Exercícios sobre escolas literárias

Resolva esta lista de exercícios sobre escolas literárias, também chamadas de estilos de época.

Publicado por: Warley Souza

Questões

  1. Questão 1

    (Enem)

    Cárcere das almas

    Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
    Soluçando nas trevas, entre as grades
    Do calabouço olhando imensidades,
    Mares, estrelas, tardes, natureza.

    Tudo se veste de uma igual grandeza
    Quando a alma entre grilhões as liberdades
    Sonha e, sonhando, as imortalidades
    Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.

    Ó almas presas, mudas e fechadas
    Nas prisões colossais e abandonadas,
    Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!

    Nesses silêncios solitários, graves,
    que chaveiro do Céu possui as chaves
    para abrir-vos as portas do Mistério?!

    CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura/ Fundação Banco do Brasil, 1993.

    Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa, são

    A) a opção pela abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos.

    B) a prevalência do lirismo amoroso e intimista em relação à temática nacionalista.

    C) o refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas universais.

    D) a evidente preocupação do eu lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas inovadoras.

    E) a liberdade formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em favor de temas do cotidiano.

  2. Questão 2

    (Enem)

    Confidência do itabirano

    Alguns anos vivi em Itabira.
    Principalmente nasci em Itabira.
    Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.
    Noventa por cento de ferro nas calçadas.
    Oitenta por cento de ferro nas almas.
    E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação.

    A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,
    vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes.
    E o hábito de sofrer, que tanto me diverte,
    é doce herança itabirana.

    De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço:
    esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil,
    este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval;
    este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;
    este orgulho, esta cabeça baixa...

    Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
    Hoje sou funcionário público.
    Itabira é apenas uma fotografia na parede.
    Mas como dói!

    ANDRADE, C. D. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003.

    Carlos Drummond de Andrade é um dos expoentes do movimento modernista brasileiro. Com seus poemas, penetrou fundo na alma do Brasil e trabalhou poeticamente as inquietudes e os dilemas humanos. Sua poesia é feita de uma relação tensa entre o universal e o particular, como se percebe claramente na construção do poema “Confidência do itabirano”. Tendo em vista os procedimentos de construção do texto literário e as concepções artísticas modernistas, conclui-se que o poema acima

    A) representa a fase heroica do modernismo, devido ao tom contestatório e à utilização de expressões e usos linguísticos típicos da oralidade.

    B) apresenta uma característica importante do gênero lírico, que é a apresentação objetiva de fatos e dados históricos.

    C) evidencia uma tensão histórica entre o “eu” e a sua comunidade, por intermédio de imagens que representam a forma como a sociedade e o mundo colaboram para a constituição do indivíduo.

    D) critica, por meio de um discurso irônico, a posição de inutilidade do poeta e da poesia em comparação com as prendas resgatadas de Itabira.

    E) apresenta influências românticas, uma vez que trata da individualidade, da saudade da infância e do amor pela terra natal, por meio de recursos retóricos pomposos.

  3. Questão 3

    (Enem) No trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de época: o romantismo.

    “Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.”

    ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Jackson, 1957.

    A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa:

    A) ...o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas...

    B) ...era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça...

    C) Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno,...

    D) Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos...

    E) ...o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.

  4. Questão 4

    (Enem)

    Mal secreto

    Se a cólera que espumaa!
    , a dor que mora
    N’alma, e destrói cada ilusão que nasce,
    Tudo o que punge, tudo o que devora
    O coração, no rosto se estampasse;

    Se se pudesse, o espírito que chora,
    Ver através da máscara da face,
    Quanta gente, talvez, que inveja agora
    Nos causa, então piedade nos causasse!

    Quanta gente que ri, talvez, consigo
    Guarda um atroz, recôndito inimigo,
    Como invisível chaga cancerosa!

