Exercícios sobre a Lei de Proust

A Lei de Proust, ou Lei das Proporções Constantes, diz que quando várias substâncias se combinam para formar um composto, sempre o fazem numa relação de massa definida.

Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Questões

  1. Questão 1

    Sabe-se que 28 g de nitrogênio reagem completamente com 6 g de hidrogênio, formando amônia. Qual será a massa, em gramas de amônia formada, quando 140 g de nitrogênio reagir com hidrogênio suficiente para completar a reação?

  2. Questão 2

    Foram realizados três experimentos envolvendo a reação de síntese entre o nitrogênio e o hidrogênio para a obtenção da amônia. Os dados obtidos estão alistados na tabela a seguir. Demonstre a Lei de Proust baseando-se nesses resultados.

  3. Questão 3

    (Vunesp-SP) Duas amostras de carbono puro de massa 1,00 g e 9,00 g foram completamente queimadas ao ar. O único produto formado nos dois casos, o dióxido de carbono gasoso, foi totalmente recolhido e as massas obtidas foram 3,66 g e 32,94 g, respectivamente.

    Utilizando estes dados:

    a) Demonstre que nos dois casos a Lei de Proust é obedecida;

    b) determine a composição do dióxido de carbono, expressa em porcentagem em massa de carbono e de oxigênio.

  4. Questão 4

    (UEL-PR) 46,0 g de sódio reagem com 32,0 goxigênio formando peróxido de sódio. Quantos gramas de sódio serão necessários para obter 156 g de peróxido de sódio?

    a)      23,0

    b)      32,0

    c)      69,0

    d)     78,0

    e)      92,0