Exercícios sobre Ferreira Gullar

Estes exercícios sobre Ferreira Gullar abordam as principais características da obra do maior poeta vivo da literatura brasileira.

Publicado por: Luana Castro Alves Perez

Questões

  1. Questão 1

    (UEL – Londrina)

    Não há vagas

    O preço do feijão 
    não cabe no poema. O preço 
    do arroz 
    não cabe no poema. 
    Não cabem no poema o gás 
    a luz o telefone 
    a sonegação 
    do leite 
    da carne 
    do açúcar 
    do pão 

    O funcionário público 
    não cabe no poema 
    com seu salário de fome 
    sua vida fechada 
    em arquivos. 
    Como não cabe no poema 
    o operário 
    que esmerila seu dia de aço 
    e carvão 
    nas oficinas escuras 

    - porque o poema, senhores, 
       está fechado: 
       "não há vagas" 

    Só cabe no poema 
    o homem sem estômago 
    a mulher de nuvens 
    a fruta sem preço 

        O poema, senhores, 
        não fede 
        nem cheira.

    Ferreira Gullar

    Sobre o poema Não há vagas, de Ferreira Gullar, é correto afirmar:

    a) Ao ser aproximada de um ato lúdico como o fazer poesia, a crítica social é atenuada e perde força.

    b) A ruptura com o verso tradicional situa o poema no contexto da primeira geração modernista.

    c) Nota-se uma conjunção entre a reflexão sobre o fazer poético e a preocupação com a realidade social adversa.

    d) A crítica política e a reflexão sobre a literatura presentes no poema configuram exceção na produção poética de Ferreira Gullar.

    e) Trata-se de texto poético que destoa do conjunto da obra Toda poesia por utilizar redondilhas maiores e menores. 

  2. Questão 2

    Sobre a obra de Ferreira Gullar estão corretas as seguintes proposições:

    I. Uma das principais características da obra de Ferreira Gullar é a reflexão sobre a criação artística. Para o poeta, a poesia é fruto de um trabalho árduo, racional, que implica fazer e desfazer o texto até que ele alcance a sua forma mais adequada.

    II. Ferreira Gullar integrou o grupo de poetas religiosos que se formou no Rio de Janeiro entre as décadas de 1930 e 40. Sua poesia é dividida em duas fases: a fase transcendental e a fase material.

    III. A poesia de Ferreira Gullar destaca-se pelo engajamento político. Essa produção poética engajada ganhou força a partir dos anos de 1960, quando o poeta rompeu com a poesia de vanguarda, aderindo ao Centro Popular de Cultura (CPC).

    IV. Explorando propriedades gráficas e vocais das palavras, rompendo com a ortografia e com as convenções da lírica tradicional, Ferreira Gullar integrou de maneira circunstancial o movimento concretista, do qual se afastou em virtude de discordâncias em relação às suas propostas teóricas.

    V. Propôs um corte profundo entre a poesia romântica e a poesia moderna, criando um novo conceito de poesia ao dessacralizar a chamada “poesia profunda”, ou seja, a poesia em que predominam os versos de sentimentos ou de abordagem introspectiva. Sua poesia é antilírica, presa ao real e direcionada ao intelecto, não às emoções.

    a) I, II e V estão corretas.

    b) III e IV estão corretas.

    c) III e V estão corretas.

    d) I e IV estão corretas.

    e) II, III e IV estão corretas.

  3. Questão 3

    (PUC - PR)

    Leia os fragmentos abaixo, retirados do poema Muitas vozes, de Ferreira Gullar, para responder à questão.

    Meu poema

    é um tumulto:

    a fala

    que nele fala

    outras vozes

    arrasta em alarido.

    (...)

    A água que ouviste

    num soneto de Rilke

    os ínfimos rumores no capim

    o sabor

    do hortelã

    (…)

    da manhã

    tudo isso em ti

    se deposita

    e cala.

    Até que de repente

    um susto

    ou uma ventania

    (que o poema dispara)

    chama

    esses fósseis à fala.

    Meu poema

    é um tumulto, um alarido:

    basta apurar o ouvido.

    I. É um exemplo de metapoesia, um dos vários temas recorrentes nesta obra.

    II. A intertextualidade surge como uma das muitas vozes presentes no poema.

    III. Fósseis, no poema, é uma referência aos mortos do eu poético, que também são vozes do poema.

    IV. Apurar o ouvido, no último verso, remete à percepção do material de que se compõe o poema.

    V. Esse é um dos poucos poemas de Ferreira Gullar, nesta obra, em que a morte se faz presente.

    Assinale a alternativa CORRETA:

    a) Somente as assertivas I e IV são verdadeiras.

    b) As assertivas I, II e V são verdadeiras.

    c) Somente a assertiva I é falsa.

    d) As assertivas I, II, III, IV são verdadeiras.

    e) Todas as assertivas são verdadeiras.

  4. Questão 4

    Sobre a obra de Ferreira Gullar está correta apenas:

    a) Pouco antes do golpe militar de 1964, Gullar rompeu com a poesia concreta e, retomando o verso discursivo, passou a abordar temas de interesse social, como a Guerra Fria, a corrida atômica, o neocapitalismo, o Terceiro Mundo. São desse período as obras João Boa-Morte, Cabra marcado para morrer e Quem matou Aparecida, todas de 1962.

    b) Além da poesia sensual, Gullar interessou-se também pela poesia social. Utilizando uma linguagem simples e direta, o poeta manifestou sua solidariedade às classes oprimidas em poemas como “O operário em construção”.

    c) Produziu uma literatura ideológica nos anos 30 e 40, vertente que abandonou na última fase de sua produção literária, abrindo espaço para o romance de costumes provincianos, entre eles Gabriela, Cravo e Canela e Dona Flor e Seus Dois Maridos.

    d) A preocupação político-social foi um dos motes para a sua obra: denunciou a miséria e a opressão do trabalhador rural e das classes populares, muito embora os marginalizados, os excluídos da sociedade, tenham sido retratados de maneira estereotipada e folclórica.