Exercícios sobre Cruz e Sousa

Estes exercícios sobre Cruz e Sousa abordam as principais características da obra do principal nome do Simbolismo brasileiro.

Publicado por: Luana Castro Alves Perez

Questões

  1. Questão 1

    (ITA-2002) 

    Leia os seguintes versos:

    Mais claro e fino do que as finas pratas
    O som da tua voz deliciava...
    Na dolência velada das sonatas
    Como um perfume a tudo perfumava.
    Era um som feito luz, eram volatas
    Em lânguida espiral que iluminava,
    Brancas sonoridades de cascatas...
    Tanta harmonia melancolizava.

    (SOUSA, Cruz e. “Cristais”, in Obras completas.Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995, p. 86.)

    Assinale a alternativa que reúne as características simbolistas presentes no texto:

    a) Sinestesia, aliteração, sugestão.

    b) Clareza, perfeição formal, objetividade.

    c) Aliteração, objetividade, ritmo constante.

    d) Perfeição formal, clareza, sinestesia.

    e) Perfeição formal, objetividade, sinestesia. 

  2. Questão 2

    (Enem 2014)

    Vida obscura

    Ninguém sentiu  o  teu espasmo obscuro
    ó ser humilde entre os humildes seres,
    embriagado, tonto de prazeres,
    o mundo para ti foi negro e duro.

    Atravessaste no silêncio escuro
    a vida presa a trágicos deveres
    e chegaste ao saber de altos saberes
    tornando-te mais simples e mais puro.

    Ninguém te viu o sofrimento inquieto,
    magoado, oculto e aterrador, secreto,
    que o coração te apunhalou no mundo,

    Mas  eu que sempre te segui os  passos
    sei que a cruz infernal prendeu-te os braços
    e o teu suspiro como foi profundo!

     (SOUSA, C. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova  Aguilar, 1961)

    Com uma obra  densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Souza transpôs para seu  lirismo uma  sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada. No  soneto, essa percepção traduz-se em

    a)  sofrimento tácito diante dos limites impostos pela discriminação.

    b) tendência latente ao vício como resposta ao isolamento social.

    c) extenuação condicionada a uma rotina de tarefas degradantes.

    d) frustração amorosa canalizada para as atividades intelectuais.

    e) vocação religiosa manifesta na aproximação com a fé cristã.

  3. Questão 3

    Sobre a poesia de Cruz e Sousa é correto afirmar apenas:

    a) Sua poesia, dentro do movimento parnasiano, representa um momento de descontração e investigação. Nela, verificam-se três fases: a fase romântica; a fase parnasiana e a fase pré-simbolista.

    b) O poeta equilibrou a dimensão social com a dimensão coletiva, ilustrando, por meio desse procedimento, o comportamento característico da segunda geração romântica.

    c) O desejo de fugir da realidade, de transcender a matéria e integrar-se espiritualmente no cosmo, posturas verificadas em sua poesia, originam-se do sentimento de opressão produzido pelo capitalismo e também do drama racial e pessoal que o autor vivia.

    d) Formalmente, o poeta revela influências árcades e renascentistas, sem, contudo, cair no formalismo parnasiano. Embora preferisse o verso decassílabo, Cruz e Sousa explorou outras métricas, particularmente a redondilha maior.

  4. Questão 4

    Entre as características da obra de Cruz e Sousa, a única que foge aos modelos simbolistas é:

    a) preocupação intensa com a linguagem e certo refinamento formal.

    b) tentativa de superação no transcendental e no místico.

    c) Uso de símbolos, imagens, metáforas, sinestesias, além de recursos sonoros e cromáticos.

    d) Expressão da correspondência que a linguagem é capaz de estabelecer entre o concreto e o abstrato, o material e o ideal.

    e) Interesse pelas zonas profundas da mente e pela loucura.