Exercícios sobre erros gramaticais

Estes exercícios sobre os erros gramaticais mais cometidos em redações de vestibulares vão contribuir para a eliminação de dúvidas recorrentes.

Publicado por: Luana Castro Alves Perez

Questões

  1. Questão 1

    (FUVEST) Indique a forma que não será utilizada para completar a frase seguinte:
     
    "Maria pediu ____ psicóloga que ____ ajudasse ____ resolver o problema que ___ muito ____ afligia."

    a) preposição (a)
    b) pronome pessoal feminino (a)
    c) contração da preposição a e do artigo feminino a (à)
    d) verbo haver indicando tempo (há)
    e) artigo feminino (a) 

  2. Questão 2

    Observe a tirinha de Calvin e Haroldo para responder à seguinte questão:


    Na tirinha de Calvin e Haroldo, de Bill Watterson, a personagem empregou o advérbio onde adequadamente.

    Sobre o uso dos advérbios onde e aonde, estão corretas as proposições:

    1. O advérbio onde pode ser substituído pelas expressões no qual, na qual e em que sem prejuízo de sua significação.

    2. O advérbio aonde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento.

    3. O advérbio onde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento.

    4. O advérbio aonde normalmente está acompanhado por verbos que indicam movimento, como ir, chegar, retornar, voltar, entre outros.

    5. O advérbio onde normalmente está acompanhado por verbos que indicam estado ou permanência.

    a) Todas estão corretas.

    b) Apenas III está correta.

    c) I, II, IV e V estão corretas.

    d) IV e V estão corretas.

    e) III, IV e V estão corretas.

  3. Questão 3

    Sobre as palavras parônimas, é correto afirmar:

    a) Duas ou mais formas distintas na significação e na função, mas com mesma estrutura fonológica, mesmos fonemas e mesma acentuação. Exemplos: cozer, coser/expiar, expiar/ seção/sessão.

    b) Fato de haver mais de uma palavra com significação semelhante que pode ser substituída por outra correspondente, ou seja, com mesma carga semântica. Exemplo: casa, lar, moradia, residência.

    c) Palavras que estabelecem uma oposição contraditória. Exemplos: morte/vida, chegada/partida.

    d) É o fato de haver palavras parecidas na sua estrutura fonológica e diferentes no significado. Exemplos: descrição/discrição, iminente/eminente, ratificar/retificar.

  4. Questão 4

     


    Na tirinha de Jim Davis, Garfield, o verbo “ter” foi empregado de maneira coloquial, substituindo assim o verbo “haver”.

    Analisando o emprego do verbo “ter” na tirinha de Garfield, observe as proposições e assinale aquelas que estão corretas.

    I. Na modalidade oral e na modalidade escrita, não é permitida a substituição do verbo “haver” pelo verbo “ter”, quando o sentido expresso for “existir”.

    II. Quando o sentido for “existir”, prefira o verbo “haver”, sobretudo na norma culta.

    III. “Haver” e “a ver” são termos semelhantes e podem ser empregados nas mesmas situações linguísticas.

    IV. Reescrevendo as frases, teríamos, sem prejuízo na significação: “Eu sei onde há doces” ou “Eu sei onde existem doces”.

    a) II e IV.

    b) I, III e IV.

    c) I, II e IV.

    d) todas as proposições estão corretas.

  5. Questão 5

    Empregue corretamente os termos “mas” e “mais”.

    I. Eles estavam felizes, _____ a chuva atrapalhou a cerimônia de casamento ao ar livre.

    II. Eles estavam ______ felizes do que antes, embora a chuva tenha atrapalhado a cerimônia.

    III. Eles se encontrariam ______ vezes, ______ Eduardo precisou partir.

    IV. Nós gostaríamos de voltar aqui ______ vezes, se você permitir.

    V. Tentei chegar na hora, ______ me atrasei.

    a) mas – mas – mais – mas – mas - mais

    b) mas – mais – mais – mas – mais – mas

    c) mais – mais – mas – mais – mas – mas

    d) mas – mais – mais – mais – mais – mas