Exercícios sobre a primeira geração do Romantismo no Brasil

Com estes exercícios, é possível avaliar seus conhecimentos sobre as características e obras da primeira geração do Romantismo no Brasil.

Publicado por: Mariana Rigonatto

Questões

  1. Questão 1

    São todas características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto:

    a) ( ) valorização do elemento indígena, visto como herói nacional.

    b) ( ) exagero pelo subjetivismo e emocionalismo.

    c) ( ) regionalismo.

    d) ( ) fuga da realidade.

  2. Questão 2

    Leia atentamente e responda:

    Canção do exílio

    Minha terra tem palmeiras,
    Onde canta o Sabiá;

    As aves, que aqui gorjeiam,
    Não gorjeiam como lá.

    Nosso céu tem mais estrelas,
    Nossas várzeas têm mais flores,

    Nossos bosques têm mais vida,
    Nossa vida mais amores.

    Em cismar, sozinho, à noite,
    Mais prazer eu encontro lá;

    Minha terra tem palmeiras,
    Onde canta o Sabiá.

    Minha terra tem primores,
    Que tais não encontro eu cá;

    Em cismar – sozinho, à noite –
    Mais prazer eu encontro lá;
    Minha terra tem palmeiras,
    Onde canta o Sabiá.

    Não permita Deus que eu morra,
    Sem que eu volte para lá;

    Sem que desfrute os primores
    Que não encontro por cá;

    Sem qu'inda aviste as palmeiras,
    Onde canta o Sabiá.

    Gonçalves Dias

    De acordo com as características da primeira geração romântica e do poema de Gonçalves Dias, julgue os itens em verdadeiro ou falso:

    a) ( ) O poema de Gonçalves Dias é ufanista, ou seja, expressa um orgulho exagerado pela pátria.

    b) ( ) A primeira geração romântica expressa um culto à figura do índio e a exaltação da natureza.

    c) ( ) A primeira fase do romantismo brasileiro foi caracterizada por uma atitude individualista ou subjetiva, quando predominou a temática pessimista.

    d) ( ) O poema de Gonçalves Dias mostra uma valorização da pátria, característica da fase condoreira na qual se insere.

    e) ( ) É possível notar no poema a presença da religiosidade, que é característica da primeira fase romântica.

  3. Questão 3

    Observe o seguinte trecho do livro Iracema, de José de Alencar:

    Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.

    Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.

    O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.

    Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.

    [...] Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se.

    [...] Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido.

    [...] O sentimento que ele pôs nos olhos e no rosto, não o sei eu. Porém a virgem lançou de si o arco e a uiraçaba, e correu para o guerreiro, sentida da mágoa que causara.

    Marque verdadeiro ou falso:

    a) ( ) Iracema é retratada na obra como uma selvagem, inferior ao elemento branco com quem se encontra pela primeira vez, mostrando a valorização do elemento estrangeiro nas produções literárias dessa geração do Romantismo.

    b) ( ) A idealização do herói nacional pode ser comprovada no exagero da descrição de Iracema feita por José de Alencar, todos os seus atributos eram maiores e melhores do que a natureza com que foi comparada.

    c) ( ) Há uma clara separação do elemento indígena e a natureza, colocando esta última apenas como pano de fundo da narração.

    d) ( ) A valorização da natureza faz dela participante efetivo do romance.

  4. Questão 4

    (Cespe/Ceducam – 2011)

    O processo de formação da literatura brasileira, como adaptação da palavra culta do Ocidente, que precisou assumir novos matizes, desenvolveu-se para descrever e transfigurar a realidade nova. Do seu lado, a sociedade nascente desenvolveu sentimentos diversos e novas maneiras de ver o mundo, que resultaram em uma variante original da literatura portuguesa.

    A história da literatura brasileira é, em grande parte, a história de uma imposição cultural que foi, aos poucos, gerando uma expressão literária diferente, embora em correlação estreita com os centros civilizadores da Europa.

    Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira. São
    Paulo: Humanitas, 1999, p. 13 (com adaptações)

    Com base no trecho acima, no qual Antonio Candido expõe a lógica histórico-literária segundo a qual se desenvolveu a literatura brasileira, e na dinâmica dos períodos literários brasileiros, julgue o item a seguir.

    ( ) No Romantismo, o esforço em se realizar uma literatura brasileira diferente da produzida nos centros culturais europeus atingiu seu ápice, quando a ideia da cor local se tornou verdadeira obsessão dos autores e foi colocada em prática, por exemplo, nas manifestações da prosa indianista e regionalista.

  5. Questão 5

    (Fuvest) "O indianismo dos românticos [...] denota tendência para particularizar os grandes temas, as grandes atitudes de que se nutria a literatura ocidental, inserindo-as na realidade local, tratando-as como próprias de uma tradição brasileira."

    (Antonio Candido, Formação da Literatura Brasileira)

    Considerando-se o texto acima, pode-se dizer que o indianismo, na literatura romântica brasileira:

    a) ( ) procurou ser uma cópia dos modelos europeus.

    b) ( ) adaptou a realidade brasileira aos modelos europeus.

    c) ( ) ignorou a literatura ocidental para valorizar a tradição brasileira.

    d) ( ) deformou a tradição brasileira para adaptá-la à literatura ocidental.

    e) ( ) procurou adaptar os modelos europeus à realidade local.