Exercícios sobre interpretação de texto nas tirinhas da Mafalda

Esta lista de exercícios vai avaliar sua capacidade de fazer interpretação de texto nas tirinhas da Mafalda, famosa personagem do cartunista argentino Quino.

Publicado por: Warley Souza

Questões

  1. Questão 1

    (Enem)

    Tirinha da Mafalda sobre o Natal em questão de interpretação de texto do Enem.
    QUINO. Mafalda inédita. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

    Observando as falas das personagens, analise o emprego do pronome SE e o sentido que adquire no contexto. No contexto da narrativa, é correto afirmar que o pronome SE,

    A) em I, indica reflexividade e equivale a “a si mesmas”.

    B) em II, indica reciprocidade e equivale a “a si mesma”.

    C) em III, indica reciprocidade e equivale a “umas às outras”.

    D) em I e III, indica reciprocidade e equivale a “umas às outras”.

    E) em II e III, indica reflexividade e equivale a “a si mesma” e “a si mesmas” respectivamente.

  2. Questão 2
    Tirinha da Mafalda em lista de exercícios sobre interpretação de texto.
    QUINO. Mafalda: todas as tiras. Tradução de Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

    Sobre a tirinha da Mafalda, é possível afirmar:

    A) Existe uma marca acentuada de humor, observado na fala de Filipe, no segundo quadro.

    B) Demonstra a precariedade do sistema de ensino, incapaz de combater os altos níveis de analfabetismo na Argentina.

    C) O humor é identificável no último quadro, quando Mafalda relaciona o ensino da escrita à burocracia.

    D) Demonstra a precariedade do sistema de ensino, incapaz de combater os altos níveis de analfabetismo no Brasil.

    E) O texto não verbal evidencia a indignação da personagem Mafalda por ser excluída do sistema educacional.

  3. Questão 3

     (Enem)

     Leia estes textos.

    Texto 1

    Tirinha da Mafalda sobre desarmamento em questão de interpretação de texto do Enem.
    QUINO. O mundo da Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 3.

    Texto 2

    Sonho impossível

    Sonhar
    Mais um sonho impossível

    Lutar
    Quando é fácil ceder
    Vencer o inimigo invencível
    Negar quando a regra é vender
    Sofrer a tortura implacável
    Romper a incabível prisão
    Voar num limite improvável
    Tocar o inacessível chão
    É minha lei, é minha questão
    Virar esse mundo
    Cravar esse chão
    Não me importa saber
    Se é terrível demais
    Quantas guerras terei que vencer
    Por um pouco de paz
    E amanhã se esse chão que eu beijei
    For meu leito e perdão
    Vou saber que valeu delirar
    E morrer de paixão
    E assim, seja lá como for
    Vai ter fim a infinita aflição
    E o mundo vai ver uma flor
    Brotar do impossível chão.

    J. Darione — M. Leigh — Versão de Chico Buarque de Hollanda e Ruy Guerra, 1972.

    A tirinha e a canção apresentam uma reflexão sobre o futuro da humanidade. É correto concluir que os dois textos

    A) afirmam que o homem é capaz de alcançar a paz.

    B) concordam que o desarmamento é inatingível.

    C) julgam que o sonho é um desafio invencível.

    D) têm visões diferentes sobre um possível mundo melhor.

    E) transmitem uma mensagem de otimismo sobre a paz.  

  4. Questão 4
    Tirinha da Mafalda sobre emigração em questão de interpretação de texto.
    QUINO. Mafalda: todas as tiras. Tradução de Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

    O texto verbal e não verbal da tirinha de Quino sugere que:

    A) Mafalda valoriza a cultura estrangeira, em detrimento da cultura argentina.

    B) Mafalda é impedida de dizer um palavrão pelo olhar de censura da mãe.

    C) Mafalda não tem consciência crítica diante da realidade de seu país.

    D) Mafalda fica sem graça quando se lembra de que a mãe é estrangeira.

    E) Mafalda percebe que a mãe não entende a gravidade da situação.

  5. Questão 5

    (Enem)

    Tirinha da Mafalda sobre o futuro da humanidade em questão de interpretação de texto do Enem.
    Quino. Mafalda.

    A conversa entre Mafalda e seus amigos

    A) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir.

    B) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.

    C) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.

    D) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.

    E) mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.

  6. Questão 6
    Tirinha da Mafalda sobre as ações do governo em questão de interpretação de texto.
    QUINO. Mafalda: todas as tiras. Tradução de Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

    O último quadro da tirinha de Quino demonstra que:

    A) Mafalda, Filipe e Manolito estão entediados porque não sabem o que faz um governo.

