Exercício sobre soluções
Esta lista de exercícios contempla o conceito de soluções, misturas homogêneas em que os componentes apresentam alto grau de dispersão.
Publicado por: Stéfano Araújo NovaisQuestões
-
Questão 1
(UEMG/2025) Em uma experiência no laboratório de química, um aluno está dissolvendo açúcar, (C6H12O6) em água. A quantidade máxima de açúcar que pode ser dissolvida depende da temperatura da água e da quantidade de solvente presente. Quando a solução atinge o ponto de saturação, qualquer açúcar adicional não se dissolve mais e fica visível no fundo do recipiente.
Com base nesses conceitos, assinale a alternativa certa.
A) A solubilidade do açúcar em água é maior a temperaturas mais baixas, pois a solubilidade de sólidos diminui com o aumento da temperatura.
B) Uma solução saturada de açúcar contém a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida, sem que ele se acumule no fundo do recipiente.
C) Soluções insaturadas sempre contêm uma quantidade de soluto maior que soluções saturadas, independentemente da temperatura.
D) A solubilidade de substâncias sólidas em líquidos não é afetada pela quantidade de solvente presente na solução.
Letra B.
Define-se solução saturada quando a quantidade de soluto dissolvida é igual à quantidade estabelecida pelo coeficiente de solubilidade naquela temperatura. Nesse ponto, o solvente não consegue dissolver nenhuma molécula a mais do soluto e, dessa forma, qualquer adição de soluto gerará a formação de corpo de fundo ou precipitado.
-
Questão 2
(Cesmac Medicina – 2º dia/2024.1) A salmonicultura é uma das principais atividades econômicas do Chile, que é o maior produtor de salmão do mundo, seguido da Noruega. Ambas as localidades são ricas em águas geladas e cristalinas, com temperaturas médias de 12 °C, pré-requisito para a salmonicultura, que necessita de muito oxigênio dissolvido na água. A hipótese da implantação da salmonicultura no Brasil foi avaliada, em uma região onde as águas têm temperaturas médias de 20 °C e pressão similar à encontrada no Chile e Noruega.
Nesse caso, acerca da concentração de oxigênio na água, assinale a alternativa correta.
A) A concentração de oxigênio será inferior à encontrada no Chile.
B) Caso aumente a pressão nos tanques mantidos nessa temperatura, a concentração de oxigênio cairá.
C) A concentração de oxigênio será superior à concentração encontrada no Chile.
D) Com pressão inferior e maiores temperaturas, é possível maximizar a concentração de O2.
E) Não haverá diferença na concentração de oxigênio dissolvido na água.
Letra A.
A solubilidade dos gases em soluções líquidas possui uma relação inversamente proporcional com a temperatura e, assim, quanto maior a temperatura, menor a solubilidade do gás e vice-versa. Isso acontece porque o aumento da temperatura acarreta o aumento da energia cinética das partículas gasosas, o que facilita a sua saída do corpo líquido, diminuindo a solubilidade.
Na questão, vê-se que, apesar de a pressão ser a mesma, a temperatura média é maior (20 °C contra 12 °C).
-
Questão 3
(Cesmac Medicina – 2º dia/2024.2) Qual dos seguintes procedimentos é o mais indicado para distinguir uma porção de água destilada e uma solução aquosa de açúcar 2,0 mol·L−1?
A) Filtrar os líquidos.
B) Misturar e decantar os líquidos.
C) Medir a condutividade elétrica.
D) Usar papel indicador de pH.
E) Determinar a densidade.
Letra E
Após formação da solução, as partículas de soluto são reduzidas à escala molecular ou iônica e, dessa forma, o sistema fica homogêneo. Assim sendo, filtração e decantação, que são métodos indicados para a separação de componentes de misturas heterogêneas, não funcionam.
A condutividade elétrica seria um recurso interessante se o soluto formasse uma solução eletrolítica, com íons em solução, como compostos iônicos ou ácidos, que não é o caso do açúcar. O açúcar não afeta também o pH da solução, pois não tem caráter básico ou ácido determinante.
Dessa forma, a melhor escolha seria a densidade, uma medida sensível à composição da solução.
