Exercícios sobre simbolismo
Teste seus conhecimentos por meio desta lista de exercícios sobre simbolismo, que explora as características, os autores e as obras desse movimento literário.
Publicado por: Talliandre MatosQuestões
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Questão 1
(Ivin) Em “Nas formas voluptuosas o Soneto” (verso 1), a utilização da letra inicial maiúscula pelo movimento literário do Simbolismo intencionava:
A) Conferir à palavra um caráter quase sagrado ou divino, dando-lhe um significado mais amplo e profundo.
B) Realçar o vocábulo, chamando a atenção para sua constituição morfológica.
C) Tratar a palavra como a única e mais importante para o entendimento de todo o poema.
D) Atribuir uma importância morfossintática à constituição do poema a partir de seu nível material.
E) Apenas destacar a palavra entre as demais presentes no poema.
Alternativa A.
O simbolismo utiliza o uso de maiúscula em substantivos simples para conferir-lhes um caráter divino ou sagrado, personificando seus sentidos. Esse recurso alinha-se ao pensamento simbolista e ao seu desejo por temas metafísicos e espirituais.
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Questão 2
(Fundatec – Adaptada) Analise o excerto do poema a seguir:
“Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.
Tudo nas cordas dos violões ecoa
E vibra e se contorce no ar, convulso...
Tudo na noite, tudo clama e voa
Sob a febril agitação de um pulso”.
Considerando suas características formais e temáticas, o trecho do poema pertence a qual movimento literário?
A) Tendo em vista o emprego do sofrimento amoroso exacerbado e centrado na figura do “eu”, pode-se afirmar que o poema pertence à estética romântica.
B) O emprego da aliteração, bem como a criação de imagens inefáveis e o uso da sugestão dos sentidos permitem afirmar que o poema segue a estética simbolista.
C) Considerando-se o emprego do verso livre e da temática do insólito, verificam-se presentes as características do modernismo brasileiro.
D) Trata-se de um poema do movimento realista, uma vez que a métrica rígida e a composição, seguindo esquema de rimas externas reflete a busca pela perfeição formal.
E) A temática voltada ao aspecto indomável da natureza e a composição que apresenta métrica rígida colocam o poema como pertencente ao arcadismo brasileiro.
Alternativa B.
O poema alinha-se à estética simbolista porque utiliza a aliteração (repetição da consoante “v”) como recurso que dá musicalidade ao poema, ao mesmo tempo que aborda temas metafísicos, por meio de palavras de sentidos abstratos e sugestivos. Portanto, a alternativa correta é a alternativa B.
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Questão 3
(Amauc – Adaptada) Assinale a alternativa que apresenta a escola referida no trecho que segue:
"As principais características dessa escola literária são o subjetivismo, o misticismo e a imaginação. Assim, os escritores do período, apoiados em aspectos do subconsciente, buscavam compreender a alma humana exaltando a realidade subjetiva. Destacam-se as obras poéticas de Alphonsus de Guimarães e Augusto dos Anjos."
A) Parnasianismo
B) Modernismo
C) Simbolismo
D) Realismo
E) Pré-modernismo
Alternativa C.
É o movimento simbolista que valoriza a subjetividade, o misticismo e a imaginação como elementos centrais da sua poética. No Brasil, os principais nomes são Alphonsus de Guimarães e Cruz e Sousa. Já Augusto dos Anjos, embora não seja apenas simbolista, apresenta forte influência desse movimento em sua poesia. Portanto, a alternativa correta é a alternativa C.
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Questão 4
(MS Concursos – Adaptada) São representantes do simbolismo:
A) Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens.
B) Fagundes Varela e Cruz e Sousa.
C) Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo.
D) Bernardo Guimarães e José de Alencar.
E) Érico Veríssimo e Graciliano Ramos.
Alternativa A.
No Brasil, os dois principais nomes do simbolismo são Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens, portanto, a alternativa correta é a alternativa A.
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Questão 5
(Cespe)
Livre
Livre! Ser livre da matéria escrava,
arrancar os grilhões que nos flagelam
e livre penetrar nos Dons que selam
a alma e lhe emprestam toda a etérea lava.Livre da humana, da terrestre bava
dos corações daninhos que regelam,
quando os nossos sentidos se rebelam
contra a Infâmia bifronte que deprava.Livre! Bem livre para andar mais puro,
mais junto à Natureza e mais seguro
do seu Amor, de todas as justiças.Livre! Para sentir a Natureza,
para gozar, na universal Grandeza,
Fecundas e arcangélicas preguiças.Cruz e Souza. Obra completa. V.1, Ed. Avenida, 2008, p. 529.
