Exercícios sobre elegia

Para resolver estes exercícios sobre elegia, você deve conhecer as principais características desse tipo de poema do gênero lírico.

Publicado por: Luana Castro Alves Perez

Questões

  1. Questão 1

    A elegia é um tipo de poesia do gênero lírico cuja temática é bastante peculiar. Sobre esse tipo de poema, é correto afirmar:

    I. Composição poética formada por 14 versos, geralmente com dois quartetos e dois tercetos. Um de seus maiores representantes foi o poeta português Luís Vaz de Camões.

    II. É um pequeno poema pastoral que se apresenta, na maioria das vezes, em forma de um diálogo entre pastores.

    III. Poema sobre assunto triste ou lutuoso. Pode ser composto por versos hexâmetros e pentâmetros alternados.

    IV. No Brasil, um de seus maiores representantes foi o poeta ultrarromântico Fagundes Varela, autor do célebre poema Cântico do Calvário.

    V. É um tipo de poema lírico recitado por ocasião de um casamento ou composto em louvor a ele.

    a) III e IV.

    b) I, II e V.

    c) III e V.

    d) I e II.

    e) II, III e IV.

  2. Questão 2

    Sobre o gênero lírico estão corretas, exceto:

    a) Gênero marcado pela subjetividade dos textos. Presença de um eu lírico que manifesta e expõe seus sentimentos e sua percepção acerca do mundo.

    b) As mais conhecidas estruturas formais do gênero lírico são a elegia, o soneto, o hino, a sátira, o idílio, a écloga e o epitalâmio.

    c) São longos poemas narrativos, em que um acontecimento histórico protagonizado por um herói é celebrado.

    d) Nota-se, no gênero lírico, a predominância de pronomes e verbos na 1ª pessoa e a exploração da musicalidade das palavras.

    e) Os poemas do gênero lírico podem apresentar forma livre ou estruturas formais.

  3. Questão 3

    Cântico do calvário

    À memória de meu Filho
    morto a 11 de dezembro de 1863

    Eras na vida a pomba predileta
    Que sobre um mar de angústias conduzia
    O ramo da esperança. Eras a estrela
    Que entre as névoas do inverno cintilava
    Apontando o caminho ao pegureiro.

    Eras a messe de um dourado estio.
    Eras o idílio de um amor sublime.
    Eras a glória, a inspiração, a pátria,
    O porvir de teu pai! - Ah! no entanto,

    Pomba, - varou-te a flecha do destino! (...)”.

    O fragmento acima é parte do poema Cântico do Calvário, obra-prima do poeta ultrarromântico Fagundes Varela. Varela escreveu vários poemas elegíacos, sendo considerado o mais importante representante da elegia na literatura brasileira. Sobre Cântico do Calvário e seu autor, é correto afirmar:

    I. No poema, o poeta coloca a mulher e o amor no centro de suas preocupações.

    II. A elegia é recorrente na obra de Fagundes Varela, o que lhe possibilitou lamentar a perda de entes queridos.

    III. Cântico do Calvário é a obra-prima inquestionável de Fagundes Varela, cuja temática é a morte precoce de seu filho.

    IV. O poema tem como principais características o verso longo, farta adjetivação e tendência para temas solenes.

    V. Cântico do Calvário é uma elegia em versos brancos, ou seja, versos que possuem métrica, mas não utilizam rimas.

    a) I e V.

    b) II, III e V.

    c) III e IV.

    d) II, IV e V.

    e) I e IV.

  4. Questão 4

    Leia os versos a seguir para responder à questão:

    Correi, correi, oh! lágrimas saudosas, 
    Legado acerbo da ventura extinta, 
    Dúbios archotes que a tremer clareiam 
    A lousa fria de um sonhar que é morto!

    Fagundes Varela

    Trabalhas sem alegria para um mundo caduco,
    onde as formas e as ações não encerram nenhum exemplo.
    Praticas laboriosamente os gestos universais,
    sentes calor e frio, falta de dinheiro, fome e desejo sexual.

    Carlos Drummond de Andrade

    Na ribeira que secou

    Bebia o gado que eu tinha;

    Quando chegava à noitinha,

    A voz das águas chamava,

    E o rebanho que pastava

    Deixava os tojos e vinha.

    Miguel Torga

    O que eu adoro em ti,
    Não é a tua beleza.
    A beleza, é em nós que ela existe.
    A beleza é um conceito.
    E a beleza é triste.
    Não é triste em si,
    Mas pelo que há nela de fragilidade e de incerteza.

    Manuel Bandeira

    Afastai nas janelas a cortina breve 
    Que menos que à luz a vista só proscreve! 
    Olhai o vasto campo, como jaz luminoso 
    Sob o azul poderoso 
    E limpo, e como aquece numa ardência leve 
    Que na vista se inscreve! 
    Já a noiva acordou.

    Fernando Pessoa

    Os fragmentos acima são, respectivamente:

    a) epitalâmio – écloga – madrigal – elegia – elegia.

    b) elegia – epitalâmio – elegia – écloga – madrigal.

    c) madrigal – elegia – elegia – epitalâmio – écloga.

    d) elegia – elegia – écloga – madrigal – epitalâmio.