Exercícios sobre a linguagem figurada

A linguagem figurada, demarcada pelo sentido conotativo das palavras, prevalece, sobretudo, no discurso publicitário e no literário, visto permitir uma amplitude de significados.

Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Questões

  1. Questão 1

    (Fuvest – SP)

    A tua saudade corta
    como aço de navaia...
    O coração fica aflito
    Bate uma, a outra faia...
    E os óio se enche d’água
    Que até a vista se atrapaia, ai, ai...

    (Fragmento de “Cuitelinho”, canção folclórica)

    a) Nos dois primeiros versos há uma comparação. Reconstrua esses versos numa frase iniciada por “Assim como [...]”, preservando os elementos comparados e o sentido da comparação.

    b) Se a forma do verbo “atrapalhar” estivesse flexionada de acordo com a norma-padrão, haveria prejuízo para o efeito de sonoridade explorado no final do último verso? Por quê?

  2. Questão 2

    Tendo em vista que o emissor, ao fazer uso das figuras de linguagens, pretende realçar ainda mais a mensagem que profere, enfatizar de forma ainda mais preponderante o discurso do qual se utiliza, observe os versos de Manuel Bandeira e procure responder ao que se pede:

    Quando hoje acordei, ainda fazia escuro

    [...]

    Chovia.

    Chovia uma triste chuva de resignação

    Como contraste e consolo ao calor tempestuoso da noite. [...]

    (Manuel Bandeira. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro, José Olympio, 1986, pág. 191.)

     

    a) Acerca do terceiro verso, podemos dizer que nele há uma figura de linguagem? Qual?

    b) Partindo dos pressupostos expressos no enunciado da questão, procure justificar a presença dessa figura.

  3. Questão 3

    (Enem) Leia este poema:

    Cidade grande

    Que beleza, Montes Claros.
    Como cresceu Montes Claros.
    Quanta indústria em Montes Claros.
    Montes Claros cresceu tanto,
    ficou urbe tão notória,
    prima-rica do Rio de Janeiro,
    que já tem cinco favelas
    por enquanto, e mais promete.

    Carlos Drummond de Andrade

    Entre os recursos expressivos empregados no texto, destaca-se a:

    a)      Metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem referir-se à própria linguagem.

    b)      Intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos.

    c)      Ironia, que consiste em dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica.

    d)     Denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo.

    Prosopopeia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida.

  4. Questão 4

    Além de explorar o sentido conotativo da linguagem, como é o que ocorre com as figuras de lingugem cujo sentido é o de conferir um caráter enfático à mensagem, um texto também reporta a outro, estabelecendo entre si uma relação dialógica. Assim, partindo dessa premissa, eis o texto a seguir, o qual propõe que você o leia, analise, reflita e teça um comentário acerca de ambos os aspectos anteriormente mencionados:

    E se...

    [...]
    E se você estivesse no mar azul do Caribe com a pessoa que mais ama?
    E se agora fosse meio-dia?
    E se você tivesse anorexia?
    E se estivéssemos em 1945?
    E se tocasse "Wave" com João Gilberto?
    E se pudesse voar por 30 minutos?
    E se o seu telefone tocasse agora?
    E se ouvisse a voz do Bono Vox do U2 sussurando I love you?
    E se você estivesse agora numa cama de hospital público sentindo dor?
    E se não pudesse ler?
    [...]     

    (GABRILI, Mara. TPM. N. 15. Ano 2. Out. 2002)