São elementos da estética simbolista presentes no poema Livre, de Cruz e Souza,
A) o rigor formal e o realismo.
B) o subjetivismo e o cientificismo.
C) o materialismo e o preciosismo.
D) a musicalidade e o transcendentalismo.
E) o positivismo e o utilitarismo.
Alternativa D.
O poema de Cruz e Sousa apresenta duas características centrais da estética simbolista: a musicalidade e os temas transcendentais (ou metafísicos). A musicalidade está presente no cuidado com as rimas entre as palavras, bem como no uso da aliteração da letra “L” ( Livre! Ser livre da matéria escrava,/ arrancar os grilhões que nos flagelam/e livre penetrar nos Dons que selam). O transcendentalismo está presente na temática do poema, em que o sujeito lírico expressa seu desejo de “libertar-se” da matéria para experimentar outra dimensão da vida “Livre! Para sentir a Natureza,/ para gozar, na universal Grandeza”.
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Questão 6
(ADM&TEC – Adaptada) Analise as informações a seguir:
I. O simbolismo é uma reação às correntes analíticas e a estilos literários objetivos que proliferaram na segunda metade do século XIX. O culto à natureza, bem como o uso de pseudônimos e termos latinos são marcas simbolistas.
II. Percebe-se na estética simbolista o culto à musicalidade do poema, em sintonia com a busca pela espiritualidade. Para os simbolistas, a poesia, experiência transcendente, é uma forma pela qual se alcança o sentido oculto das coisas e das vivências.
Marque a alternativa CORRETA:
A) As duas afirmativas são verdadeiras.
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
D) As duas afirmativas são falsas.
Alternativa C.
A afirmativa I é falsa pois “culto à natureza” e “uso de pseudônimos e termos latinos” não são marcas do simbolismo, mas do arcadismo. Já a afirmativa II é verdadeira, portanto, a alternativa C é a alternativa correta.
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Questão 7
(Unesc) Sobre a estrofe seguinte, analise as assertivas:
"Vozes veladas, veludosas vozes, / Volúpias dos violões, vozes veladas, / Vagam nos velhos vórtices velozes / Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas".
(Cruz e Souza. Violões que choram.. (armazemdetexto.blogspot.com)).
I. Os versos estão estruturados no estilo do simbolismo brasileiro.
II. A mensagem dos versos é transmitida no âmbito da sugestão.
III. O efeito sonoro produzido pelos versos acentua o efeito mórbido da estrofe.
IV. A repetição do fonema [V] comprova a construção feita com aliteração e contribui para o efeito sonoro dos versos, evidenciando o uso da função poética da linguagem.
Marque a alternativa com a sequência CORRETA:
A) II, III e IV apenas.
B) I e III apenas.
C) I, II, III e IV.
D) II e IV apenas.
E) I, II e III apenas.
Alternativa C.
Todas as afirmativas estão corretas. O texto é característico do simbolismo brasileiro. A mensagem é sugestiva, e não objetiva. A aliteração contribui para o efeito estético mórbido do poema e confirma o uso da função poética da linguagem.
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Questão 8
(Fundatec) A questão refere-se ao poema abaixo.
Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar…
Estava perto do céu,
Estava longe do mar…E como um anjo pendeu
As asas para voar…
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…Sobre o poema apresentado anteriormente, do poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens, assinale a alternativa que NÃO indica uma característica simbolista presente no texto.
A) Tratamento simbólico dado a um tema social relevante: o encarceramento dos loucos.
B) A paisagem sugestivamente misteriosa: o mar banhado pela luz do luar.
C) Linguagem fluida e musical marcada pelos versos heptassílabos e pela presença de paralelismo nas estrofes.
D) Abordagem temática de estados de alma ou mentais, no caso do poema, em específico, a loucura.
E) Presença da questão espiritual, com a alma que se liberta do corpo com a morte.
Alternativa A.
A alternativa incorreta é a alternativa A, pois o poema não aborda o “encarceramento” dos loucos, mas a temática da loucura na perspectiva subjetiva de Ismália.
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Questão 9
(Omni) São características da linguagem simbolista, no Brasil, EXCETO:
A) subjetivismo.
B) paganismo.
C) linguagem vaga e fluida.
D) pessimismo.
Alternativa B.