    B) a mãe de Mafalda está preocupada com a apatia da filha e de seus amigos.

    C) Mafalda tem uma visão crítica e negativa acerca da atuação governamental.

    D) Mafalda, Filipe e Manolito ficam cansados e decidem parar de brincar.

    E) Mafalda e seus amigos são impedidos de brincar pela mãe da garota.

  7. Questão 7

     (Enem)

    Tirinha da Mafalda sobre o dedo indicador em questão de interpretação de texto do Enem.
    Quino. Mafalda.

    O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda

    A) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador.

    B) considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões.

    C) atribuir, no primeiro e no último quadrinhos, um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”.

    D) usar corretamente a expressão “indicador de desemprego”, mesmo sendo criança.

    E) atribuir, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões. 

  8. Questão 8
    Tirinha da Mafalda sobre o Vietnã em questão de interpretação de texto.
    QUINO. Mafalda: todas as tiras. Tradução de Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

    Analise as seguintes afirmativas:

    I- A tira apresenta um fato contemporâneo que, com o tempo, se tornou um acontecimento histórico.

    II- A tira traz uma visão pessimista acerca da solução do conflito bélico conhecido como Guerra do Vietnã.

    III- A mãe de Mafalda prefere não falar sobre o Vietnã porque considera que esse é um tema pesado demais para uma criança.

    Está correto o que se afirma em:

    A) I, II e III.

    B) I apenas.

    C) II e III.

    D) I e II.

    E) I e III.

  9. Questão 9

    (Unimontes)

    Tirinha da Mafalda sobre o dedo indicador em questão de interpretação de texto da Unimontes

    As reflexões de Mafalda são mais apropriadas em um mundo

    A) capitalista industrial, no qual os patrões dispõem de grande poder econômico e político.

    B) social-democrata, em que as relações entre patrões e empregados são livres de qualquer controle estatal.

    C) nazifascista, em que o Estado limita o poder dos patrões subjugados ao controle de princípios raciais.

    D) socialista, em que o Estado vigia os patrões e os impede de demitir livremente operários.

     

  10. Questão 10
    Tirinha da Mafalda em questão de interpretação de texto.
    QUINO. Mafalda: todas as tiras. Tradução de Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

    Na tirinha de Quino, ficam evidentes as seguintes figuras de linguagem:

    A) metáfora e antítese.

    B) metáfora e paradoxo.

    C) metáfora e sinestesia.

    D) metáfora e eufemismo.

    E) metáfora e ironia.

  11. Questão 11

     (Acafe)

    Considere a tirinha da Mafalda para responder à questão.

    Tirinha da Mafalda “Minha mãe me mima” em questão de interpretação de texto da Acafe.

    Disponível em: https://viagememverso.wordpress.com/2011/02/21/minha-mae-me-mima/. Acesso em 29 ago. 2022.

    I- Nessa tirinha, Mafalda procura evidenciar que o papel do professor, no processo de aprendizagem, destina-se a proporcionar o contato com coisas importantes, relevantes para o desenvolvimento das crianças.

    II- O professor deve educar para a autonomia e não para a domesticação.

    III- Mafalda age como uma aluna que obedece a tudo passivamente. Ela deixa bem claro que tudo o que a professora falou é algo muito significativo.

    IV- A tirinha em questão mostra uma cena escolar corriqueira, evidenciando o velho modelo educacional engessado e sem nada a acrescentar na formação intelectual dos estudantes. O tom de ironia aparece quando Mafalda se dirige à professora e diz: “Parabéns, professora. Pelo visto sua mãe é ótima”, “Agora, por favor. Ensine pra gente coisas realmente importantes”.

    V- Mafalda se dirige à professora de forma grosseira e ameaçadora.

    São CORRETAS as seguintes afirmativas.

    A) I, II e IV.

    B) I, III e V.

    C) II, II e V.

    D) III, IV e V. 

  12. Questão 12
    Tirinha da Mafalda sobre o papel d mulheres em questão de interpretação de texto.
    QUINO. Mafalda: todas as tiras. Tradução de Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

    Na tirinha de Quino, as personagens Mafalda e Susanita apresentam visões opostas, já que:

    A) Mafalda é feminista, enquanto Susanita é conservadora.

    B) Susanita é feminista, enquanto Mafalda é conservadora.

    C) Mafalda é religiosa, enquanto Susanita é materialista.

    D) Susanita é religiosa, enquanto Mafalda é materialista.

    E) Susanita quer filhos, enquanto Mafalda não quer ser mãe.