Exercícios sobre a relação da parábola com o delta da função do segundo grau

Estes exercícios testarão seus conhecimentos sobre a relação da parábola com o delta da função do segundo grau e a relação de seus coeficientes com a concavidade dessa curva.

Publicado por: Luiz Paulo Moreira Silva

Questões

  1. Questão 1

    Sobre as funções do segundo grau e seus gráficos, assinale a alternativa correta:

    a) O gráfico de uma função do segundo grau é linear.

    b) O valor de delta, discriminante, pode ser encontrado de duas maneiras: Δ = b2 – 4ac ou

    Δ = – b ± √x
           2a

    c) O discriminante de uma função do segundo grau é parte extremamente importante na resolução por fazer parte da fórmula, mas não indica nada sobre o gráfico desse tipo de função.

    d) A figura geométrica que representa o gráfico de uma função do segundo grau é sempre a mesma, mudando de posição, direção e abertura com as variações dos coeficientes das funções.

    e) Parábolas são figuras lineares que representam geometricamente as funções do segundo grau.

  2. Questão 2

    A respeito das raízes de uma função do segundo grau e de sua concavidade, assinale a alternativa correta:

    a) A parábola que representa a função do segundo grau que possui discriminante positivo sempre está voltada para cima.

    b) A parábola que representa a função do segundo grau cujo determinante é nulo sempre possui duas raízes reais distintas.

    c) O coeficiente c de uma função do segundo grau, que é aquele que não multiplica variável, pode ser usado para identificar se a concavidade da parábola estará voltada para cima ou para baixo.

    d) Discriminante e coeficientes de uma função do segundo grau servem apenas como ferramentas para encontrar as raízes e alguns outros resultados.

    e) O valor do discriminante de uma função do segundo grau dá indicações do número de raízes que ela possui. Já o coeficiente que multiplica a variável de grau 2 indica se a parábola será voltada para cima ou para baixo.

  3. Questão 3

    Qual das alternativas a seguir se refere a uma análise do determinante e dos coeficientes da função do segundo grau dada?

    y = x2 + 2x – 8

    a) O determinante da função dada indica que ela possui duas raízes reais iguais, e os coeficientes indicam que a concavidade da parábola é para baixo.

    b) O determinante da função dada indica que ela possui duas raízes reais distintas, e os coeficientes indicam que a concavidade da parábola é para cima.

    c) O determinante da função dada indica que ela não possui raízes reais, e os coeficientes indicam que sua concavidade é para baixo.

    d) O determinante da função indica que ela não possui raízes reais, e os coeficientes indicam que sua concavidade é para cima.

    e) O determinante indica que a função possui duas raízes reais distintas e que sua concavidade é para cima.

  4. Questão 4

    Das alternativas a seguir, qual é aquela que representa a concavidade e número de raízes da parábola gerada pela função a seguir:

    f(x) = – 3x2 + 6x + 3

    a) Concavidade para baixo e duas raízes reais iguais.

    b) Concavidade para baixo e duas raízes reais distintas.

    c) Concavidade para baixo e nenhuma raiz real.

    d) Concavidade para cima e duas raízes reais distintas.

    e) Concavidade para cima e duas raízes reais iguais.