Exercícios sobre Paulo Mendes Campos

Estes exercícios sobre Paulo Mendes Campos abordam as principais características desse que foi um de nossos melhores cronistas da literatura brasileira.

Publicado por: Luana Castro Alves Perez

Questões

  1. Questão 1

    (UFMT - 2006)

    “Chatear” e “encher”

    Um amigo meu me ensina a diferença entre “chatear” e “encher”. Chatear é assim: você telefona para um escritório qualquer na cidade.

    — Alô, quer me chamar por favor o Valdemar?
    — Aqui não tem nenhum Valdemar.
    Daí a alguns minutos você liga de novo.
    — O Valdemar, por obséquio.
    — Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum Valdemar.
    — Mas não é do número tal?
    — É, mas aqui nunca teve nenhum Valdemar.
    Mais cinco minutos, você liga o mesmo número:
    — Por favor, o Valdemar já chegou?

    — Vê se te manca palhaço. Já não lhe disse que o diabo desse Valdemar nunca trabalhou aqui?
    — Mas ele mesmo me disse que trabalhava aí.

    — Não chateia.

    Daí a dez minutos, ligue de novo.

    — Escute uma coisa: o Valdemar não deixou pelo menos um recado?

    O outro dessa vez esquece a presença da datilógrafa e diz coisas impublicáveis.

    Até aqui é chatear. Para encher, espere passar mais dez minutos, faça nova ligação:
    — Alô! Quem fala? Quem fala aqui é o Valdemar! Alguém telefonou para mim?

    Paulo Mendes Campos, in Para gostar de ler - Crônicas

    Na crônica são construídas relações envolvendo narrador e personagens. Sobre o assunto, assinale a afirmativa correta.

    a) A fala – É, mas aqui nunca teve nenhum Valdemar. sinaliza o início da perda de paciência da pessoa que atende ao telefone.

    b) Desde o início do texto, a pessoa que telefona mostra-se irritada com quem fala.

    c) O uso do artigo o antes de Valdemar revela o distanciamento entre Valdemar e a pessoa que o procura.

    d) O autor cria uma relação lúdica entre Valdemar e os funcionários do escritório.

    e) A presença da datilógrafa é motivo para que o funcionário que atende ao telefone mantenha, durante a conversa, comportamento polido.

  2. Questão 2

    (UFMT – 2006)

    “Chatear” e “encher”

    Um amigo meu me ensina a diferença entre “chatear” e “encher”. Chatear é assim: você telefona para um escritório qualquer na cidade.

    — Alô, quer me chamar por favor o Valdemar?
    — Aqui não tem nenhum Valdemar.
    Daí a alguns minutos você liga de novo.
    — O Valdemar, por obséquio.
    — Cavalheiro, aqui não trabalha nenhum Valdemar.
    — Mas não é do número tal?
    — É, mas aqui nunca teve nenhum Valdemar.
    Mais cinco minutos, você liga o mesmo número:
    — Por favor, o Valdemar já chegou?

    — Vê se te manca palhaço. Já não lhe disse que o diabo desse Valdemar nunca trabalhou aqui?
    — Mas ele mesmo me disse que trabalhava aí.

    — Não chateia.

    Daí a dez minutos, ligue de novo.

    — Escute uma coisa: o Valdemar não deixou pelo menos um recado?

    O outro dessa vez esquece a presença da datilógrafa e diz coisas impublicáveis.

    Até aqui é chatear. Para encher, espere passar mais dez minutos, faça nova ligação:
    — Alô! Quem fala? Quem fala aqui é o Valdemar! Alguém telefonou para mim?