-
Questão 4
(PUC-MG Medicina/2019.2) As soluções podem ser classificadas como insaturadas, saturadas ou supersaturadas. Quando um determinado composto tem sua solubilidade máxima atingida em um solvente em uma determinada temperatura, entende-se que a solução é saturada. Acima da quantidade máxima solúvel a uma temperatura específica, é supersaturada, e, quando abaixo, é insaturada.
Em um laboratório de química, um professor lançou um desafio, mostrando uma solução sem corpo de fundo aos estudantes. Em seguida, o professor adicionou 1 g do soluto na solução. Observou-se formação de corpo de fundo. Ao filtrar a solução e medir a massa do corpo de fundo seco, observou-se uma massa de 1,5 g do soluto.
Diante disso, é CORRETO afirmar que a solução era:
A) insaturada, pois não havia corpo de fundo inicialmente.
B) saturada, pois, ao adicionar mais soluto, gerou corpo de fundo.
C) supersaturada, pois houve precipitação de soluto.
D) saturada, pois o soluto adicionado não solubilizou.
Letra C.
Ao inserir 1 g do soluto na solução e observar a formação de 1,5 g de corpo de fundo, percebe-se que uma parte da massa da solução foi retirada. Isso porque a solução estava supersaturada, ou seja, com mais soluto que o permitido segundo o coeficiente de solubilidade para aquela temperatura. Assim sendo, o 1 g de soluto atuou como um gérmen de precipitação, perturbando a solução supersaturada, que é instável, carreando consigo o 0,5 grama adicional de soluto que estava dissolvido a mais.
-
Questão 5
Em um laboratório, observa-se uma solução saturada de dissolução endotérmica com corpo de fundo. Dessa forma, pode-se dizer que a solução será transformada em uma solução supersaturada se:
A) houver aquecimento da solução para completa dissolução do soluto, com conseguinte queda brusca da temperatura até seu ponto inicial.
B) houver aquecimento da solução para completa dissolução do soluto, com conseguinte resfriamento lento e gradual até sua temperatura inicial.
C) houver resfriamento da solução para completa solubilização do soluto presente no corpo de fundo, com conseguinte aquecimento vigoroso até a temperatura inicial.
D) houver resfriamento da solução para completa solubilização do soluto presente no corpo de fundo, com conseguinte aquecimento lento e gradual até a temperatura inicial.
E) houver aquecimento da solução para completa solubilização do soluto, com conseguinte abaixamento da temperatura com agitação concomitante até o ponto inicial.
Letra B.
Sendo um sal de dissolução endotérmica, a temperatura favorece a dissolução do soluto presente no corpo de fundo. As soluções supersaturadas são extremamente instáveis e, dessa forma, a sua formação exige alterações lentas e graduais na temperatura.
-
Questão 6
Uma solução aquosa é uma solução em que o solvente é a água no seu estado líquido. Diversas misturas no cotidiano estão nessa forma. Entre elas, podemos citar:
A) a maionese.
B) o álcool 70.
C) o leite integral.
D) a água sanitária.
E) a gelatina.
Letra D.
Para que uma solução seja aquosa, a água deve ser o solvente e, dessa forma, a maior parte da solução, agindo, portanto, como dispersante. Entre as opções, configura uma solução aquosa a água sanitária, visto que ela é uma solução de 2,5% de hipoclorito de sódio em água.
-
Questão 7
O cloreto de sódio, NaCl, é utilizado em nosso dia a dia como sal de cozinha. Ele é um sal muito solúvel em água e, a 20 °C, 100 gramas de água são capazes de dissolver até 36 gramas do NaCl.
Se for observado que uma solução possui 560 gramas de NaCl totalmente dissolvidos em 1,5 L de água, na temperatura de 20 °C, ela será classificada como:
Dados: densidade (água) = 1,0 g/mL a 20 °C.
A) insaturada.
B) supersaturada.
C) concentrada.
D) diluída.
E) saturada.
Letra B.
Como a densidade da água é de 1,0 g/mL, podemos dizer que 1,5 L, que é, na verdade, 1500 mL, possui uma massa de 1500 gramas.
Assim, se 100 gramas de água são capazes de solubilizar até 36 g de NaCl na temperatura de 20 °C, proporcionalmente 1500 gramas de água são capazes de solubilizar 540 g de NaCl na mesma temperatura.
