Exercícios sobre Gonçalves Dias

Gonçalves Dias se fez visto como um dos principais representantes do cenário artístico nacional, atuante na chamada primeira geração romântica.

Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Questões

  1. Questão 1

    (UE-Londrina) Gonçalves Dias se destaca no panorama da primeira fase romântica pelas suas qualidades superiores de artista. Nele:

    a) a pátria é retratada de maneira que se tenha um registro fiel da sua fauna e flora, sem interferência da emoção do poeta, como em “Canção do Exílio”.

    b) a persistência de traços do espírito clássico impede o exagero do sentimentalismo, encontrado, por exemplo, em Casimiro de Abreu.

    c) o indianismo é fiel à verdade da vida indígena, não apresentando a distorção poética observada em outros escritores.

    d) protótipo do byroniano, convivem lado a lado o humor negro e o extremo idealismo.

    e) predomina a poesia lírica de recuperação da infância, com acentuado tom saudosista, tão evidente em “Meus Oito Anos”.

  2. Questão 2

    (UFOP) A afirmativa correta é:

    a) Gonçalves Dias em sua poesia busca a perfeição formal e o absoluto rigor da métrica, de acordo com o que preconiza a estética romântica.

    b) Gonçalves Dias, quase unanimemente considerado pela crítica o nosso primeiro grande poeta romântico, explorou o tema indianista como afirmação da nossa nacionalidade, segundo a crença romântica, e foi mais além ao mostrar-se talentoso na exaltação da natureza e profundamente lírico em poemas como, por exemplo: Ainda uma vez — Adeus!, Como! És tu?, dentre outros.

    c) Para Gonçalves Dias a poesia não narra, não descreve e não é didática. A poesia deve apenas sugerir, pois faz uso da linguagem poética em oposição à linguagem utilitária da prosa, da filosofia e da ciência que faz uso dos signos ordinários do cotidiano.

    d) Talvez tenha sido Gonçalves Dias o único grande poeta brasileiro a alcançar almejado ideal da “impassibilidade”, possibilitando, com isso, uma poesia reveladora da realidade exterior, formando, com Castro Alves, a verdadeira poesia empenhada de nossa literatura.

    e) Nenhuma das alternativas está correta.

  3. Questão 3

    A poesia lírico-amorosa deixa nítida uma das vertentes norteadoras da obra desse grande representante de nossas letras – Gonçalves Dias. Dessa forma, acerca dos conhecimentos de que dispõe sobre esse perfil do artista em questão, analise o poema a seguir, procurando deixar suas marcas de impressão acerca dele:

    Ainda Uma Vez Adeus

                          I
    Enfim te vejo! - enfim posso,
    Curvado a teus pés, dizer-te,
    Que não cessei de querer-te,
    Pesar de quanto sofri.
    Muito penei! Cruas ânsias,
    Dos teus olhos afastado,
    Houveram-me acabrunhado
    A não lembrar-me de ti!

    [...]

                        VIII
    Devera, sim; mas pensava,
    Que de mim t'esquecerias,
    Que, sem mim, alegres dias
    T'esperavam; e em favor
    De minhas preces, contava
    Que o bom Deus me aceitaria
    O meu quinhão de alegria
    Pelo teu, quinhão de dor!
                          IX
    Que me enganei, ora o vejo;
    Nadam-te os olhos em pranto,
    Arfa-te o peito, e no entanto
    Nem me podes encarar;
    Erro foi, mas não foi crime,
    Não te esqueci, eu to juro:
    Sacrifiquei meu futuro,
    Vida e glória por te amar!

    [...]

  4. Questão 4

    Recorrendo às características pertinentes à era romântica, sobretudo àquela demarcada pela primeira geração, cujo representante maior foi Gonçalves Dias, atente ao poema que segue, analisando-o e destacando dele tais características:

    Canção do exílio

    Minha terra tem palmeiras,

    Onde canta o Sabiá;

    As aves, que aqui gorjeiam,

    Não gorjeiam como lá.

     

    Nosso céu tem mais estrelas,

    Nossas várzeas têm mais flores,

    Nossos bosques têm mais vida,

    Nossa vida mais amores.

     

    Em cismar, sozinho, à noite,

    Mais prazer eu encontro lá;

    Minha terra tem palmeiras,

    Onde canta o Sabiá.

     

    Minha terra tem primores,

    Que tais não encontro eu cá;

    Em cismar –sozinho, à noite–

    Mais prazer eu encontro lá;

    Minha terra tem palmeiras,

    Onde canta o Sabiá.

     

    Não permita Deus que eu morra,

    Sem que eu volte para lá;

    Sem que disfrute os primores

    Que não encontro por cá;

    Sem qu'inda aviste as palmeiras,

    Onde canta o Sabiá.