    Paulo Mendes Campos, in Para gostar de ler - Crônicas

    Sobre a linguagem utilizada por Paulo Mendes Campos, assinale a afirmativa correta.

    a) Os dêiticos aqui (linhas 4, 7, 9, 12 e 19) e aí (linha 13) são entendidos pelo leitor por referenciarem lugares em que estão os participantes do diálogo.

    b) A crescente irritação do funcionário que atende ao telefone é percebida pelos impropérios proferidos ao longo da conversa.

    c) O texto traz vocábulos e expressões caracteristicamente regionais: por obséquio; datilógrafa; cavalheiro; Vê se te manca, palhaço.

    d) A linguagem utilizada no texto é predominantemente formal, adequada a um diálogo entre desconhecidos.

    e) A fala – Aqui não tem nenhum Valdemar., reescrita na modalidade escrita padrão, fica: Nesse escritório, não tem Valdemar.

  3. Questão 3

    Sobre as principais características da obra de Paulo Mendes Campos, estão corretas as seguintes proposições:

    I. A forma, o pensamento e o lirismo compõem a tríade que define sua linguagem poética. A poesia de Paulo Mendes Campos mistura a tradição com a modernidade e por isso é clássica, mas também contemporânea.

    II. Utiliza recursos oriundos de tendências literárias distintas para construir seus poemas, sobretudo do Concretismo e da Poesia Marginal. Entre esses recursos, estão o aproveitamento icônico (a imagem é elemento essencial de sua poesia), o jogo de palavras, o ludismo (há em sua escrita o encantamento de um olhar primitivo, quase infantil), a originalidade, a escrita telegráfica e a objetividade.

    III. Aboliu as fronteiras entre a narrativa e a lírica, inserindo em sua prosa recursos de grande expressão poética. Além de ter inovado as técnicas narrativas, o escritor foi um hábil inventor de palavras, característica que está intrinsecamente relacionada com a sua escrita peculiar.

    IV. Poeta, dramaturgo e ficcionista, destacou-se na poesia e na prosa: sua escrita, quase sempre polêmica, é reconhecível em seus poemas por vezes líricos, por vezes eróticos. Sua prosa é abundante, original, e nela também é possível notar toda a liberdade de quem tocou em temas considerados tabus, entre eles a morte, o sexo e Deus.

    V. O tempo, a memória, a morte e outras questões relacionadas com a metafísica são temas constantes em sua obra, que também apresenta um discurso influenciado pela consciência crítica que conecta o poeta com a realidade de seu tempo.

    a) II, III e IV.

    b) III e V.

    c) I, II e IV.

    d) I e V.

    e) I, II e V.

  4. Questão 4

    Leia o poema de Paulo Mendes Campos para responder à questão:

    Três Coisas

    Não consigo entender 
    O tempo 
    A morte 
    Teu olhar

    O tempo é muito comprido 
    A morte não tem sentido 
    Teu olhar me põe perdido

    Não consigo medir 
    O tempo 
    A morte 
    Teu olhar

    O tempo, quando é que cessa? 
    A morte, quando começa? 
    Teu olhar, quando se expressa?

    Muito medo tenho 
    Do tempo 
    Da morte 
    De teu olhar

    O tempo levanta o muro.

    A morte será o escuro?

    Em teu olhar me procuro. 

    Paulo Mendes Campos

    No poema intitulado “Três coisas”, é possível constatar a manifestação das principais características da poesia de Paulo Mendes Campos. São elas:

    a) Nos versos de Paulo Mendes Campos frequentam elementos como o vento, a água, o mar, o ar, o tempo, o espaço, a solidão e a música. Esses elementos conferem à sua poesia um caráter fluido e etéreo.

    b) A poesia de Paulo Mendes Campos contempla aspectos memorialistas e, em sua última fase, o poeta aprofunda temas que permearam toda a obra, entre eles a infância, a cidade natal, a família, o humor e a autoironia.

    c) O tempo, a memória, a morte e outras questões relacionadas com a metafísica são temas constantes em sua obra, que também apresenta um discurso influenciado pela consciência crítica que conecta o poeta com a realidade de seu tempo

    d) Em sua poesia, podemos encontrar temas prosaicos, como a doença, o cotidiano, a cultura popular, a saudade, a infância, a solidão.