Exercícios sobre escritores brasileiros

Com estes exercícios sobre escritores brasileiros, você poderá testar seus conhecimentos sobre obras e autores importantes da literatura nacional.

Publicado por: Mariana do Carmo Pacheco

Questões

  1. Questão 1

    (PUC-CAMP) A leitura integral de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, permite a correta compreensão do título desse “auto de natal pernambucano”:

    a) Tal como nos Evangelhos, o nascimento do filho de Seu José anuncia um novo tempo, no qual a
    experiência do sacrifício representa a graça da vida eterna para tantos “severinos”.

    b) Invertendo a ordem dos dois fatos capitais da vida humana, mostra-nos o poeta que, na condição
    “severina”, a morte é a única e verdadeira libertação.

    c) O poeta dramatiza a trajetória de Severino, usando o seu nome como adjetivo para qualificar a
    sublimação religiosa que consola os migrantes nordestinos.

    d) Severino, em sua migração, penitencia-se de suas faltas e encontra o sentido da vida na confissão final que faz a Seu José, mestre capina.

    e) O poema narra as muitas experiências da morte, testemunhadas pelos migrantes, mas culmina com a cena de um nascimento, signo resistente da vida nas mais ingratas condições.

  2. Questão 2

    (Unifesp) Leia o texto a seguir e responda à questão.

    Explico ao senhor: o diabo vige dentro do homem, os crespos do homem — ou é o homem arruinado, ou o homem dos avessos. Solto, por si, cidadão, é que não tem diabo nenhum. Nenhum! — é o que digo. O senhor aprova? Me declare tudo, franco — é alta mercê que me faz: e pedir posso, encarecido. Este caso — por estúrdio que me vejam — é de minha certa importância. Tomara não fosse... Mas, não diga que o senhor, assisado e instruído, que acredita na pessoa dele?! Não? Lhe agradeço! Sua alta opinião compõe minha valia. Já sabia, esperava por ela — já o campo! Ah, a gente, na velhice, carece de ter uma aragem de descanso. Lhe agradeço. Tem diabo nenhum. Nem espírito. Nunca vi. Alguém devia de ver, então era eu mesmo, este vosso servidor. Fosse lhe contar... Bem, o diabo regula seu estado preto, nas criaturas, nas mulheres, nos homens. Até: nas crianças — eu digo. Pois não é o ditado: “menino — trem do diabo”? E nos usos, nas plantas, nas águas, na terra, no vento... Estrumes... O diabo na rua, no meio do redemunho...(Guimarães Rosa. Grande Sertão: Veredas.)

    O texto de Guimarães Rosa mostra uma forma peculiar de escrita, denunciada pelos recursos linguísticos empregados pelo escritor. Entre as características do texto, está:

    a) o emprego da linguagem culta, na voz do narrador, e o da linguagem regional, na voz da personagem.

    b) a recriação da fala regional no vocabulário, na sintaxe e na melodia da frase.

    c) o emprego da linguagem regional predominantemente no campo do vocabulário.

    d) a apresentação da língua do sertão fiel à fala do sertanejo.

    e) o uso da linguagem culta, sem regionalismos, mas com novas construções sintáticas e rítmicas.

  3. Questão 3

    Analise as afirmações e assinale a alternativa correta em relação à obra A Paixão segundo G.H., de Clarice Lispector:

    I. A protagonista é tomada pelo nojo da barata, mas precisa enfrentá-la, tocá-la e provar o seu sabor. A náusea que a toma violentamente representa a angústia que antecede a epifania e resulta na dolorosa sensação de fragilidade da condição humana.

    II. Essa é a única obra de Lispector que o fluxo de consciência não é uma característica.

    III. Trata-se de um monólogo.

    a) Todas estão corretas.

    b) I

    c) III

    d) I e III

    e) I e II

  4. Questão 4

    Sobre a obra de Arnaldo Antunes é correto afirmar que:

    a) não possui características da poesia de vanguarda concretista.

    b) a base de seu processo criativo é apenas a semiótica.

    c) não dialoga com a estrutura do verso tradicional.

    d) tradicionalismo é o que impera em sua poesia.

    e) o processo criativo do autor segue tendências do Concretismo e da Poesia marginal.