Exercícios sobre Paralelismo

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Paralelismo e veja a resolução comentada.

Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Questões

  1. Questão 1

    Considerando que a materialização de um texto se dá mediante o encadeamento lógico de ideias justapostas e ordenadas entre si, comente acerca das relações paralelísticas necessárias ao discurso.

  2. Questão 2

    (FUVEST-SP)

    “Amantes dos antigos bolachões penam não só para encontrar os discos, que ficam a cada dia mais raros. A dificuldade aparece também na hora de trocar a agulha, ou de levar o toca-discos para o conserto”.
                                                                             (Jornal da Tarde, 22/10/1998)

    a) Tendo em vista que no texto acima falta paralelismo sintático, reescreva-o em um só período, mantendo o mesmo sentido e fazendo as alterações necessárias para que o paralelismo se estabeleça.

    b) Justifique as alterações necessárias.

  3. Questão 3

    Atendo-se tanto às duas construções artísticas machadianas, quanto ao enunciado que se evidencia a seguir, elabore um comentário acerca da ausência de paralelismo evidenciada em tais exemplos.

    a- “Marcela amou-me durante quinze dias e onze contos de réis, nada menos”. (Machado de Assis)

    b- [...] encontrei um rapaz [...], que eu conheço de vista e de chapéu. (Machado de Assis)

    c- Gosto de frutas e de livros.

  4. Questão 4

    Analise os enunciados em questão e, se necessário for, reescreva-os de modo a estabelecer o paralelismo:

    a- Se todos colaborassem, tudo ocorrerá como o previsto.

    b- Não resido próximo ao colégio, e sim próximo ao ginásio de esportes.

    c - Se estivesse mesmo com saudades, não estava demorando tanto para chegar.

  5. Questão 5

    (FUVEST– SP)

    “A marquesa de Alegros ficara viúva aos quarenta e três anos, e passava a maior parte do ano retirada na sua Quinta de Carcavelos. [...] As suas duas filhas, educadas no receio do Céu e nas preocupações da Moda, eram beatas e faziam o chique, falando com igual fervor da humildade cristã e do último figurino de Bruxelas. Um jornalista de então dissera delas:

    - Pensam todos os dias na toalete com que hão de entrar no Paraíso.”
                                               (Eça de Queirós, O Crime do Padre Amaro)    

    Paralelismo sintático e oposição semântica são recursos usados na caracterização das filhas da marquesa de Alegros. 

    a) Transcreva do texto os seguimentos em que isso ocorre.
    b) Identifique os efeitos de sentido que decorrem do emprego de tais recursos.