Exercícios sobre a poesia de Vinícius de Moraes

Estes exercícios sobre a poesia de Vinícius de Moraes abordam aspectos importantes da obra literária de um dos mais aclamados poetas brasileiros.

Publicado por: Luana Castro Alves Perez

Questões

  1. Questão 1

    Sobre a poesia de Vinícius de Moraes estão corretas:

    I. Sua obra poética costuma ser dividida em duas fases: a primeira é conhecida como “transcendental”, com o predomínio de uma temática mística, e a segunda é conhecida como “materialista”, na qual se percebe um movimento de aproximação do mundo material.

    II. Em sua poesia predominam questões de natureza política e social, tais como a liberdade, a justiça, a miséria, a ganância, a traição e o idealismo.

    III. O poeta explorou com sensualismo os temas do amor e da mulher por meio do verso livre, aderindo então as propostas dos modernistas de 1922.

    IV. Além da poesia sensual, Vinícius interessou-se também pela poesia social. Utilizando uma linguagem simples e direta, o poeta manifestou sua solidariedade às classes oprimidas em poemas como “O operário em construção”.

    V. A linguagem empregada em seus poemas afasta-se da linha surrealista, aproximando-se de uma linguagem direta, exata, caracterizada pela economia da linguagem em uma tentativa de geometrizá-la.

    a) II e V.

    b) III, IV e V.

    c) I, II e IV.

    d) I, III e IV.

    e) I, II e V.

  2. Questão 2

    (Ufscar - 2002)

    Soneto de fidelidade
    (Vinicius de Moraes)

    De tudo, ao meu amor serei atento
    Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
    Que mesmo em face do maior encanto
    Dele se encante mais meu pensamento.

    Quero vivê-lo em cada vão momento
    E em seu louvor hei de espalhar meu canto
    E rir meu riso e derramar meu pranto
    Ao seu pesar ou seu contentamento.

    E assim, quando mais tarde me procure
    Quem sabe a morte, angústia de quem vive
    Quem sabe a solidão, fim de quem ama

    Eu possa me dizer do amor (que tive):
    Que não seja imortal, posto que é chama
    Mas que seja infinito enquanto dure.

    Nos dois primeiros quartetos do soneto de Vinicius de Moraes, delineia-se a ideia de que o poeta

    a) não acredita no amor como entrega total entre duas pessoas.

    b) acredita que, mesmo amando muito uma pessoa, é possível apaixonar-se por outra e trocar de amor.

    c) entende que somente a morte é capaz de findar com o amor de duas pessoas.

    d) concebe o amor como um sentimento intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza.

    e) vê, na angústia causada pela ideia da morte, o impedimento para as pessoas se entregarem ao amor.

  3. Questão 3

    (PUC Rio)

    A mulher que passa

    Meu Deus, eu quero a mulher que passa.
    Seu dorso frio é um campo de lírios
    Tem sete cores nos seus cabelos
    Sete esperanças na boca fresca!

    Oh! Como és linda, mulher que passas
    Que me sacias e suplicias
    Dentro das noites, dentro dos dias!

    Teus sentimentos são poesia
    Teus sofrimentos, melancolia.

    Teus pêlos leves são relva boa
    Fresca e macia.
    Teus belos braços são cisnes mansos
    Longe das vozes da ventania.

    Meu Deus, eu quero a mulher que passa!

    Como te adoro, mulher que passas
    Que vens e passas, que me sacias
    Dentro das noites, dentro dos dias!
    Por que me faltas, se te procuro?
    Por que me odeias quando te juro
    Que te perdia se me encontravas
    E me encontrava se te perdias?

    Por que não voltas, mulher que passas?
    Por que não enches a minha vida?
    Por que não voltas, mulher querida
    Sempre perdida, nunca encontrada?
    Por que não voltas à minha vida
    Para o que sofro não ser desgraça?

    Meu Deus, eu quero a mulher que passa!
    Eu quero-a agora, sem mais demora
    A minha amada mulher que passa!

    No santo nome do teu martírio
    Do teu martírio que nunca cessa
    Meu Deus, eu quero, quero depressa
    A minha amada mulher que passa!

    Que fica e passa, que pacifica
    Que é tanto pura como devassa
    Que boia leve como a cortiça
    E tem raízes como a fumaça.

    (Vinicius de Moraes. Antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, pp.88-89).

    A figura da mulher como musa, fonte de inspiração do poeta, é um traço de permanência na literatura brasileira. Seguem-se abaixo trechos de poemas escritos por diferentes autores, em distintos períodos literários, sobre o sentimento que a musa inspiradora provoca no poeta. Aponte a única opção cuja imagem da mulher se distancia por completo da observada no poema de Vinícius de Moraes:

    a) "Anjo no nome, Angélica na cara! / Isso é ser flor, e Anjo juntamente: / Ser Angélica flor, e Anjo florente, / Em quem, senão em vós, se uniformara " (Gregório de Matos).

    b) "Ai Nise amada! se este meu tormento, / Se estes meus sentidíssimos gemidos / Lá no teu peito, lá nos teus ouvidos / Achar pudessem brando acolhimento" (Cláudio Manuel da Costa).

    c) "Se uma lágrima as pálpebras me inunda, / Se um suspiro nos seios treme ainda / É pela virgem que sonhei... que nunca / Aos lábios me encostou a face linda!" (Álvares de Azevedo).

    d) "A primeira vez que vi Teresa / Achei que ela tinha pernas estúpidas / Achei também que a cara parecia uma perna" (Manuel Bandeira).

    e) "E à noite, ai! como em mal sofreado anseio, / Por ela, a ainda velada, a misteriosa / Mulher, que nem conheço, aflito chamo!" (Alberto de Oliveira).

  4. Questão 4

    SONETO DE SEPARAÇÃO

    De repente do riso fez-se o pranto 
    Silencioso e branco como a bruma 
    E das bocas unidas fez-se a espuma 
    E das mãos espalmadas fez-se o espanto. 

    De repente da calma fez-se o vento 
    Que dos olhos desfez a última chama 
    E da paixão fez-se o pressentimento 
    E do momento imóvel fez-se o drama. 

    De repente, não mais que de repente 
    Fez-se de triste o que se fez amante 
    E de sozinho o que se fez contente. 

    Fez-se do amigo próximo o distante 
    Fez-se da vida uma aventura errante 
    De repente, não mais que de repente.

    Sobre o poema de Vinícius de Moraes, é correto afirmar, exceto:

    a) O poema Soneto de separação possui forma fixa e regular, formado por quatro estrofes, quatorze versos, dois quartetos e dois tercetos. Vinícius está entre os poetas que consagraram o soneto no Brasil.

    b) O recurso da antítese em “fez-se” e “desfez-se” revela, sob certo aspecto, a inconstância na vida amorosa de Vinícius, que ao longo da vida casou-se várias vezes.

    c) O soneto é composto por um jogo antitético: riso x pranto,  calma x vento; triste x contente e próximo x distante, o que confere certo dinamismo ao soneto.

    d) No soneto, o poeta utiliza vocábulos do cotidiano, pouco comuns nesse tipo de composição. Pode-se observar também que o erotismo é recriado a partir de uma forma clássica e de uma linguagem direta.