Exercícios sobre a hibridização sp3

Com estes exercícios, é possível avaliar o que você aprendeu sobre a hibridização sp3 e os tipos de ligações relacionadas a ela.

Publicado por: Diogo Lopes Dias

Questões

  1. Questão 1

    Abaixo, segue a fórmula estrutural da nandrolona:

    Fórmula estrutural da nandrolona
    Fórmula estrutural da nandrolona

    Trata-se de uma substância derivada do hormônio testosterona, muito utilizada na fabricação de esteroides anabolizantes. Em razão disso, é proibido seu uso por atletas em diversas competições. Analisando sua fórmula estrutural, podemos afirmar que a nandrolona apresenta qual tipo de ligação no grupo CH3?

    a) sp3

    b) p-sp3

    c) s-sp

    d) s-sp3

    e) s-sp2

  2. Questão 2

    A substância isocianato de alila, de fórmula estrutural a seguir:

    Fórmula estrutural do isocianato de alila
    Fórmula estrutural do isocianato de alila

    Juntamente com hidrocarbonetos e dióxido de titânio, faz parte da mistura utilizada para cobrir escritos feitos com caneta em papéis. Analisando sua estrutura, qual é o número de carbonos com hibridização sp3 existente nas moléculas dessa substância?

    a) 1

    b) 2

    c) 3

    d) 4

    e) nda.

  3. Questão 3

    (Uncisal) Um sabor pode nos trazer lembranças agradáveis da infância, quando, por exemplo, comemos um doce de abóbora caseiro, aquele em pedaços e que tem cravo-da-índia. O sabor característico do cravo-da-índia é devido ao eugenol, estrutura representada na figura.

    Fórmula estrutural do eugenol
    Fórmula estrutural do eugenol

    O número de átomos de carbono sp3 na molécula de eugenol é igual a

    a) 1.

    b) 2.

    c) 3.

    d) 4.

    e) 6.

  4. Questão 4

    (UFMS) O programa nacional de biocombustíveis tem despertado diferentes reações ao redor do mundo. Enquanto países como Estados Unidos e Japão consideram o etanol brasileiro uma alternativa viável aos combustíveis derivados de petróleo, Venezuela e Cuba criticam tanto a produção de álcool quanto a de biodiesel. Analisando a molécula de etanol (C2H6O), podemos considerar que as ligações hidrogênio-carbono e a ligação carbono-carbono são formadas pela interpenetração frontal de orbitais atômicos e híbridos, respectivamente, do tipo:

    a) s – sp; sp – sp.

    b) s – sp2; sp2 – sp2.

    c) s – sp3; sp3 – sp3.

    d) s – sp3; sp2 – sp2.

    e) s – sp2; sp – sp.