Exercícios sobre charges

Teste seus conhecimentos por meio desta lista de exercícios sobre charges, gênero de texto que traz conteúdo crítico e irônico acerca da atualidade nacional ou internacional.

Publicado por: Warley Souza

Questões

  1. Questão 1

     (Enem) Em muitos jornais, encontramos charges, quadrinhos, ilustrações, inspirados nos fatos noticiados. Veja um exemplo:

    Charge sobre a demarcação das terras indígenas em exercício do Enem sobre charges.

    O texto que se refere a uma situação semelhante à que inspirou a charge é:

    A) Descansem o meu leito solitário

    Na floresta dos homens esquecida,

    À sombra de uma cruz, e escrevam nela

    — Foi poeta — sonhou — e amou na vida.

    (AZEVEDO, Álvares de. Poesias escolhidas. Rio de Janeiro/ Brasília: José Aguilar/ INL, 1971)

    B) Essa cova em que estás

    Com palmos medida,

    é a conta menor

    que tiraste em vida.

    É de bom tamanho,

    Nem largo nem fundo,

    É a parte que te cabe

    deste latifúndio.

    (MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida severina e outros poemas em voz alta. Rio de Janeiro: Sabiá, 1967)

    C) Medir é a medida

    mede

    A terra, medo do homem, a lavra;

    lavra

    duro campo, muito cerco, vária várzea.

    (CHAMIE, Mário. Sábado na hora da escuta. São Paulo: Summums, 1978)

    D) Vou contar para vocês

    um caso que sucedeu

    na Paraíba do Norte

    com um homem que se chamava

    Pedro João Boa-Morte,

    lavrador de Chapadinha:

    talvez tenha morte boa

    porque vida ele não tinha.

    (GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983)

    E) Trago-te flores, — restos arrancados

    Da terra que nos viu passar

    E ora mortos nos deixa e separados.

    (ASSIS, Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1986) 

  2. Questão 2

    O gênero textual charge pode apresentar as seguintes características, exceto:

    A) Crítica social.

    B) Ironia.

    C) Temática atual.

    D) Imparcialidade.

    E) Texto não verbal.

  3. Questão 3

    (Enem)

    Álcool, crescimento e pobreza

    O lavrador de Ribeirão Preto recebe em média R$ 2,50 por tonelada de cana cortada. Nos anos 80, esse trabalhador cortava cinco toneladas de cana por dia. A mecanização da colheita o obrigou a ser mais produtivo. O corta-cana derruba agora oito toneladas por dia.

    O trabalhador deve cortar a cana rente ao chão, encurvado. Usa roupas mal-ajambradas, quentes, que lhe cobrem o corpo, para que não seja lanhado pelas folhas da planta. O excesso de trabalho causa a birola: tontura, desmaio, cãibra, convulsão. A fim de aguentar dores e cansaço, esse trabalhador toma drogas e soluções de glicose, quando não farinha mesmo. Tem aumentado o número de mortes por exaustão nos canaviais.

    O setor da cana produz hoje uns 3,5% do PIB. Exporta US$ 8 bilhões. Gera toda a energia elétrica que consome e ainda vende excedentes. A indústria de São Paulo contrata cientistas e engenheiros para desenvolver máquinas e equipamentos mais eficientes para as usinas de álcool. As pesquisas, privada e pública, na área agrícola (cana, laranja, eucalipto etc.) desenvolvem a bioquímica e a genética no país.

    Folha de S. Paulo, 11/3/2007 (com adaptações).

    Charge sobre a pobreza dos cortadores de cana-de-açúcar em exercício do Enem sobre charges.

    Folha de S. Paulo, 25/3/2007.

    Confrontando-se as informações do texto com as da charge acima, conclui-se que

    A) a charge contradiz o texto ao mostrar que o Brasil possui tecnologia avançada no setor agrícola.

    B) a charge e o texto abordam, a respeito da cana-de-açúcar brasileira, duas realidades distintas e sem relação entre si.

    C) o texto e a charge consideram a agricultura brasileira avançada, do ponto de vista tecnológico.

    D) a charge mostra o cotidiano do trabalhador, e o texto defende o fim da mecanização da produção da cana-de-açúcar no setor sucroalcooleiro.

    E) o texto mostra disparidades na agricultura brasileira, na qual convivem alta tecnologia e condições precárias de trabalho, que a charge ironiza.

  4. Questão 4

    Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

    ( ) A charge apresenta caráter apenas anedótico, típico da piada.

    ( ) A charge apresenta caráter crítico ou irônico.

    ( ) O cartum, preferencialmente, não apresenta texto verbal.

    A sequência correta é:

    A) V, V, F.

    B) F, V, V.

    C) V, F, F.

    D) V, F, V.

    E) F, V, F.

  5. Questão 5

    (Enem)

    Charge sobre a evolução do ser humano em exercício do Enem sobre charges.

    Disponível em: http://www.wordinfo.info. Acesso em: 27 abr. 2010.

    O argumento presente na charge consiste em uma metáfora relativa à teoria evolucionista e ao desenvolvimento tecnológico. Considerando o contexto apresentado, verifica-se que o impacto tecnológico pode ocasionar

    A) o surgimento de um homem dependente de um novo modelo tecnológico.

