Exercícios sobre a poesia concreta

Estes exercícios sobre a poesia concreta abordam as principais características de uma das principais correntes de vanguarda da literatura brasileira.

Publicado por: Luana Castro Alves Perez

Questões

  1. Questão 1

    Sobre o Concretismo, estão corretas as seguintes alternativas:

    I. A poesia concreta, ou Concretismo, impôs-se, a partir de 1956, como a expressão mais viva e atuante de nossa vanguarda estética. No contexto da poesia brasileira, o Concretismo afirmou-se como antítese à vertente intimista e estetizante dos anos 40 e repropôs temas, formas e, não raro, atitudes peculiares ao Modernismo de 22 em sua fase mais polêmica e mais aderente às vanguardas europeias. (Alfredo Bosi)

    II. Os poetas concretos entenderam levar às últimas consequências certos processos estruturais que marcaram o futurismo (italiano e russo), o dadaísmo e, em parte, o surrealismo. São processos que visam explorar as camadas materiais do significante. A poesia concreta quer-se abertamente antiexpressionista. Em termos mais genéricos: o Concretismo toma a sério, e de modo radical, a definição de arte como techné, isto é, como atividade produtora. (Alfredo Bosi)

    III. A poesia concreta inovou em vários campos, entre eles o campo semântico (ideogramas, polissemias, trocadilhos etc.), o campo sintático (justaposição, redistribuição de elementos, ruptura com a sintaxe da proposição etc.), o campo do léxico (substantivos concretos, neologismos, tecnicismos, estrangeirismos, siglas etc.), o campo morfológico (desintegração do sintagma nos seus morfemas, separação dos prefixos, dos radicais, dos sufixos etc.), o campo fonético (aliterações, assonâncias, rimas internas etc.) e o campo topográfico (abolição do verso, não linearidade, uso construtivo dos espaços brancos, ausência de sinais de pontuação, sintaxe gráfica etc.).

    IV. O Concretismo toma a sério, e de modo radical, a definição de arte como techné, isto é, como atividade produtora. O poema é identificado como objeto da linguagem, e os poetas do Concretismo brasileiro reconhecem e promovem uma tradição tecnicista como seu imediato ponto de referência histórico e estético.

    a) I e IV estão corretas.

    b) II e III estão corretas.

    c) I, III e IV estão corretas.

    d) Todas estão corretas.

  2. Questão 2

    (UFRGS)

    Considere as seguintes afirmações sobre o Concretismo.

    I. Buscou na visualidade um dos suportes para atingir rupturas radicais com a ordem discursiva da língua portuguesa.

    II. Teve como integrantes fundamentais Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari.

    III. Foi um projeto de renovação formal e estética da poesia brasileira, cuja importância fica restrita à década de 1950.

    Quais estão corretas?

    a) Apenas I.

    b) Apenas II.

    c) Apenas III.

    d) Apenas I e II.

    e) I, II e III.

  3. Questão 3

    Pulsar, Augusto de Campos
    Pulsar, Augusto de Campos

    Sobre o poema de Augusto de Campos, estão corretas as alternativas:

    I. Rompe com a estrutura discursiva do verso tradicional ao propor a geometrização e a visualização da linguagem.

    II. Para o poeta, todo o ato de escrever provém da inspiração, fruto de uma investigação íntima que privilegia os sentimentos e o lirismo. A poesia é tradicional e convencional, valendo-se da forma e moldes clássicos.

    III. O poema apresenta diversas inovações, entre elas o apelo à comunicação não verbal, a desintegração da palavra e a polissemia.

    IV. É inspirado nos poemas neossimbolistas, nos quais os elementos naturais, como as estrelas, a água, o vento e o mar são amplamente explorados.

    a) Todas estão corretas.

    b) Apenas I está correta.

    c) I e III estão corretas.

    d) II e IV estão corretas.

  4. Questão 4

    (UFF – 2009)

    Na década de 50, surgiu um movimento poético inovador chamado Concretismo − movimento relacionado com as artes plásticas e com a música. Propõe uma poesia não linear ou discursiva, mas espacial. Os concretistas rompem com a sintaxe tradicional e elaboram novas formas de comunicação poética em que predomina o visual, em consonância com as transformações ocorridas na vida moderna, pela influência dos meios de comunicação de massa. A opção que apresenta um texto na linha concretista é:

    a) a onda anda
           aonde anda
                a onda ?
      a onda ainda
      ainda onda
      ainda anda
                aonde?
                 aonde?
     a onda a onda

    b) Com seu colar de coral,
    Carolina
    corre por entre as colunas
    da colina.

    O colar de Carolina
    colore o colo de cal,
    torna corada a menina.

    c) O poeta municipal
    discute com o poeta estadual
    qual deles é capaz de bater o poeta federal
    Enquanto isso o poeta federal
    tira ouro do nariz.

    d) Seringueiro brasileiro,
    Na escureza da floresta
    Seringueiro, dorme.
    Ponteando o amor eu forcejo
    Pra cantar um cantiga
    Que faça você dormir.
    Que dificuldade enorme!
    Quero cantar e não posso

    e) Raiva o incêndio. A ruir, soltas, desconjuntadas,
    As muralhas de pedra, o espaço adormecido
    De eco em eco acordando ao medonho estampido,
    Como a um sopro fatal, rolam esfaceladas.