Como foram observados 560 g de NaCl completamente dissolvidos, a solução é classificada como supersaturada, pois a massa dissolvida supera a permitida pelo coeficiente de solubilidade.
-
Questão 8
Um período muito importante para o desenvolvimento da humanidade foi a Era do Bronze, que durou de 3300-3000 a.C. até 1200-1000 a.C. Como seu nome deixa claro, durante essa época ficou marcado o uso do bronze, que é formado pela mistura de cobre (Cu) e estanho (Sn).
Diante das classificações para soluções, o bronze pode ser caracterizado como:
A) uma solução sólida.
B) uma dispersão coloidal.
C) uma solução líquida.
D) uma suspensão sólida.
E) Uma solução gasosa.
Letra A.
O bronze é uma liga metálica formada por dois metais de alto ponto de fusão em comparação às condições ambientes. Dessa forma, caracteriza-se como uma solução sólida, uma vez que há dispersão completa de cobre e estanho, sem percepção de fases distintas.
-
Questão 9
Segundo a Lei de Henry, a solubilidade de um líquido é diretamente proporcional à pressão do gás sobre a superfície do líquido. Dessa forma, o lago que apresentará maior concentração de gás oxigênio é aquele localizado:
A) a 150 m de altitude.
B) a nível do mar.
C) a 2275 m de altitude.
D) a 3985 m de altitude.
E) a 725 m de altitude.
Letra D.
Quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica e, dessa forma, menor a pressão de gás sobre a superfície do líquido, pois o ar, nessas condições, é menos denso. Dessa forma, a quantidade de oxigênio dissolvido é inversamente proporcional à altitude: quanto maior for a altitude, menor será a quantidade de gás oxigênio dissolvida.
-
Questão 10
A olho nu, as soluções muito se confundem com as dispersões coloidais, pois, neste sistema heterogêneo, as partículas dispersas ficam na faixa de 1 a 1000 nm de diâmetro, o que só é percebido com a utilização de aparelhos ópticos, como microscópios. Dessa forma, a diferenciação desses sistemas para soluções é mais difícil.
Dos sistemas apresentados a seguir, qual deles pode ser considerado uma solução?
A) Shampoo.
B) Leite integral.
C) Soro fisiológico.
D) Sangue.
E) Creme hidratante.
Letra C.
O soro fisiológico é uma mistura homogênea e, assim, é classificado como uma solução. A sua colocação em um microscópio não permite a observação das partículas dispersas, até porque, sendo uma solução, elas são reduzidas a nível atômico.
-
Questão 11
Sobre misturas e soluções, assinale a alternativa correta.
A) Toda mistura líquida é uma solução.
B) Toda solução é uma mistura homogênea.
C) As misturas gasosas podem ser homogêneas ou heterogêneas.
D) Se dois solutos distintos, com massas molares diferentes, possuem a mesma concentração em g/L em uma solução, então eles, necessariamente, terão a mesma concentração em mol/L.
E) As ligas metálicas, como o aço e o bronze, são exemplos de misturas heterogêneas.
Letra B.
A letra A está errada, pois misturas líquidas também podem ser heterogêneas, não configurando uma solução.
A letra C está errada, pois as misturas gasosas sempre serão homogêneas.
A letra D está errada, pois, se os solutos são distintos e com massas molares diferentes, não há como a concentração em g/L ser a mesma da concentração em mol/L.
A letra E está errada, pois as ligas metálicas são soluções sólidas e, portanto, misturas homogêneas.
-
Questão 12
Dentre as características de uma solução, podemos citar que toda solução possui:
A) repetibilidade das suas propriedades químicas e físicas ao longo de toda sua extensão.
B) alteração da concentração de soluto disperso em função do ponto de análise.
C) temperatura de mudança de fase, como fusão e ebulição, constante.
D) flutuação de valores de densidade ao longo de sua extensão, sendo necessário um valor de densidade médio para sua avaliação.
E) pelo menos duas fases, formadas por soluto e solvente.
Letra A.
As soluções são misturas homogêneas e, portanto, monofásicas, em que há dispersão completa do soluto no solvente. Dessa forma, entende-se que a composição química da solução é a mesma em toda a sua extensão e, por conta disso, há repetibilidade nas propriedades físicas e químicas ao longo de toda a solução.