    B) a mudança do homem em razão dos novos inventos que destroem sua realidade.

    C) a problemática social de grande exclusão digital a partir da interferência da máquina.

    D) a invenção de equipamentos que dificultam o trabalho do homem, em sua esfera social.

    E) o retrocesso do desenvolvimento do homem em face da criação de ferramentas como lança, máquina e computador.

  6. Questão 6

     Analise estas afirmações:

    I. a charge política ironiza personalidades políticas ou acontecimentos da política de um país.

    II. a charge esportiva apresenta temática esportiva, a qual critica ou ironiza personalidades ou acontecimentos esportivos.

    III. a charge eletrônica é qualquer tipo de charge veiculada na internet.

    Estão corretas as afirmativas:

    A) I e II apenas.

    B) II e III apenas.

    C) I e III apenas.

    D) I, II e III. 

  7. Questão 7

    (Enem)

    Charge relacionando o problema da seca à inclusão digital em exercício do Enem sobre charges.

    Disponível em: http://jconlineinteratividade.ne10.uol.com.br. Acesso em: 17 set. 2015.

    Ao relacionar o problema da seca à inclusão digital, essa charge faz uma crítica a respeito da

    A) dificuldade na distribuição de computadores nas áreas rurais.

    B) capacidade das tecnologias em aproximar realidades distantes.

    C) possibilidade de uso do computador como solução de problemas sociais.

    D) ausência de políticas públicas para o acesso da população a computadores.

    E) escolha das prioridades no atendimento às reais necessidades da população.

  8. Questão 8

    Charge de Laerte de um militar hipnotizando a população em relação à democracia em exercício sobre charges.

    LAERTE. Disponível em: https://memorialdademocracia.com.br/resistencia-cultural/caricatura.

    Sobre o texto verbal da charge de Laerte, é correto afirmar que:

    A) a ironia é utilizada como forma de reflexão acerca de uma realidade política.

    B) a metáfora é utilizada como forma de reflexão acerca de uma realidade política.

    C) a ironia é utilizada como forma de defesa de regimes ditatoriais.

    D) a metáfora é utilizada como forma de defesa de regimes ditatoriais.

    E) o texto verbal é dispensável na construção de sentido da charge.

  9. Questão 9

    Charge de Miguel Paiva sobre a oposição da realidade com a Constituição Federal em exercício sobre charges.

     PAIVA, Miguel. Disponível em: https://memorialdademocracia.com.br/resistencia-cultural/caricatura.

    A charge de Miguel Paiva deixa transparecer que:

    A) os problemas de moradia, alimentação e saúde não fazem parte da realidade brasileira.

    B) a Constituição do Brasil é valorizada, respeitada e cumprida pelo Estado brasileiro.

    C) a Constituição do Brasil é semelhante a uma ficção, já que não é devidamente cumprida.

    D) a moradia, a alimentação e a saúde são direitos efetivamente garantidos pelo Estado.

    E) o analfabetismo é a principal causa do não cumprimento dos direitos constitucionais.

  10. Questão 10

    Charge de Nani sobre a Nova República relacionada com a cruz cristã em exercício sobre charges.

    NANI. Disponível em: https://memorialdademocracia.com.br/resistencia-cultural/caricatura.

    A charge é um gênero textual que costuma utilizar elementos políticos e culturais para fazer uma crítica social. Na charge de Nani,

    A) é evidenciado o esforço dos representantes da República para beneficiar o trabalhador.

    B) um símbolo cristão é utilizado para mostrar o sacrifício ou sofrimento do trabalhador.

    C) é feita uma crítica à inércia do trabalhador diante das péssimas condições de trabalho.

    D) o texto não verbal evidencia a defesa de crenças religiosas por parte do chargista.

    E) o termo sublinhado no texto verbal apresenta marca de desvio da norma-padrão.

  11. Questão 11

    Charge de Glauco de um político pregando a placa “a Amazônia é nossa” em exercício sobre charges.

    GLAUCO. Folha de S. Paulo, 30 maio 2008.

    A charge de Glauco apresenta uma crítica

    A) ao capitalismo estrangeiro.

    B) à ditadura militar.

    C) ao discurso ambientalista.

    D) à propaganda política.

    E) ao desmatamento.

  12. Questão 12

    Charge de Augusto Paiva com Castelo Branco e Costa e Silva como homens das cavernas em exercício sobre charges.

     BANDEIRA, Augusto. Disponível em: https://www.gov.br/memoriasreveladas/pt-br/centrais-de-conteudo/imagens-e-documentos-do-periodo-de-1964-1985/imagens-correio-da-manha/charge-de-augusto-bandeira-de-1964-mostra-o-marechal-castelo-branco-e-o-general-costa-e-silva-como-homens-da-caverna-agredindo-a-democracia/view.

    A Charge de Augusto Bandeira usa como personagens dois presidentes da ditadura militar brasileira, com o intuito de:

    A) mostrar o desrespeito da ditadura militar em relação à mulher brasileira.

    B) mostrar que o governo militar estava aliado a valores democráticos.

    C) ironizar o comportamento autoritário dos presidentes militares.

    D) ironizar os atos de resistência passiva empreendidas por militantes pró-democracia.

    E) evidenciar o caráter paradoxal do regime militar implantado no Brasil em 1964.