Exercícios sobre Vinicius de Moraes

Estes exercícios sobre Vinicius de Moraes abordam aspectos importantes da obra desse que é o mais querido e popular dos poetas brasileiros.

Publicado por: Luana Castro Alves Perez

Questões

  1. Questão 1

    (Ufscar)

    Soneto de fidelidade

    De tudo, ao meu amor serei atento
    Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
    Que mesmo em face do maior encanto
    Dele se encante mais meu pensamento.

    Quero vivê-lo em cada vão momento
    E em seu louvor hei de espalhar meu canto
    E rir meu riso e derramar meu pranto
    Ao seu pesar ou seu contentamento.

    E assim, quando mais tarde me procure
    Quem sabe a morte, angústia de quem vive
    Quem sabe a solidão, fim de quem ama

    Eu possa me dizer do amor (que tive):
    Que não seja imortal, posto que é chama
    Mas que seja infinito enquanto dure.

     

    (Vinicius de Moraes)
     

    Nos dois primeiros quartetos do soneto de Vinicius de Moraes, delineia-se a ideia de que o poeta

    a) não acredita no amor como entrega total entre duas pessoas.

    b) acredita que, mesmo amando muito uma pessoa, é possível apaixonar-se por outra e trocar de amor.

    c) entende que somente a morte é capaz de findar com o amor de duas pessoas.

    d) concebe o amor como um sentimento intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza.

    e) vê, na angústia causada pela ideia da morte, o impedimento para as pessoas se entregarem ao amor.

  2. Questão 2

    (CEFET - MG)

       Vinícius de Moraes, ao longo de sua trajetória de poeta, permitiu-se aderir a diferentes tendências estéticas, sejam anteriores ou contemporâneas à sua obra. NÃO apresentam os traços da estética indicada os versos transcritos em:

    a) “E dentro das estruturas/ Via coisas, objetos/ Produtos, manufaturas./ Via tudo o que fazia/ O lucro do seu patrão/ E em cada coisa que via/ Misteriosamente havia/ A marca de sua mão.” PARNASIANISMO   

    b) “O teu perfume, amada – em tuas cartas/ Renasce azul...– são tuas mãos sentidas!/ Relembro-as brancas, leves, fenecidas/ Pendendo ao longo de corolas fartas.” ROMANTISMO   

    c) “Ah, jovens putas das tardes/ O que vos aconteceu/ (...) Em vossas jaulas acesas/ Mostrando o rubro das presas/ Falando coisas do amor/ E às vezes cantais uivando/ Como cadelas à lua/ Que em vossa rua sem nome/ Rola perdida no céu” NATURALISMO   

    d) “– Era uma vez um poeta/ No morro do Cavalão/ Tantas fez que a dor-de-corno/ Bateu com ele no chão/ Arrastou ele nas pedras/ Espremeu seu coração/ Que pensa usted que saiu?/ Saiu cachaça e limão” MODERNISMO   

    e) “Tensos/ Pela corda luminosa/ Que pende invisível/ E cujos nós são astros/ Queimando nas mãos/ Subamos à tona/ do grande mar de estrelas/ Onde dorme a noite/ Subamos” SIMBOLISMO 

  3. Questão 3

     

    Soneto de devoção

    Essa mulher que se arremessa, fria

    E lúbrica em meus braços, e nos seios

    Me arrebata e me beija e balbucia

    Versos, votos de amor e nomes feios.

     

    Essa mulher, flor de melancolia

    Que se ri dos meus pálidos receios

    A única entre todas a quem dei

    Os carinhos que nunca a outra daria.

     

    Essa mulher que a cada amor proclama

    A miséria e a grandeza de quem ama

    E guarda a marca dos meus dentes nela.

     

    Essa mulher é um mundo! - uma cadela

    Talvez... - mas na moldura de uma cama

    Nunca mulher nenhuma foi tão bela!

    (Vinicius de Moraes)

     

    Sobre o poema de Vinicius de Moraes é correto afirmar:

    a) Predominância de elementos místicos e religiosos, características da primeira fase da poesia de Vinicius de Moraes.

    b) Presença do erotismo, recriado a partir de uma forma clássica e de uma linguagem crua e direta.

    c) Emprego de uma linguagem direta e quase didática para manifestar solidariedade às classes oprimidas e também à mulher.

    d) Apresenta elementos que revelam grande preocupação com a condição humana e o desejo de superar, através da transcendência mística, as sensações de culpa do pecado do amor carnal.

  4. Questão 4

    Vinicius de Moraes está, temática e cronologicamente, vinculado ao

    a) Parnasianismo.

    b) Romantismo.

    c) Modernismo.

    d) Simbolismo.

    e) Neo-Simbolismo.