    Quanta gente que ri, talvez existe,
    Cuja ventura única consiste
    Em parecer aos outros venturos

    CORREIA, R. In: PATRIOTA, M. Para compreender Raimundo Correia. Brasília: Alhambra, 1995.

    Coerente com a proposta parnasiana de cuidado formal e racionalidade na condução temática, o soneto de Raimundo Correia reflete sobre a forma como as emoções do indivíduo são julgadas em sociedade. Na concepção do eu lírico, esse julgamento revela que

    A) a necessidade de ser socialmente aceito leva o indivíduo a agir de forma dissimulada.

    B) o sofrimento íntimo torna-se mais ameno quando compartilhado por um grupo social.

    C) a capacidade de perdoar e aceitar as diferenças neutraliza o sentimento de inveja.

    D) o instinto de solidariedade conduz o indivíduo a apiedar-se do próximo.

    E) a transfiguração da angústia em alegria é um artifício nocivo ao convívio social.

  5. Questão 5

    Assinale a alternativa que apresenta características do trovadorismo.

    A) Sofrimento amoroso, temática da saudade e elementos satíricos.

    B) Oposições, contradições, cultismo e conceptismo.

    C) Pastoralismo, referências greco-latinas, valorização da simplicidade.

    D) Indianismo, exagero sentimental, morbidez e temática urbana.

    E) Objetividade, antirromantismo, crítica à burguesia.

  6. Questão 6

    Leia este soneto do poeta Luís de Camões:

    Aquela fera humana que enriquece
    sua presuntuosa tirania
    destas minhas entranhas, onde cria
    Amor um mal que falta quando cresce.

    Se nela o Céu mostrou (como parece)
    quanto mostrar ao mundo pretendia,
    por que de minha vida se injuria?
    Por que de minha morte s’enobrece?

    Ora, enfim, sublimai vossa vitória,
    Senhora, com vencer-me e cativar-me:
    fazei disto no mundo larga história.

    Que, por mais que vos veja maltratar-me,
    já me fico logrando desta glória
    de ver que tendes tanta de matar-me.

    Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000164.pdf

    Agora marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

    ( ) Camões é um autor do classicismo português.

    ( ) O soneto apresenta uma referência greco-latina.

    ( ) O poema apresenta a figura de linguagem paradoxo.

    A sequência correta é:

    A) V, V, V.

    B) F, F, F.

    C) V, F, F.

    D) F, V, V.

    E) F, F, V.

  7. Questão 7

    Analise estas afirmações:

    I. O quinhentismo é composto pela literatura informativa e catequética.

    II. As obras do quinhentismo não apresentavam caráter funcional.

    III. Padre Antônio Vieira é um dos principais autores do quinhentismo.

    Está correto o que se afirma em:

    A) I apenas.

    B) II apenas.

    C) III apenas.

    D) I e II apenas.

    E) I e III apenas.

  8. Questão 8

    Assinale a alternativa que apresenta duas características da literatura barroca.

    A) Pastoralismo e idealização.

    B) Cultismo e conceptismo.

    C) Vassalagem amorosa e idealização.

    D) Linguagem objetiva e temática do adultério.

    E) Determinismo e zoomorfização.

  9. Questão 9

    Leia a seguinte estrofe do livro Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga:

    Ama Apolo, e o fero Marte;

    Ama, Alceu, o mesmo Jove:

    Não é, não, a vã riqueza,

    Sim beleza,

    Quem os move.

    Posto ao lado de Marília

    Mais que mortal me contemplo:

    Deixo os bens, que aos homens cegam,

    Sigo dos Deuses o exemplo:

    Amo virtudes, e dotes;

    Amo enfim, prezado Alceu,

    Bens, que valem sobre a terra,

    E que têm valor no Céu.

    Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000301.pdf.

    Agora marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

    ( ) Predomina a temática do fugere urbem (fugir da cidade), caracterizadora do arcadismo.

    ( ) O texto apresenta referências greco-latinas, característica marcante do arcadismo.

