instituto Consulplan - 2024) Dentre os autores e obras representantes da estética romântica no Brasil, NÃO está incluído o indicado em:

    A) Gonçalves Dias – Os timbiras.

    B) Bernardo Guimarães – A escrava Isaura.

    C) Joaquim Manuel de Macedo – A Moreninha.

    D) Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas.

  5. Questão 5

    (INAZ do Pará - 2025) A poesia romântica brasileira, fortemente influenciada pelo nacionalismo, emprega uma ampla variedade de figuras de linguagem para exaltar a natureza, a pátria e os sentimentos. Recursos como metáforas e hipérboles são amplamente utilizados para idealizar paisagens, emoções e personagens, contribuindo para o tom grandioso e emotivo característico do romantismo.

    Analise as assertivas abaixo sobre o uso de figuras de linguagem na poesia romântica brasileira e a seguir, assinale a alternativa CORRETA.

    I. A metáfora, recurso estilístico frequentemente utilizado pelos poetas românticos, aparece como uma forma de comparar elementos naturais a sentimentos humanos, reforçando o vínculo entre o indivíduo e a pátria.

    II. A hipérbole é uma figura de linguagem rara na poesia romântica brasileira, já que esse movimento literário priorizava a simplicidade e a moderação na expressão de ideias.

    III. Poetas como Gonçalves Dias usaram figuras de linguagem para idealizar a natureza brasileira, frequentemente associando-a à pureza, à beleza e ao orgulho nacional.

    IV. No contexto do nacionalismo romântico, o uso de figuras de linguagem como metáforas e hipérboles era estratégico para criar uma imagem glorificada do Brasil e reforçar o sentimento de pertencimento.

    A) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.

    B) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

    C) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

    D) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

    E) Todas as assertivas estão corretas.

  6. Questão 6

    (INAZ do Pará-2025) O romantismo brasileiro, iniciado no século XIX, foi fundamental para a construção de uma identidade nacional, destacando elementos culturais e naturais próprios do Brasil. A literatura romântica desse período valorizou a exaltação da natureza, a idealização do indígena como herói nacional e a expressão de sentimentos como o amor puro e idealizado.

    Assinale a alternativa CORRETA sobre o nacionalismo e a construção da identidade no romantismo brasileiro.

    A) A literatura romântica brasileira focava na crítica social realista, rejeitando a idealização da natureza e do indígena, priorizando temas urbanos e cosmopolitas.

    B) A idealização do indígena como símbolo nacional no romantismo brasileiro foi uma tentativa de criar um herói distante da realidade histórica, exaltando características como bravura, pureza e conexão com a natureza.

    C) No romantismo brasileiro, o nacionalismo foi expresso exclusivamente por meio de críticas à colonização portuguesa, sem explorar aspectos culturais ou naturais do país.

    D) A produção literária romântica no Brasil teve como principal influência as narrativas medievais europeias, negligenciando temas relacionados ao contexto brasileiro.

    E) O amor idealizado, característico do romantismo brasileiro, sempre reflete uma abordagem crítica e racional dos sentimentos, excluindo traços de subjetividade.

  7. Questão 7

    (INEP - 2014)

    Soneto

    Oh! Páginas da vida que eu amava,
    Rompei-vos! nunca mais! tão desgraçado!...
    Ardei, lembranças doces do passado!
    Quero rir-me de tudo que eu amava!

    E que doido que eu fui! como eu pensava
    Em mãe, amor de irmã! em sossegado
    Adormecer na vida acalentado
    Pelos lábios que eu tímido beijava!

    Embora — é meu destino. Em treva densa
    Dentro do peito a existência finda
    Pressinto a morte na fatal doença!

    A mim a solidão da noite infinda!
    Possa dormir o trovador sem crença.
    Perdoa minha mãe — eu te amo ainda!

    AZEVEDO, A. Lira dos vinte anos. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

    A produção de Álvares de Azevedo situa-se na década de 1850, período conhecido na literatura brasileira como ultrarromantismo. Nesse poema, a força expressiva da exacerbação romântica identifica-se com o(a)

    A) amor materno, que surge como possibilidade de salvação para o eu lírico.

    B) saudosismo da infância, indicado pela menção às figuras da mãe e da irmã.

    C) construção de versos irônicos e sarcásticos, apenas com aparência melancólica.

    D) presença do tédio sentido pelo eu lírico, indicado pelo seu desejo de dormir.

    E) fixação do eu lírico pela ideia da morte, o que o leva a sentir um tormento constante.

  8. Questão 8

    (INEP - 2024)

    — Eu lhe juro, Aurélia. Estes lábios nunca tocaram a face de outra mulher, que não fosse minha mãe. Meu primeiro beijo de amor, guardei-o para minha esposa, para ti...

    [...]

    — Ou de outra mais rica! — disse ela, retraindo-se para fugir ao beijo do marido, e afastando-o com a ponta dos dedos. A voz da moça tomara o timbre cristalino, eco da rispidez e aspereza do sentimento que lhe sublevava o seio, e que parecia ringir-lhe nos lábios como aço.

    — Aurélia! Que significa isto?

    — Representamos uma comédia, na qual ambos desempenhamos o nosso papel com perícia consumada. Podemos ter este orgulho, que os melhores atores não nos excederiam. Mas é tempo de pôr termo a esta cruel mistificação, com que nos estamos escarnecendo mutuamente, senhor. Entremos na realidade por mais triste que ela seja; e resigne-se cada um ao que é, eu, uma mulher traída; o senhor, um homem vendido.

