Exercícios sobre pilhas e baterias de lítio

Estes exercícios sobre pilhas e baterias de lítio abordam os componentes e as principais caraterísticas do funcionamento desse tipo de dispositivo eletroquímico.

Publicado por: Diogo Lopes Dias

Questões

  1. Questão 1

    Em uma pilha ou bateria de lítio, o ânodo e o cátodo são formados por átomos dispostos em planos como se fossem lâminas com espaços onde os íons lítio inserem-se. O ânodo é formado por grafita com o metal cobre, e os íons intercalam-se nos planos de estruturas hexagonais de carbono, formando a substância LiyC6. Já o cátodo é formado pelos íons lítio intercalados em um óxido de estrutura lamelar, formado pelo metal:

    a) Cobre.

    b) Zinco.

    c) Cobalto.

    d) Níquel.

    e) Cádmio.

  2. Questão 2

    Um tipo de pilha de lítio foi desenvolvido para ser usado em marca-passos cardíacos, já que é bastante leve, seguro (não libera gases, pois é fechado hermeticamente), tem uma boa durabilidade (cerca de 8 a 10 anos), fornece uma voltagem de 2,8 V e uma alta densidade de carga (0,8 Wh/cm3). Os eletrodos são formados por lítio e um complexo de iodo, que ficam separados por meio de uma camada cristalina de iodeto de lítio, a qual permite a passagem da corrente elétrica. O lítio metálico funciona como o ânodo dessa pilha, ou seja, é o polo negativo, que se oxida, perdendo elétrons. Já o cátodo, o polo positivo e que se reduz, é o complexo que possui o metal:

    a) Cobre.

    b) Zinco.

    c) Cobalto.

    d) Iodo.

    e) Cádmio.

  3. Questão 3

    (Uneb) O cátodo da célula eletroquímica é formado por óxido de lítio e de cobalto, LiCoO2(s), e o ânodo, por grafite, quando a bateria está descarregada. Durante a recarga, a corrente elétrica é invertida, e os íons de lítio são reduzidos no eletrodo de grafite. Na descarga, os íons de lítio, Li+, deixam a grafite, após reação e voltam a formar óxido de lítio e de cobalto. Com base nas informações do texto, das figuras e considerando-se o funcionamento de célula eletroquímica e a força eletromotriz de célula igual a 3,7 V, é correto afirmar:

    a) O eletrólito é uma solução aquosa de sal de lítio.

    b) O óxido de LiCoO2 é oxidado a CoO2, na recarga da pilha.

    c) A oxidação e a redução ocorrem, respectivamente, no cátodo e no ânodo, durante a descarga da pilha.

    d) A voltagem de bateria, formada a partir da ligação em paralelo de quatro células eletroquímicas de óxido de lítio-cobalto, é, aproximadamente, 15 V.

    e) A ligação entre o cátodo e o ânodo através do separador, por meio de partículas metálicas, desvia o fluxo de corrente elétrica e causa resfriamento da célula eletroquímica.

  4. Questão 4

    (Uel) Baterias de íon-lítio empregam o lítio na forma iônica, que está presente no eletrólito pela dissolução de sais de lítio em solventes não aquosos. Durante o processo de descarga da bateria, os íons lítio deslocam-se do interior da estrutura que compõe o ânodo (grafite) até a estrutura que compõe o cátodo 2 (CoO2), enquanto os elétrons se movem através do circuito externo:

    Nesse processo, o cobalto sofre uma alteração representada pela equação a seguir.

    Com base no enunciado, assinale a alternativa correta.

    a) Durante a descarga, o número de oxidação do cobalto aumenta.

    b) O cobalto recebe elétrons para haver a recarga da bateria.

    c) No cátodo, o cobalto é reduzido durante a descarga.

    d) O íon de lítio se desloca para o cátodo, durante a descarga, devido à atração magnética.

    e) O solvente utilizado entre os polos deve ser um líquido orgânico apolar.