Exercícios sobre simbolismo

Teste seus conhecimentos por meio desta lista de exercícios sobre simbolismo, que explora as características, os autores e as obras desse movimento literário.

Publicado por: Talliandre Matos

Questões

  1. Questão 1

    (Ivin) Em “Nas formas voluptuosas o Soneto” (verso 1), a utilização da letra inicial maiúscula pelo movimento literário do Simbolismo intencionava:

    A)  Conferir à palavra um caráter quase sagrado ou divino, dando-lhe um significado mais amplo e profundo.

    B) Realçar o vocábulo, chamando a atenção para sua constituição morfológica.

    C) Tratar a palavra como a única e mais importante para o entendimento de todo o poema.

    D) Atribuir uma importância morfossintática à constituição do poema a partir de seu nível material.

    E) Apenas destacar a palavra entre as demais presentes no poema.

  2. Questão 2

    (Fundatec – Adaptada) Analise o excerto do poema a seguir:

    “Vozes veladas, veludosas vozes,

    Volúpias dos violões, vozes veladas,

    Vagam nos velhos vórtices velozes

    Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.

    Tudo nas cordas dos violões ecoa

    E vibra e se contorce no ar, convulso...

    Tudo na noite, tudo clama e voa

    Sob a febril agitação de um pulso”.

    Considerando suas características formais e temáticas, o trecho do poema pertence a qual movimento literário?

    A) Tendo em vista o emprego do sofrimento amoroso exacerbado e centrado na figura do “eu”, pode-se afirmar que o poema pertence à estética romântica.

    B) O emprego da aliteração, bem como a criação de imagens inefáveis e o uso da sugestão dos sentidos permitem afirmar que o poema segue a estética simbolista.

    C) Considerando-se o emprego do verso livre e da temática do insólito, verificam-se presentes as características do modernismo brasileiro.

    D) Trata-se de um poema do movimento realista, uma vez que a métrica rígida e a composição, seguindo esquema de rimas externas reflete a busca pela perfeição formal.

    E) A temática voltada ao aspecto indomável da natureza e a composição que apresenta métrica rígida colocam o poema como pertencente ao arcadismo brasileiro.

  3. Questão 3

    (Amauc – Adaptada) Assinale a alternativa que apresenta a escola referida no trecho que segue:

    "As principais características dessa escola literária são o subjetivismo, o misticismo e a imaginação. Assim, os escritores do período, apoiados em aspectos do subconsciente, buscavam compreender a alma humana exaltando a realidade subjetiva. Destacam-se as obras poéticas de Alphonsus de Guimarães e Augusto dos Anjos."

    A) Parnasianismo

    B) Modernismo

    C) Simbolismo

    D) Realismo

    E) Pré-modernismo

  4. Questão 4

    (MS Concursos – Adaptada) São representantes do simbolismo:

    A) Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens.

    B) Fagundes Varela e Cruz e Sousa.

    C) Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo.

    D) Bernardo Guimarães e José de Alencar.

    E) Érico Veríssimo e Graciliano Ramos.

  5. Questão 5

    (Cespe)         

    Livre

    Livre! Ser livre da matéria escrava,
    arrancar os grilhões que nos flagelam
    e livre penetrar nos Dons que selam
    a alma e lhe emprestam toda a etérea lava.

    Livre da humana, da terrestre bava
    dos corações daninhos que regelam,
    quando os nossos sentidos se rebelam
    contra a Infâmia bifronte que deprava.

    Livre! Bem livre para andar mais puro,
    mais junto à Natureza e mais seguro
    do seu Amor, de todas as justiças.

    Livre! Para sentir a Natureza,
    para gozar, na universal Grandeza,
    Fecundas e arcangélicas preguiças.

    Cruz e Souza. Obra completa. V.1, Ed. Avenida, 2008, p. 529.

    São elementos da estética simbolista presentes no poema Livre, de Cruz e Souza,

    A) o rigor formal e o realismo.

    B) o subjetivismo e o cientificismo.

    C) o materialismo e o preciosismo.

    D) a musicalidade e o transcendentalismo.

    E) o positivismo e o utilitarismo.

  6. Questão 6

    (ADM&TEC – Adaptada) Analise as informações a seguir:

    I. O simbolismo é uma reação às correntes analíticas e a estilos literários objetivos que proliferaram na segunda metade do século XIX. O culto à natureza, bem como o uso de pseudônimos e termos latinos são marcas simbolistas.

    II. Percebe-se na estética simbolista o culto à musicalidade do poema, em sintonia com a busca pela espiritualidade. Para os simbolistas, a poesia, experiência transcendente, é uma forma pela qual se alcança o sentido oculto das coisas e das vivências.

    Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

  7. Questão 7

    (Unesc) Sobre a estrofe seguinte, analise as assertivas:

    "Vozes veladas, veludosas vozes, / Volúpias dos violões, vozes veladas, / Vagam nos velhos vórtices velozes / Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas".

    (Cruz e Souza. Violões que choram.. (armazemdetexto.blogspot.com)).

    I. Os versos estão estruturados no estilo do simbolismo brasileiro.

    II. A mensagem dos versos é transmitida no âmbito da sugestão.

    III. O efeito sonoro produzido pelos versos acentua o efeito mórbido da estrofe.

    IV. A repetição do fonema [V] comprova a construção feita com aliteração e contribui para o efeito sonoro dos versos, evidenciando o uso da função poética da linguagem.

