Exercícios sobre as fases do Romantismo

Estes exercícios sobre as fases do Romantismo abordam as principais diferenças entre os romances indianista, regional e urbano.

Publicado por: Luana Castro Alves Perez

Questões

  1. Questão 1

    O Romantismo brasileiro encontrou no índio a sua mais autêntica expressão de nacionalidade. Sobre essa fase do Romantismo, é correto afirmar:

     

    1. O indianismo foi uma das principais tendências do Romantismo brasileiro. Dele destacou-se Gonçalves Dias, na poesia, e José de Alencar, na prosa.

    2. No indianismo, encontramos elementos como a depressão, o devaneio, o sonho e a perspectiva da morte, características encontradas na poesia de Álvares de Azevedo.

    3. Constituiu um painel de estilos diversificados, cada poeta criava sua própria linguagem, mas todos estavam preocupados com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.

    4. No indianismo, é comum ver a representação do índio como o “bom selvagem”, bem como o reconhecimento do índio como um símbolo de nacionalidade.

    5. Seus principais representantes foram Visconde de Taunay, José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida.

    a) I e IV.

    b) I, II e IV.

    c) II e V.

    d) II, III e V.

    e) I e III.

  2. Questão 2

     A obra romanesca de José de Alencar introduziu na literatura brasileira quatro tipos de romances: indianista, histórico, urbano e regional. Desses quatro tipos, os que tiveram sua vida prolongada, de forma mais clara e intensa, até o Modernismo, ainda que modificados, foram:

    a) Indianista e histórico;

    b) Histórico e urbano;

    c) Urbano e regional;

    d) Regional e indianista;

    e) Indianista e urbano;

  3. Questão 3

    Sobre o romance regional estão corretas, exceto:

    a) O romance regional não seguia o modelo europeu. Por esse motivo, foi obrigado a construir seus próprios modelos e, em virtude disso, a Literatura Brasileira alcançou maior autonomia.

    b) Os escritores do romance regional foram influenciados pelo espírito racionalista: estavam sintonizados com o cientificismo da época, que explicava o mundo através de leis objetivas e a influência do meio no comportamento humano.

    c) Foram quatro os espaços nacionais que despertaram o interesse entre os escritores românticos: o das capitais, com destaque para o Rio de Janeiro, e os espaços das regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

    d) Seus principais representantes foram José de Alencar, Franklin Távora e Visconde de Taunay.

    e) Um dos principais problemas encontrados pelos autores regionalistas foi a adequação da variedade linguística regional à linguagem literária, cuja principal característica é o emprego da norma culta.

  4. Questão 4

    Sobre o romance urbano, estão corretas as alternativas:

    I. Entre as principais obras desse período, destacam-se Urupês, de Monteiro Lobato, O cortiço, de Aluísio Azevedo, e Lucíola, de José de Alencar.

    O romance urbano, que extraía da vida cotidiana da burguesia a sua obra-prima, conquistou grande prestígio entre os representantes dessa classe. Esse êxito propiciou a sua consolidação, bem como o amadurecimento do gênero.

    Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, Lucíola e Senhora, de José de Alencar, estão entre os romances urbanos que se destacaram.

    O romance urbano teve, entre suas principais preocupações, compreender e valorizar as diferenças étnicas, linguísticas, sociais e culturais das regiões brasileiras.

    Senhora e Memórias de um Sargento de Milícias são obras consideradas precursoras do Realismo, mas que ainda apresentam características do romantismo.

    a) II, III e IV.

    b) I e IV.

    c) III e IV.

    d) II, III e V.

    e) II e V.

  5. Questão 5

    Memórias de um Sargento de Milícias, obra de Manuel Antônio de Almeida que representa o romance urbano,  não apresenta a idealização e sentimentalismo comuns ao Romantismo. É uma obra excêntrica, bastante diferente das narrativas dessa escola literária.
    Assinale a alternativa em que se evidencia o antissentimentalismo, o distanciamento do lugar-comum romântico.

    a) "Isto tudo vem para dizermos que Maria Regalada tinha um verdadeiro amor ao major Vidigal."

    b) "Não é também pequena desventura o cairmos nas mãos de uma mulher a quem deu na veneta querer-nos bem deveras."

    c) "O Leonardo estremeceu por dentro, e pediu ao céu que a lua fosse eterna; virando o rosto, viu sobre seus ombros aquela cabeça de menina iluminada."

    d) "Sem saber como, unia-se ao Leonardo, firmava-se com as mãos sobre os seus ombros para se poder sustentar mais tempo nas pontas dos pés, falava-lhe e comunicava-lhe a sua admiração."
    e) "Leonardo ficou também por sua vez extasiado; pareceu-lhe então o rosto mais lindo que jamais vira."