Exercícios sobre a predominância de alguns termos que comprometem a oralidade e a escrita

Em se tratando de nossa postura enquanto usuários, não podemos ser prejudicados pela predominância de alguns termos que comprometem a oralidade e a escrita.

Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Questões

  1. Questão 1

    (FAAP) Oswald de Andrade proclamava no poema-programa “Falação”:

    “A língua sem arcaísmos. Sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros.”

    Os trechos que seguem mostram que o poeta foi fiel ao programa. Neles, você encontrará alguns solecismo. Sua tarefa consiste em determiná-los e corrigi-los, segundo as exigências da norma gramatical culta.

    “O noivo da moça
    Foi para a guerra
    E prometeu se morresse
    Vir escutar ela tocar piano”

    “Se Pedro Segundo
    Vier aqui
    Com história
    Eu boto ele na cadeia”

  2. Questão 2

    (FESP) Nos exemplos abaixo, encontram-se, respectivamente, os seguintes vícios de linguagem. Aponte a opção correta:

    Foi ao casamento sem o meu consentimento.
    O carnet já estava quitado.
    Os estudantes cantaram nosso hino.
    Há dois anos atrás já havia televisão.

    a- (   ) eco, anglicismo, cacofonia, pleonasmo.
    b – (  ) eco, galicismo, cacofonia, pleonasmo.
    c – (  ) cacofonia, barbarismo, eco, cacofonia.
    d- (   ) cacografia, eco, elisão, barbarismo.
    e - (   ) eco, anglicismo, cacografia, pleonasmo.

  3. Questão 3

    Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, tendo em vista o código ora expresso, cujo propósito se define pela análise dos conhecimentos de que dispõe acerca dos vícios de linguagem:

    ( 1  ) Ambiguidade
    ( 2 ) Cacofonia
    ( 3 ) Silabada
    ( 4) Eco
    ( 5) Solecismo
    ( 6) Cacografia

    (    ) Falta dois dias para  o início das Olimpíadas Estudantis.

    (    ) O gerente fez a rúbrica em todos os relatórios enviados.

    (    ) Vou-me já, pois logo anoitece e a falta de segurança aumenta.

    (   ) De mão em mão a encomendas não chegarão até João.

    (   ) Chegando lá comeram pão com mortandela.

    (    ) O rapaz saiu no carro de sua mãe.

  4. Questão 4

    Tendo em vista os vícios de linguagem ora expressos nos excertos abaixo, sua tarefa consistirá em retificá-los, procurando adequar a linguagem aos moldes padrões que nutrem o sistema linguístico:

    Falta dois dias para o início das Olimpíadas Estudantis.

    O gerente fez a rúbrica em todos os relatórios enviados.

    Vou-me já, pois logo anoitece e a falta de segurança aumenta.

    De mão em mão a encomendas não chegarão até João.

    Chegando lá comeram pão com mortandela.

    O rapaz saiu no carro de sua mãe.