A única característica que não é associada ao simbolismo no Brasil é o “paganismo”. O simbolismo caracterizava-se pela linguagem subjetiva, fluida e sugestiva, além de uma perspectiva mais mística e pessimista da vida.
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Questão 10
(ADM&TEC) Analise as afirmativas a seguir:
I. O subjetivismo é uma das características do Simbolismo, sendo também uma característica própria de escolas anteriores (como o Romantismo) que valorizam o mundo interior do indivíduo. O Simbolismo, no entanto, vai além do subjetivismo dos românticos (início do século XIX), pretendendo atingir as áreas do subconsciente e do inconsciente
II. Uma das características do Simbolismo é o subjetivismo. Nesse movimento literário, essa característica pretendeu atingir as áreas do subconsciente e do inconsciente e os textos que surgiam, portanto, revelavam-se uma poesia “difícil”, pois embrenhavam-se nas zonas mais ensombrecidas das emoções.
III. A segunda geração do Romantismo no Brasil é caracterizada pela difusão do “mal do século” e por elementos marcantes como o pessimismo, o objetivismo, as paisagens urbanas, os conflitos políticos e o pessimismo dos poetas que morreram adolescentes. Em termos estilísticos, a literatura do Romantismo dedicou um profundo cuidado à forma e ao virtuosismo linguístico no intuito de maravilhar e convencer o leitor sobre as ideologias políticas e sociais defendidas pelos autores do período.
Marque a alternativa CORRETA:
A) Nenhuma afirmativa está correta.
B) Apenas uma afirmativa está correta.
C) Apenas duas afirmativas estão corretas
D) Todas as afirmativas estão corretas.
Alternativa C.
Apenas duas afirmativas estão corretas, I e II. A terceira afirmação está errada, pois afirma que o romantismo tinha “objetivismo” e defendia um “virtuosismo linguístico”, o que não é verdade, pois a poética desse movimento era subjetiva e valorizava a liberdade formal.
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Questão 11
(Cespe - Adaptada) No que se refere às características gerais do simbolismo, assinale a opção correta.
A) Na poesia simbolista, a realidade externa se sobrepõe à realidade interior expressa pelo sujeito lírico, de modo que prevaleça o caráter descritivo.
B) O simbolismo preconizava a correspondência entre poeta, poesia e natureza, e vigoravam, na poética simbolista, o inefável e a música dos versos.
C) No poema simbolista, a imaginação poética livre transcende os limites da realidade externa, o que se evidencia na forma poética desapegada da rima e da métrica rígida.
D) Os simbolistas consideravam a arte, sobretudo, trabalho exigente: o poema era um artefato raro e precioso, e o poeta devia buscar a expressão objetiva.
E) Embora o simbolismo europeu esteja muito ligado ao decadentismo, essa tendência não teve nenhuma repercussão entre os poetas brasileiros simbolistas.
Alternativa B.
O simbolismo valorizava a relação entre o poeta e a poesia de forma transcendental, valorizando o abstrato, o onírico e a imaginação e investindo na musicalidade como recurso estético. Sendo assim, a alternativa correta é a alternativa B.
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Questão 12
(Enem – Adaptada)
Vida obscura
Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro,
ó ser humilde entre os humildes seres,
embriagado, tonto de prazeres,
o mundo para ti foi negro e duro.Atravessaste no silêncio escuro
a vida presa a trágicos deveres
e chegaste ao saber de altos saberes
tornando-te mais simples e mais puro.Ninguém te viu o sentimento inquieto,
magoado, oculto e aterrador, secreto,
que o coração te apunhalou no mundo,Mas eu que sempre te segui os passos
sei que cruz infernal prendeu-te os braços
e o teu suspiro como foi profundo!SOUSA, C. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1961.
Com uma obra densa e expressiva no simbolismo brasileiro, Cruz e Sousa transpôs para seu lirismo uma sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada. No soneto, essa percepção traduz-se em
A) sofrimento tácito diante dos limites impostos pela discriminação.
B) tendência latente ao vício como resposta ao isolamento social.
C) extenuação condicionada a uma rotina de tarefas degradantes.
D) frustração amorosa canalizada para as atividades intelectuais.
E) vocação religiosa manifesta na aproximação com a fé cristã.
Alternativa A.
Cruz e Sousa utiliza a estética simbolista para abordar um sofrimento vivido pelo indivíduo devido à discriminação social, como é possível verificar nos versos “Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro, / ó ser humilde entre os humildes seres,”, indicando tanto a solidão do sujeito lírico quanto a sua inferiorização mesmo entre os “humildes seres”.