    ( ) A temática amorosa e a idealização feminina fazem desse texto uma obra do romantismo.

    A sequência correta é:

    A) V, V, V.

    B) F, F, F.

    C) V, V, F.

    D) F, V, F.

    E) F, F, V.

  10. Questão 10

    Analise estas afirmações:

    I. O nacionalismo é uma característica do romantismo.

    II. A morbidez é uma característica do romantismo.

    III. O determinismo é uma característica do romantismo.

    Está correto o que se afirma em:

    A) I apenas.

    B) II apenas.

    C) III apenas.

    D) I e II apenas.

    E) I e III apenas.

  11. Questão 11

    Sobre a literatura realista, é correto afirmar, exceto:

    A) As obras têm caráter antirromântico.

    B) As narrativas fazem crítica à sociedade burguesa.

    C) A análise psicológica é uma característica do estilo.

    D) As narrativas apresentam linguagem objetiva.

    E) A visão determinista é uma característica do estilo.

  12. Questão 12

    Leia o seguinte trecho do romance O cortiço:

    [...]

    — Estou desgraçada!

    — Se te apareceram almas, decerto; mas põe a fé em Deus, mulher! e não te rales desse modo, que a desgraça pode ser maior! O choro puxa muita coisa!

    — Ai, o meu rico homem!

    E o mugido lúgubre daquela pobre criatura abandonada antepunha à rude agitação do cortiço uma nota lamentosa e tristonha de uma vaca chamando ao longe, perdida ao cair da noite num lagar desconhecido e agreste. Mas o trabalho aquecia já de uma ponta à outra da estalagem; ria-se, cantava-se, soltava-se a língua; o formigueiro assanhava-se com as compras para o almoço; os mercadores entravam e saíam: a máquina de massas principiava a bufar. E Piedade, assentada à soleira de sua porta, paciente e ululante como um cão que espera pelo dono, maldizia a hora em que saíra da sua terra, e parecia disposta a morrer ali mesmo, naquele limiar de granito, onde ela, tantas vezes, com a cabeça encostada ao ombro do seu homem, suspirava feliz, ouvindo gemer na guitarra dele os queridos fados de além-mar.

    E Jerônimo não aparecia.

    [...]

    AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. 30. ed. São Paulo: Ática, 1997.

    Sobressai no fragmento a seguinte característica da literatura naturalista:

    A) Crítica à burguesia.

    B) Idealização amorosa

    C) Zoomorfização.

    D) Exagero sentimental.

    E) Ironia.

  13. Questão 13

    Rainha das águas

    Mar fora, a rir, da boca o fulgido tesouro
    Mostrando, e sacudindo a farta cabeleira,
    Corta a planura ao mar, que se desdobra inteira,
    Numa varina azul orladurada de ouro.

    Rema, à popa, um tritão de escameo dorso louro;
    Vão à frente os delfins; e, marchando em fileira,
    Das ondas a seguir a luminosa esteira,
    Vão cantando, a compasso, as piérides em coro.

    Crespas, cantando em torno, as vagas, em surdina,
    Lambem de popa à proa o casco da varina
    Que prossegue, mar afora, a infinda rota, ufana...

    E, no alto, o louro sol que assoma, entre desmaios,
    Saúda esse outro sol de coruscantes raios
    Que orna a cabeça real da bela soberana.

    SILVA, Francisca Júlia da. Mármores. Brasília: Senado Federal, 2020.

    Sobre soneto da poetisa brasileira Francisca Júlia, é correto afirmar:

    A) É um exemplo típico do exagero sentimental da poesia romântica.

    B) Apresenta o descritivismo e o rigor formal da poesia parnasiana.

    C) Consiste em um poema barroco antitético e paradoxal.

    D) É obra simbolista, pois apresenta maiúscula alegorizante e sinestesia.

    E) Tem versos livres, típicos da poesia de cunho modernista.

