Exercícios sobre a segunda geração do Romantismo

A segunda geração do Romantismo perfez-se de traços ideológicos específicos, entre eles o egocentrismo, pessimismo, desejo de solidão e a fuga da realidade.

Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Questões

  1. Questão 1

    (FUVEST)

    I. “Pálida, à luz da lâmpada sombria
         Sobre o leito de flores reclinada,
         como a lua por noite embalsamada,
         Entre as nuvens do amor, ela dormia!”

    II. “Uma noite, eu me lembro... Ela dormia
         Numa rede encostada molemente...
         Quase aberto o roupão... solto o cabelo
         E o pé descalço no tapete rente”.

    Os dois textos apresentam diferentes concepções da figura da mulher.

    a- Apontar nos dois textos situações contrastantes que revelam essas diferentes concepções.
    b – Se ambos os textos são românticos, como explicar a diferença no tratamento do tema?

  2. Questão 2

    (Cefet – MG)

    Em relação ao Romantismo, pode-se afirmar que:

    I –O poeta romântico deixa-se arrebatar pelo conflito entre o mundo imaginário e o real, expresso num sentimentalismo acentuado.

    II –Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Fagundes Varela e Gonçalves de Magalhães pertencem à segunda geração romântica.

    III –O ilogismo leva o autor romântico a instabilidades emocionais que são traduzidas em atitudes contraditórias: entusiasmo e depressão, alegria e tristeza.

    Estão corretas as afirmativas:

    a-      Apenas I e III.

    b-      I, II e III.

    c-      Apenas II.

    d-     Apenas I e II.

    e-      Apenas III.

  3. Questão 3

    O conhecido “Mal-do-século” representa uma das características que demarcam a segunda geração romântica. Dessa forma, teça um comentário procurando relacionar esse aspecto com a morte prematura de quase todos os representantes que pertenceram à época em questão (ultrarromântica).

  4. Questão 4

    Evidenciam-se a seguir alguns fragmentos extraídos do poema de Álvares de Azevedo intitulado “Lembrança de Morrer”. Assim, após uma leitura atenta, procure nele evidenciar algumas características da época romântica, sobretudo aquelas pertencentes à segunda geração, e expressá-las exemplificando por meio dos próprios versos:

    LEMBRANÇA DE MORRER

    No more! O never more!

    SHELLEY

    Quando em meu peito rebentar-se a fibra,

    Que o espírito enlaça à dor vivente,

    Não derramem por mim nem uma lágrima

    Em pálpebra demente.

    E nem desfolhem na matéria impura

    A flor do vale que adormece ao vento:

    Não quero que uma nota de alegria

    Se cale por meu triste passamento.

    Eu deixo a vida como deixa o tédio

    Do deserto o poento caminheiro...

    Como as horas de um longo pesadelo

    Que se desfaz ao dobre de um sineiro...

    Como o desterro de minh’alma errante,

    Onde fogo insensato a consumia,

    Só levo uma saudade — é desses tempos

    Que amorosa ilusão embelecia.

    Só levo uma saudade — e dessas sombras

    Que eu sentia velar nas noites minhas...

    E de ti, ó minha mãe! pobre coitada

    Que por minhas tristezas te definhas!

    [...]