Exercícios sobre isomeria E-Z

Estes exercícios sobre isomeria E-Z abordam os critérios específicos para a determinação desse tipo de isomeria geométrica.

Publicado por: Diogo Lopes Dias

Questões

  1. Questão 1

    Dadas as estruturas a seguir, qual delas apresenta isomeria geométrica do tipo E-Z

    a) 2,3-dimetil-butenodial

    b) 1,2-dimetilciclobutano

    c) 3-metil-hex-2-eno

    d) but-2-eno

    e) hex-3-eno

  2. Questão 2

    Marque a alternativa que apresenta o nome correto para o composto orgânico cuja cadeia está representada a seguir:

    a) Cis-4-bromo-5-etiloct-4-eno

    b) E-4-bromo-5-etiloct-4-eno

    c) Trans-4-bromo-5-etiloct-4-eno

    d) Z-4-bromo-5-etiloct-4-eno

    e) Z-4-etil-5-bromoct-4-eno

  3. Questão 3

    O nome orgânico 2-cloro-3-metilpent-2-eno é dado a uma substância química que pertence à classe funcional dos haletos orgânicos. Sabe-se também que essa substância apresenta isomeria geométrico do tipo E-Z. Assim, assinale a alternativa que representa a estrutura do isômero E desse composto:

    a)

    b)

    c)

    d)

    e)

  4. Questão 4

    A isomeria geométrica pode apresentar duas classificações distintas: a isomeria cis-trans e a isomeria E-Z. Entre os critérios estabelecidos a seguir, qual deles indica uma condição fundamental para a ocorrência de isomeria geométrica E-Z

    a) Ao passar um plano horizontal entre os carbonos da ligação dupla de uma cadeia, formam-se os planos superior e inferior. No plano superior, observamos que os ligantes de ambos os carbonos são iguais. No plano inferior, os ligantes dos carbonos também são iguais, mas diferentes dos ligantes presentes no plano superior.

    b) Ao passar um plano horizontal entre os carbonos da ligação dupla de uma cadeia, formam-se os planos superior e inferior. No plano superior, observamos que os ligantes de ambos os carbonos são diferentes. No plano inferior, os ligantes dos carbonos também são diferentes, mas nunca iguais no mesmo átomo de carbono.

    c) Ao passar um plano horizontal entre os carbonos da ligação dupla de uma cadeia, formam-se os planos superior e inferior. No plano superior, observamos que os ligantes de ambos os carbonos são diferentes. No plano inferior, observamos que os ligantes de ambos os carbonos também são diferentes, mas um deles diferencia-se de todos os outros dos planos.

    d) Presença de dois carbonos com ligantes diferentes entre si em uma cadeia fechada com apenas ligações simples. Os ligantes de ambos os carbonos são iguais entre si. Por exemplo: um dos carbonos possui um átomo de hidrogênio e um átomo de bromo ligados a ele. Já o outro carbono também possui um átomo de hidrogênio e um átomo de bromo ligados a ele

    e) n.d.a.