Exercícios sobre poesia social

Estes exercícios sobre poesia social abordam as principais características literárias desse importante período da literatura brasileira do século XX.

Publicado por: Luana Castro Alves Perez

Questões

  1. Questão 1

    (Enem - 2010)

    Ferreira Gullar, um dos grandes poetas brasileiros da atualidade, é autor de “Bicho urbano”, poema sobre sua relação com as pequenas e grandes cidades.

    BICHO URBANO


    Se disser que prefiro morar em Pirapemas

    ou em outra qualquer pequena cidade do país

    estou mentindo

    ainda que lá se possa de manhã

    lavar o rosto no orvalho

    e o pão preserve aquele branco

    sabor de alvorada.


    A natureza me assusta.

    Com seus matos sombrios suas águas

    suas aves que são como aparições

    me assusta quase tanto quanto

    esse abismo

    de gases e de estrelas

    aberto sob minha cabeça.

    (GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro, José Olympio Editora, 1991.)

    Embora não opte por viver numa pequena cidade, o poeta reconhece elementos de valor no cotidiano das pequenas comunidades. Para expressar a relação do homem com alguns desses elementos, ele recorre à sinestesia, construção de linguagem em que se mesclam impressões sensoriais diversas. Assinale a opção em que se observa esse recurso.

    a) “e o pão preserve aquele branco / sabor de alvorada.”

    b) “ainda que lá se possa de manhã / lavar o rosto no orvalho”

    c) “A natureza me assusta / Com seus matos sombrios suas águas”

    d) “suas aves que são como aparições / me assusta quase tanto quanto”

    e) “me assusta quase tanto quanto / esse abismo / de gases e de estrelas”

  2. Questão 2

    São características da poesia social:

    I. O movimento teve como líderes os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, além do escritor Décio Pignatari, e surgiu na década de 1950.

    II. A poesia social surgiu como um manifesto contra o excesso de teorização e de experimentalismo da poesia concreta, também chamada de poesia de vanguarda.

    III. A poesia social retomou certos procedimentos adotados pelas correntes de vanguarda do começo do século XX, como o Futurismo e o Cubismo.

    IV. A poesia social propunha a volta da linguagem discursiva por meio de um estilo simples e direto, já que tal característica havia sido abolida pelos poetas do Concretismo.

    V. Os poetas da poesia social valeram-se de materiais gráficos e visuais para criar uma poesia urbana. O poema abandona a linguagem discursiva e assume forma de cartaz, cartão, anúncio, fotografia ou qualquer objeto da produção industrial.

    a) II e IV estão corretas.

    b) I, III e V estão corretas.

    c) I e II estão corretas.

    d) II, IV e V estão corretas.

    e) Apenas I está correta.

  3. Questão 3

    Estão, entre os principais representantes da poesia social brasileira:

    a) João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade e Décio Pignatari.

    b) Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari.

    c) Ferreira Gullar, Thiago de Melo e Afonso Romano de Sant'Ana.

    d) Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto e Murilo Mendes.

    e) Paulo Leminski, Torquato Neto e Waly Salomão.

  4. Questão 4

     Não há vagas

                                                 O preço do feijão 

                                                 não cabe no poema. O preço

                                                 do arroz  

                                                 não cabe no poema.

     

                                                 Não cabem no poema

                                                 a luz o telefone  

                                                 a sonegação

                                                 do leite

                                                 da carne

                                                 do açúcar

                                                 do pão

     

                                                O funcionário público

                                                não cabe no poema

                                                com seu salário de fome

                                                sua vida fechada

                                                em arquivos.

                                                Como não cabe no poema

                                                o operário

                                                que esmerila seu dia de aço

                                                e carvão

                                                nas oficinas escuras

     

                                                - porque o poema, senhores,

                                                  está fechado:

                                                 "não há vagas"

     

                                                 Só cabe no poema

                                                 o homem sem estômago

                                                 a mulher de nuvens

                                                 a fruta sem preço

                   O poema, senhores,

                                                                não fede

                                                                nem cheira.

    Ferreira Gullar

    Podemos afirmar que o poema de Ferreira Gullar representa a chamada poesia social, pois:

    a) Apresenta características que o assemelham à poesia produzida pela terceira geração do modernismo brasileiro, cujo ideal era o experimentalismo e a ruptura com o poema formal.

    b) Propõe a volta de uma linguagem discursiva, num estilo simples e direto, representando na poesia o cotidiano do homem das cidades, além de representar os momentos difíceis de situação social e política enfrentados pelo Brasil nas décadas de 1960 e 1970.

    c) A poesia de Ferreira Gullar apresenta um corte profundo entre a poesia romântica e a poesia moderna, embora ainda faça uso de elementos linguísticos comuns ao parnasianismo brasileiro.

    d) Pode ser considerado como poesia social porque não apresenta qualquer tipo de preocupação com a vida do homem nas grandes cidades. Há apenas o compromisso com a palavra e com a estrutura do poema, que rompe com a linguagem discursiva a favor do verso livremente disposto na página.