    Marque a alternativa com a sequência CORRETA:

    A) II, III e IV apenas.

    B) I e III apenas.

    C) I, II, III e IV.

    D) II e IV apenas.

    E) I, II e III apenas.

  8. Questão 8

    (Fundatec) A questão refere-se ao poema abaixo.

    Quando Ismália enlouqueceu,
    Pôs-se na torre a sonhar…
    Viu uma lua no céu,
    Viu outra lua no mar.

    No sonho em que se perdeu,
    Banhou-se toda em luar…
    Queria subir ao céu,
    Queria descer ao mar…

    E, no desvario seu,
    Na torre pôs-se a cantar…
    Estava perto do céu,
    Estava longe do mar…

    E como um anjo pendeu
    As asas para voar…
    Queria a lua do céu,
    Queria a lua do mar…

    As asas que Deus lhe deu
    Ruflaram de par em par…
    Sua alma subiu ao céu,
    Seu corpo desceu ao mar…

    Sobre o poema apresentado anteriormente, do poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens, assinale a alternativa que NÃO indica uma característica simbolista presente no texto.

    A) Tratamento simbólico dado a um tema social relevante: o encarceramento dos loucos.

    B) A paisagem sugestivamente misteriosa: o mar banhado pela luz do luar.

    C) Linguagem fluida e musical marcada pelos versos heptassílabos e pela presença de paralelismo nas estrofes.

    D) Abordagem temática de estados de alma ou mentais, no caso do poema, em específico, a loucura.

    E) Presença da questão espiritual, com a alma que se liberta do corpo com a morte.

  9. Questão 9

    (Omni) São características da linguagem simbolista, no Brasil, EXCETO:

    A) subjetivismo.

    B) paganismo.

    C) linguagem vaga e fluida.

    D) pessimismo.

  10. Questão 10

    (ADM&TEC) Analise as afirmativas a seguir:

    I. O subjetivismo é uma das características do Simbolismo, sendo também uma característica própria de escolas anteriores (como o Romantismo) que valorizam o mundo interior do indivíduo. O Simbolismo, no entanto, vai além do subjetivismo dos românticos (início do século XIX), pretendendo atingir as áreas do subconsciente e do inconsciente

    II. Uma das características do Simbolismo é o subjetivismo. Nesse movimento literário, essa característica pretendeu atingir as áreas do subconsciente e do inconsciente e os textos que surgiam, portanto, revelavam-se uma poesia “difícil”, pois embrenhavam-se nas zonas mais ensombrecidas das emoções.

    III. A segunda geração do Romantismo no Brasil é caracterizada pela difusão do “mal do século” e por elementos marcantes como o pessimismo, o objetivismo, as paisagens urbanas, os conflitos políticos e o pessimismo dos poetas que morreram adolescentes. Em termos estilísticos, a literatura do Romantismo dedicou um profundo cuidado à forma e ao virtuosismo linguístico no intuito de maravilhar e convencer o leitor sobre as ideologias políticas e sociais defendidas pelos autores do período.

    Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

  11. Questão 11

    (Cespe - Adaptada) No que se refere às características gerais do simbolismo, assinale a opção correta.

    A) Na poesia simbolista, a realidade externa se sobrepõe à realidade interior expressa pelo sujeito lírico, de modo que prevaleça o caráter descritivo.

    B) O simbolismo preconizava a correspondência entre poeta, poesia e natureza, e vigoravam, na poética simbolista, o inefável e a música dos versos.

    C) No poema simbolista, a imaginação poética livre transcende os limites da realidade externa, o que se evidencia na forma poética desapegada da rima e da métrica rígida.

    D) Os simbolistas consideravam a arte, sobretudo, trabalho exigente: o poema era um artefato raro e precioso, e o poeta devia buscar a expressão objetiva.

    E) Embora o simbolismo europeu esteja muito ligado ao decadentismo, essa tendência não teve nenhuma repercussão entre os poetas brasileiros simbolistas.

  12. Questão 12

    (Enem – Adaptada)

    Vida obscura

    Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro,
    ó ser humilde entre os humildes seres,
    embriagado, tonto de prazeres,
    o mundo para ti foi negro e duro.

    Atravessaste no silêncio escuro
    a vida presa a trágicos deveres
    e chegaste ao saber de altos saberes
    tornando-te mais simples e mais puro.

    Ninguém te viu o sentimento inquieto,
    magoado, oculto e aterrador, secreto,
    que o coração te apunhalou no mundo,

    Mas eu que sempre te segui os passos
    sei que cruz infernal prendeu-te os braços
    e o teu suspiro como foi profundo!

    SOUSA, C. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1961.

    Com uma obra densa e expressiva no simbolismo brasileiro, Cruz e Sousa transpôs para seu lirismo uma sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada. No soneto, essa percepção traduz-se em

    A) sofrimento tácito diante dos limites impostos pela discriminação.

    B) tendência latente ao vício como resposta ao isolamento social.

    C) extenuação condicionada a uma rotina de tarefas degradantes.

    D) frustração amorosa canalizada para as atividades intelectuais.

    E) vocação religiosa manifesta na aproximação com a fé cristã.