  14. Questão 14

    Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

    ( ) A poesia simbolista apresenta caráter metafísico.

    ( ) O simbolismo tem rigor formal, objetividade e crítica social.

    ( ) A sinestesia é uma figura de linguagem recorrente na poesia simbolista.

    A sequência correta é:

    A) V, V, V.

    B) F, F, F.

    C) V, V, F.

    D) F, V, V.

    E) V, F, V.

  15. Questão 15

    O violeiro

    Vi a saída da lua

    Tive um gosto singulá

    Em frente da casa tua

    São vortas que o mundo dá

    ANDRADE, Oswald de. Pau Brasil. Paris: Sans Pareil, 1925.

    Após a leitura do poema, analise estas afirmações:

    I. O nacionalismo do verso modernista está associado à linguagem coloquial.

    II. Apesar de ser uma obra modernista, o poema apresenta versos regulares.

    III. A poesia de Oswald de Andrade tem traços do excesso sentimental romântico.

    Está correto o que se afirma em:

    A) I apenas.

    B) II apenas.

    C) III apenas.

    D) I e II apenas.

    E) I e III apenas.

  16. Questão 16

    Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

    ( ) Inovação e antiacademicismo são características do modernismo.

    ( ) A linguagem da literatura modernista é predominantemente culta e rebuscada.

    ( ) A culpa, o pecado e outros elementos de cunho religioso são marcantes na poesia modernista.

    A sequência correta é:

    A) V, V, V.

    B) F, F, F.

    C) V, V, F.

    D) F, V, V.

    E) V, F, F.

  17. Questão 17

    Leia o seguinte fragmento:

    Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da pré-pré-história já havia os monstros apocalípticos? Se esta história não existe passará a existir. Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos — sou eu que escrevo o que estou escrevendo. Deus é o mundo. A verdade é sempre um contato interior inexplicável. A minha vida a mais verdadeira é irreconhecível, extremamente interior e não tem uma só palavra que a signifique. Meu coração se esvaziou de todo desejo e reduz-se ao próprio último ou primeiro pulsar. A dor de dentes que perpassa esta história deu uma fisgada funda em plena boca nossa. Então eu canto alto agudo uma melodia sincopada e estridente — é a minha própria dor, eu que carrego o mundo e há falta de felicidade. Felicidade? Nunca vi palavra mais doida, inventada pelas nordestinas que andam por aí aos montes.

    Como eu irei dizer agora, esta história será o resultado de uma visão gradual — há dois anos e meio venho aos poucos descobrindo os porquês. É visão da iminência de. De quê? Quem sabe se mais tarde saberei. Como que estou escrevendo na hora mesma em que sou lido. Só não inicio pelo fim que justificaria o começo — como a morte parece dizer sobre a vida — porque preciso registrar os fatos antecedentes.

    [...]

    LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. 

    Nesse trecho de uma obra do pós-modernismo, é predominante a seguinte característica:

    A) Temática sociopolítica.

    B) Intertextualidade.

    C) Metalinguagem.

    D) Idealização.

    E) Ironia.

  18. Questão 18

    Qual dos nomes abaixo não é uma escola literária?

    A) Barroco

    B) Arcadismo

    C) Simbolismo

    D) Pré-modernismo

    E) Parnasianismo

  19. Questão 19

    A prosa romântica mundial apresenta as seguintes obras consagradas, com exceção de:

    A) Os sofrimentos do jovem Werther, do alemão Johann Wolfgang von Goethe.

    B) Os miseráveis, do francês Victor Hugo.

    C) Madame Bovary, do francês Gustave Flaubert.

    D) Amor de perdição, do português Camilo Castelo Branco.

    E) O guarani, do brasileiro José de Alencar.

  20. Questão 20

    Qual dos escritores abaixo está vinculado ao realismo?

    A) Arthur Rimbaud

    B) Machado de Assis

    C) Lord Byron

    D) Manuel du Bocage

    E) Soror Violante do Céu