    — Vendido! — exclamou Seixas ferido dentro d’alma.

    — Vendido, sim: não tem outro nome. Sou rica, muito rica; sou milionária; precisava de um marido, traste indispensável às mulheres honestas. O senhor estava no mercado; comprei-o. Custou-me cem contos de réis, foi barato; não se fez valer. Eu daria o dobro, o triplo, toda a minha riqueza por este momento.

    ALENCAR, J. Senhora. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 2003.

    Ao tematizar o casamento, esse fragmento reproduz uma concepção de literatura romântica evidenciada na

    A) defesa da igualdade de gêneros.

    B) importância atribuída à castidade.

    C) indignação com as injustiças sociais.

    D) interferência da riqueza sobre o amor.

    E) valorização das relações interpessoais.

  9. Questão 9

    (INEP - 2021) Leito de folhas verdes

    Brilha a lua no céu, brilham estrelas,
    Correm perfumes no correr da brisa,
    A cujo influxo mágico respira-se
    Um quebranto de amor, melhor que a vida!

    A flor que desabrocha ao romper d’alva
    Um só giro do sol, não mais, vegeta:
    Eu sou aquela flor que espero ainda
    Doce raio do sol que me dê vida.

    DIAS, G. Antologia poética. Rio de Janeiro: Agir, 1979 (fragmento).

    Na perspectiva do romantismo, a representação feminina espelha concepções expressas no poema pela

    A) reprodução de estereótipos sociais e de gênero.

    B) presença de traços marcadores de nacionalidade.

    C) sublimação do desejo por meio da espiritualização.

    D) correlação feita entre estados emocionais e natureza.

    E) mudança de paradigmas relacionados à sensibilidade.

  10. Questão 10

    (INEP - 2021) Seixas era homem honesto; mas ao atrito da secretaria e ao calor das salas, sua honestidade havia tomado essa têmpera flexível da cera que se molda às fantasias da vaidade e aos reclamos da ambição.

    Era incapaz de apropriar-se do alheio, ou de praticar um abuso de confiança; mas professava a moral fácil e cômoda, tão cultivada atualmente em nossa sociedade.

    Segundo essa doutrina, tudo é permitido em matéria de amor; e o interesse próprio tem plena liberdade, desde que se transija com a lei e evite o escândalo.

    ALENCAR, J. Senhora. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 out. 2015.

    A literatura romântica reproduziu valores sociais em sintonia com seu contexto de mudanças. No fragmento de Senhora, as concepções românticas do narrador repercutem a

    A) resistência à relativização dos parâmetros éticos.

    B) idealização de personagens pela nobreza de atitudes.

    C) crítica aos modelos de austeridade dos espaços coletivos.

    D) defesa da importância da família na formação moral do indivíduo.

    E) representação do amor como fator de aperfeiçoamento do espírito.

  11. Questão 11

    (INEP - 2021)

    O laço de fita

    Não sabes, criança? 'Stou louco de amores...

    Prendi meus afetos, formosa Pepita.

    Mas onde? No templo, no espaço, nas névoas?!

    Não rias, prendi-me

    Num laço de fita.

    Na selva sombria de tuas madeixas,

    Nos negros cabelos de moça bonita,

    Fingindo a serpente qu'enlaça a folhagem,

    Formoso enroscava-se

    O laço de fita.

    [...]

    Pois bem! Quando um dia na sombra do vale

    Abrirem-me a cova... formosa Pepita!

    Ao menos arranca meus louros da fronte,

    E dá-me por c'roa...

    Teu laço de fita.

    ALVES, C. Espumas flutuantes. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 8 ago. 2015 (fragmento).

    Exemplo da lírica de temática amorosa de Castro Alves, o poema constrói imagens caras ao romantismo. Nesse fragmento, o lirismo romântico se expressa na

    A) representação infantilizada da figura feminina.

    B) criatividade inspirada em elementos da natureza.

    C) opção pela morte como solução para as frustrações.

    D) ansiedade com as atitudes de indiferença da mulher.

    E) fixação por signos de fusão simbólica com o ser amado.

  12. Questão 12

    (SELECON - 2024) Leia o poema a seguir, de Gonçalves de Magalhães:

    Adeus à Europa

    Adeus, oh terras da Europa!
    Adeus, França, adeus, Paris!
    Volto a ver terras da Pátria,
    vou morrer no meu país.

    Qual ave errante, sem ninho,
    oculto peregrinando,
    visitei vossas cidades,
    sempre na Pátria pensando.

    De saudade consumido,
    dos velhos pais tão distante,
    gotas de fel azedavam
    o meu mais suave instante.

    As cordas de minha lira
    longo tempo suspiraram,
    mas alfim frouxas, cansadas
    de suspirar, se quebraram.

    Oh lira do meu exílio,
    da Europa as plagas deixemos;
    eu te darei novas cordas,
    novos hinos cantaremos.

    Adeus, oh terras da Europa!
    Adeus, França, adeus, Paris!
    Volto a ver terras da Pátria,
    vou morrer no meu país.

    Fonte: https://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/suspiros-poeticos-e-saudades--0/html/. Acesso em 14/10/2024

    No poema, um traço muito marcante do período literário em que foi produzido é o:

    A) bucolismo.

    B) indianismo.

    C) nacionalismo.

    D) antropocentrismo.