Exercícios sobre o modelo atômico de Thomson

Estes exercícios sobre o modelo atômico de Thomson abordam as características utilizadas por esse cientista para explicar a constituição do átomo.

Publicado por: Diogo Lopes Dias

Questões

  1. Questão 1

    Dadas as seguintes observações:

    I- Natureza elétrica da matéria

    II- Indivisibilidade do átomo

    III- Presença de partículas pequenas e com carga no átomo

    E considerando que o modelo de Thomson tratou de novos conhecimentos sobre o átomo, que até então não haviam sido propostos por falta de embasamento científico, quais dos itens a seguir estão de acordo com esse modelo atômico?

    a) I.

    b) II.

    c) III.

    d) I e II.

    e) I e III.

  2. Questão 2

    Thomson propôs seu modelo atômico tendo como base descobertas relacionadas com a radioatividade e experimentos realizados com o tubo de raios catódicos, construído pelos cientistas Geissler e Crookes. Com esse experimento, Thomson chegou à conclusão de que, quando os átomos do material gasoso no interior do tubo eram submetidos a uma alta tensão, partículas de natureza negativa eram arrancadas e direcionadas até a placa positiva (ânodo). Baseado nesse experimento, ele batizou as partículas negativas do átomo de:

    a) Elétrons.

    b) Prótons.

    c) Nêutrons.

    d) Subníveis.

  3. Questão 3

    (Fuvest-SP) Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico:

    a) o átomo ser indivisível.

    b) a existência de partículas subatômicas.

    c) os elétrons ocuparem níveis discretos de energia.

    d) os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo.

    e) o átomo possuir um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera.

  4. Questão 4

    (UFMG-MG) Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida como “experiência de Rutherford”, um feixe de partículas alfa foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados. Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atômico de Thomson, propondo a existência de um núcleo de carga positiva, de tamanho reduzido e com, praticamente, toda a massa do átomo. Assinale a alternativa que apresenta o resultado que era previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson.

    a) A maioria das partículas atravessariam a lâmina de ouro sem sofrer desvios e um pequeno número sofreria desvios muito pequenos.

    b) A maioria das partículas sofreria grandes desvios ao atravessar a lâmina.

    c) A totalidade das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer nenhum desvio.

    d) A totalidade das partículas ricochetearia ao se chocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la.